Rocketman, a cinebiografia do cantor Elton John
Rocketman, a cinebiografia de Elton John, acompanha a transformação de Reginald Dwight, um garoto tímido, em Elton John (Taron Egerton), ícone da música. O filme também mostra sua relação com Bernie Taupin (Jamie Bell), seu parceiro de composições, e com seu empresário John Reid (Richard Madden).
A verdadeira história
Rocketman começa com Elton John já adulto, indo em busca de ajuda para os seus problemas de vício em álcool, drogas, sexo e compras. Ele aparece na reabilitação com uma de suas roupas de show, bem exagerada, e nos conta sua história desde criança, quando era um menino tímido que queria cantar. No entanto, muito do que ele fala entra em conflito com o que vemos em cena. Por exemplo, no começo, ele diz que foi muito amado pelos pais. Então assistimos cenas de sua infância, quando ele mal via seu pai (Steven Mackintosh), e quando via, era repreendido o tempo todo.
Conforme Elton vai tirando a sua roupa de show, literalmente, ele também vai se abrindo e deixando de ser o Elton John que vemos no palco. É assim que ficamos conhecendo sua trajetória, como se Rocketman quisesse contar a verdadeira história do artista, independentemente de qualquer coisa que já tenha sido dita sobre ele.
O que acompanhamos na tela, então, é uma relação extremamente complicada dentro de casa. Afinal, o pai e a mãe (Bryce Dallas Howard) eram muito frios com o menino. Sua avó é a primeira a reconhecer o incrível talento para a música, que se revela muito cedo, o que leva Elton primeiro ao conservatório e depois a bares locais.
Bernie Taupin
As coisas começam a mudar para Elton quando, depois de mudar seu nome e começar a alterar seu visual, ele conhece Bernie Taupin.
Taupin se torna o parceiro de composição oficial de Elton e a dinâmica entre os dois funciona muito bem. Taupin escreve as letras e manda para Elton pelo correio, que compõe a música.
É na companhia de Taupin que Elton escreve o seu primeiro hit Your Song. Logo depois alcança sucesso nos Estados Unidos. Ao longo do tempo, os dois se tornam mais do que parceiros, mas também amigos. E assim, Taupin se mantém ao lado de Elton durante seus altos e baixos.
John Reid
Outro ponto em que o filme toca é na relação de Elton com seu empresário e namorado, John Reid. Rocketman fala abertamente sobre a sexualidade de Elton John. Logo no começo o público fica sabendo que Elton é gay e acompanhamos algumas relações que ele teve, mas o destaque maior fica para Reid, com quem Elton manteve um relacionamento mais duradouro e mais complicado.
Diferentemente da cinebiografia de Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, que passa boa parte do tempo tentando esconder uma coisa que todo mundo já sabe, Rocketman é muito claro sobre o assunto e nesse aspecto se faz muito mais corajoso. É importante que a gente tenha um filme sobre um ícone da música que é abertamente gay, que fale sobre isso claramente, mostrando que Elton pode sim ser um astro e gay ao mesmo tempo.
O filme também não higieniza outros aspectos que poderiam ser considerados polêmicos, como álcool e drogas. Boa parte das cenas que envolvem o consumo dessas substâncias acontece em cenas musicais, o que pode dar uma amenizada no conteúdo. Mas quando Elton fala de maneira bem clara que tem problemas com tudo isso, ficamos sabendo que o filme não está disposto a esconder detalhes da vida do cantor, o que é ótimo. Curiosamente, John Reid também aparece em Bohemian Rhapsody, dessa vez interpretado por Aidan Gillen, já que ele também foi empresário do Quenn.
Musical
O que Rocketman faz de mais interessante, no entanto, é transformar a vida de Elton John em um musical, usando suas próprias músicas. Não é um musical onde os atores cantam no palco, como acontece normalmente em cinebiografias de músicos. Rocketman é um musical onde os atores cantam fora do palco e onde as músicas de Elton John fazem parte da história que eles estão contando. A ideia por trás disso parece muito óbvia, no entanto, é muito rara, poucas cinebiografias de músicos fazem isso.
Essa técnica, além de diferenciar Rocketman de outros filmes do gênero, também ressignifica as músicas de Elton dando a elas uma cara nova. Entre as músicas que fazem parte da trilha sonora estão The Bitch Is Back, Saturday Night’s Alright (For Fighting), Crocodile Rock, Don’t Let The Sun Go Down On Me, Goodbye Yellow Brick Road, I’m Still Standing e claro, Rocketman.
Os números musicais são acompanhados de coreografia e ótimos figurinos. Assim, eles também funcionam como uma maneira de deixar momentos pesados um pouco mais leves, como aqueles que lidam com os vícios, insinuações de orgias e até quando Elton está lidando com o término da relação com Reid.
Aspectos técnicos de Rocketman
Este é um filme que cobre várias décadas, já que o acompanhamos desde a infância até sua vida adulta. Tudo isso fica muito bem marcado no longa. Quando começa, fica claro que estamos na década de 50. Embora não nos diga o tempo todo em que ano exato estamos, podemos perceber as mudanças de figurino conforme Elton vai crescendo.
Rocketman também é ótimo em retratar não só as mudanças de Elton, mas também todos os seus visuais extravagantes. Portanto, é possível reconhecer alguns dos figurinos usados por ele no decorrer da carreira. Por isso, fica muito claro que a produção fez uma pesquisa bem grande para o filme.
Taron Egerton, que interpreta o protagonista, também fez uma grande pesquisa para o papel. É possível reconhecer os trejeitos de Elton, e a sua aparência nos remete diretamente ao retratado. Embora a gente não possa confundir Egerton com John, como acontece com Rami Malek em Bohemian Rhapsody, fica claro que o trabalho do ator é muito bem feito e que ele funciona muito bem no papel.
Considerações finais
O filme é bem claro, mesmo quando mostra Elton nos seus piores momentos. Entretanto, nas cenas em que ele usa drogas, a câmera fica um pouco embaçada, como se colocasse cada espectador na mesma situação que a dele.
Rocketman é uma biografia que quer contar a verdadeira história de Elton John. Contando com seus altos e baixos e com todas as possíveis polêmicas que podem surgir disso. Fazendo assim, um bom trabalho. As músicas dão um toque a mais a essa história incrível.
Rocketman entra em cartaz no dia 30 de maio com distribuição da Paramount Pictures.