Seria o início da Skynet? Criado os KiloBots

Pesquisadores de ciências da computação de Harvard criaram um grupo de pequenos robôs que podem trabalhar em conjunto e realizar tarefas. Isso em si não é um trabalho revolucionário, mas a equipe conseguiu conectar alguns robôs simples em conjunto e lhes enviar ordens. No entanto, os Kilobots estão num nível completamente diferente. Há 1.024 deles todos se movendo em conjunto, razão pela qual eles são chamados de KILObots. Soa um pouco perto demais de “Killbots” na minha opinião, mas tudo bem.
Cada KillBot Kilobot tem alguns poucos centímetros de diâmetro, com três pernas movidas por motores de vibração que são utilizadas para deslizar em resposta a comandos emitidos através de um sistema de controle infravermelho. O comportamento de um único Kilobot é simples e limitado, mas pela combinação de mil deles, você pode gerar comportamentos complexos sem qualquer nível muito alto de programação . É mais como a construção de uma colônia de formigas virtuais do que um humanóide robótico.

[youtube id=”xK54Bu9HFRw” width=”100%” height=”350px”]

Tentativas anteriores para construir um enxame de robôs só conseguiram chegar em cerca de 100 dispositivos individuais. Nesse ponto, os algoritmos que mantém as unidades ligadas fica complexo demais e o hardware necessário que os robôs precisam começa a ser mais avançado e caro. Quando o comando é para formar uma forma particular no chão, quatro robôs atuam como pontos de origem para o projeto. Todos os outros robôs recebem um mapa 2D da imagem que precisa ser feita, mas não basta ir direto lá. Para economizar em poder de computação, o enxame se divide em grupos que se revezam em movimento para a posição. Kilobots individuais também se movem ao longo da borda do enxame na pista.

Este algoritmo inteligente tem sido capaz de produzir grandes resultados, especialmente considerando quão limitados são os robôs . Eles têm dificuldade para se mover em linha reta, e o comportamento de um robô para a outro pode variar. Ainda assim, eles conseguem trabalhar juntos para mostrar que a complexidade pode surgir da simplicidade. A equipe espera usar os Kilobots como uma plataforma de teste para futuras algoritmos de enxame, e definitivamente não para matar todos os seres humanos, ou assim eles dizem…

O Arnold aprova…

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar