Reação em Cadeia – Homem comum em situação adversa
Reação em Cadeia nos traz a história de Guilherme (Bruno Gissoni), um contador dedicado que recebe uma promoção e passa a cuidar diretamente da contabilidade do chefe e logo descobre um esquema de corrupção que envolve políticos.
Ao mesmo tempo, ele reencontra sua namorada dos tempos da escola, Lara (Monique Alfradique), que também está envolvida em uma série de problemas.
Uma vida comum
Um dos grandes apelos de Reação em Cadeia é o fato de Guilherme ser um homem comum, que leva uma vida muito parecida com a de qualquer pessoa: ele é de classe média, se dedica muito ao seu trabalho e em função disso, ignora seu casamento e vive com problemas com sua esposa, Danielle (Juliana Knust), mas é um bom pai.
Além disso, Guilherme se declara como um cara que não suporta corrupção e que nem aceita fazer vistas grossas para qualquer coisa que ele considere errada. Mas a graça do filme é justamente essa: Guilherme é um homem extremamente correto, que é jogado em uma trama de corrupção e crime, praticamente contra a sua vontade.
Não existe muito mistério em relação ao que está acontecendo na empresa onde Guilherme trabalha, e assim que ele nota que tem alguma coisa errada, o telespectador consegue entender que caminho a trama vai tomar. O que diferencia a história é a maneira com que o protagonista lida com o que vê à sua frente.
A corrupção
Outro elemento do roteiro é a corrupção e o crime que estão presentes na trama. Reação em Cadeia tem duas histórias que circundam esse assunto: a corrupção que envolve políticos, que Guilherme descobre, e a dívida que Zulu (André Bankoff), namorado de Lara, tem com um traficante.
A princípio as duas histórias parecem não se relacionarem, mas elas têm pelo menos uma coisa em comum, Guilherme está envolvido com a corrupção no seu escritório e reencontra Lara logo no começo do filme, quando seu casamento desmorona.
Reação em Cadeia, que se passa quase que unicamente a partir do ponto de vista de Guilherme, vai retratando as duas histórias e deixando claro que, em algum momento, elas vão se juntar.
Aspectos técnicos de Reação em Cadeia
O filme parece simples, cheio de resolução fáceis, mas aos poucos vai se tornando um pouco mais complexo. O roteiro é bem interessante e guarda algumas surpresas.
O instigante do filme é a maneira com que ele coloca um homem comum e, em alguns aspectos, até bem careta, em um ambiente de crimes, corrupção e drogas. Claro que a trama é, em alguns momentos, meio irrealista, mas funciona para o cinema. Reação em Cadeia entretém o telespectador, que consegue se ver no lugar de Guilherme.
O longa tem uma fotografia escura, que combina bastante com o tema. Os figurinos e os cenários seguem essa mesma linha e dão esse toque mais sinistro à história. Bruno Gissoni se sai bem no papel principal e Monique Alfradique está perfeita como Lara.
Reação em Cadeia apresenta uma trama com surpresas e pontos de virada, mas de uma forma que ainda é possível acompanhar e entender o que se passa e prende o telespectador com seu clima de mistério.
O longa chega aos cinemas no dia 16 de setembro.