Qualquer um que tenha passado algum tempo
jogando vai estar familiarizado com os termos “hardcore” e “casual”. Esses termos se tornaram tão onipresentes que eles ainda são usados em conferências de imprensa por executivos da empresa, que alegremente afirmam que seu novo jogo / sistema vai apelar para jogadores
hardcore ou jogadores casuais.
Há centenas de milhões de jogadores em todo o mundo, então certamente há milhares de categorias. No entanto o escritor Matt Ashbaugh divide a lista em quatro categorias principais. Nenhuma dessas categorias são positivas ou negativas, são simplesmente descritivas.
O Jogador Casual
Sim, nós temos mantido esse termo, mas o seu significado é ligeiramente modificado. Um jogador casual não é especificamente alguém que joga “jogos casuais”, se tais coisas podem ser ditas de existir. Em vez disso, um jogador casual tem uma atitude casual para jogos. É uma espécie de passatempo, usado principalmente para descontrair e relaxar.
A maioria do que eles sabem é que eles podem pegar de boca em boca (incluindo o que um amigo teria dito no Facebook).
A motivação desse tipo de gamer faz com que sejam atraídos para jogos e sistemas com características mais simples. Muitos deles são atraídos para os dispositivos onde o foco principal é ganhar bônus, de todos os tipos, podemos observar isso nos jogos para smartphones e nos jogos das redes sociais (inclusive hoje possibilitando a integração entre o celular e a internet). Aqui se encontra também o público que comprou o Nintendo Wii para desfrutar da jogabilidade de Wii Sports, Wii Fit, entre outros. Pelo o que vimos até agora, esse é o tipo de público que o novo Xbox espera atingir com suas novas características de TV.
O Jogador Social
Um jogador social é aquele que é motivado por se conectar com outras pessoas por meio de jogos. Seus hábitos de jogo são determinados pelo seu círculo social mais do que pelo que é geralmente popular na mundo dos jogos. Estes são, em geral, as pessoas que você vai encontrar jogando quase que exclusivamente jogos multiplayer de primeiro pessoa, shooters como Call of Duty, até MMO’s como World of Warcraft, MOBAS como League of Legends e até workbuilders cooperativos como o Minecraft. Qualquer jogo com uma comunidade online forte é atraente para esse tipo de gamer.
O elemento distintivo entre o jogador casual e social não está nos jogos que eles jogam, mas sim nas motivações para jogá-los. Usando o exemplo do filme, aqui poderíamos dizer que nosso espectador assistiu a determinado filme principalmente porque é algo que seus amigos já assistirem ou querem ver. Parte disso faz parte da idéia de não se sentir “fora do circuíto”, mas isso também acontece pois esse tipo de jogador compartilha de gostos parecidos com seus amigos.
Este tipo de jogador é o jogador principal de um Call of Duty (ou estilo similar) jogo, mas também pode ser aquela pessoa que está ultrapassando os seus bônus em determinado jogo do Facebook ou realmente qualquer jogo onde o real foco seja a relação social, fora da experiência do single player.
Este é provavelmente o grupo que tem o maior número de membros.
O Jogador Expert
Vamos deixar a diversão com os jogos como um hobby e vamos considerá-la agora como uma paixão. Esse é o nosso jogador expert.
O que eles gostam podem ser shooters, RPGs, MOBAS, estratégia, plataformers, ou realmente qualquer gênero. Poderia ser um desenvolvedor específico, ou mesmo uma franquia específica. Pode até ser apenas um único jogo. O que define um especialista é o foco em obter o máximo de sua experiência de jogo. Eles não estão preocupados em jogar todos os jogos, mas sim conquistar e desbravar todas as partes dos jogos que eles gostam.
A Nintendo tradicionalmente tem cortejado este tipo de jogador com as suas franquias. Pessoas que jogaram tanto Super Metroid que poderiam terminar o jogo em menos de duas horas com tudo. A pessoa que registrou centenas de horas de jogo no Animal Crossing. A pessoa que passou a maior parte do mês subindo o nível de seus pokemons de naturezas específicas para que eles possam ser os melhores.
Isto não é, obviamente, exclusivo de Nintendo. Todas as plataformas de jogos possuem jogos que são infinitamente replayable ou ter um nível de profundidade que leva anos para descobrir.
O Jogador Especialista
Está categoria provavelmente abrange a maioria daqueles que estão lendo esse artigo, você está afinal, em um site com conteúdo sobre games, lendo um artigo sobre diferentes tipos de gamers.
O jogador especialista não é especificamente alguém que é altamente qualificado em jogos. Em vez disso, são caracterizados por uma grande variedade de gostos e desejo de desfrutar novas experiências in-game. Eles provavelmente gostam de ler sobre games, pesquisando jogos, e acompanhando a indústria de videogames. Ao contrário dos jogadores sociais, seus jogos vão além daqueles que os seus amigos estão jogando. Eles tentam um pouco de tudo e têm seus próprios gostos, ao invés de ir junto com o grupo. Eles provavelmente têm opiniões fortes, mas também isso provém das pesquisas e informações que esse jogador tem para apoiá-lo.
O jogador especialista gosta de ler sites relacionados a jogos, postar em fóruns de jogos, assistir trailers e “Game Plays”. Eles provavelmente vão gastar mais tempo pesquisando um jogo antes de ser lançado do que jogando realmente. Eles devoram as conferências sobre jogos para ser capaz de saber sobre tantos jogos quanto for possível.
Alguns afirmam que esta é a força da Sony: uma ampla gama de títulos first-party de todos os gêneros, que apelam para aqueles jogadores que querem variedade em seus jogos. Claro, os jogadores nesta categoria podem ser encontrados nas três empresas de consoles, assim como também no PC. Isso tudo é bem evidente quando você tem contato com a natureza das comunidades de jogos online e os papos que rolam por lá.
Existe naturalmente uma combinação vasta dessas categorias que podem ser feitas de diversas formas. Um jogador que é casual e social será aquele que provavelmente jogará Criminal Case no Facebook, tanto se divertindo como interagindo com seus amigos pelo Facebook. Existem também aqueles que compram Call of Duty ou Madden a cada versão que sai, mas em um sábado à noite reune os amigos para um partida, seria um especialista social?
Você se encaixa em uma dessas categorias, você é uma mistura de dois ou mais, ou nenhuma deles se aplica a você? Faltou alguma categoria aqui? Deixe-nos saber nos comentários.