Sicário: Dia do Soldado, a luta contra os cartéis continua
Em Sicário: Dia do Soldado, a guerra contra o tráfico de drogas na fronteira dos Estados Unidos com o México subiu de nível e os cartéis agora também estão atuando na entrada de terroristas pela fronteira. Para combater essa guerra, o agente federal Matt Graver (Josh Brolin) retoma a parceria com o imprevisível Alejandro (Benicio Del Toro).
Sequência de Sicário: Terra de Ninguém, Dia do Soldado é igualmente chocante. Se no primeiro filme ficamos de estômago embrulhado enquanto agentes do FBI descobrem corpos escondidos pelas paredes, no segundo filme vamos presenciar homens-bomba se explodindo ao lado de crianças.
Apesar de estar sob as mãos de outro diretor, Sicário 2 traz tudo que impactou e fez do primeiro filme um sucesso. A bela fotografia, os planos aéreos, a trilha sonora tensa que prende o espectador e a humanização dos personagens. A história pesada também, claro.
Sicário: Dia do Soldado
Como estopim para que o governo tome medidas drásticas, temos um atentado terrorista num supermercado. A equipe de Matt Graver é recrutada pelo secretário de defesa para que se comece uma guerra entre os cartéis de drogas mexicanos, o que evitaria o tráfico de pessoas na fronteira entre os países. Isso, claro, sem que o envolvimento do governo seja descoberto.
Como se fizessem parte de um cartel, encapuzados, eles sequestram a filha de Carlos Reyes, um dos chefões do tráfico (e também o responsável pela morte da família de Alejandro – ligação com o primeiro filme e motivo especialmente pessoal para ele estar nessa missão) e iniciam uma verdadeira guerra.
A garota (Isabela Moner) é uma atriz promissora, que em breve completa 18 anos. Ela se destaca no papel da colegial encrenqueira que é sequestrada, tendo inclusive que se disfarçar posteriormente cortando suas madeixas.
Diálogo com a realidade
O tema é totalmente atual, ainda mais com as políticas de tolerância zero para imigrantes de Donald Trump. As manchetes atuais trouxeram inclusive crianças sendo mantidas em jaulas separadas de seus pais. Inacreditável… Enfim, o roteiro foi escrito por Taylor Sheridan, assim como o do filme anterior e além da missão da dupla, traz também um adolescente no lado mexicano da fronteira que está crescendo no mundo do crime. Isso também dá uma ponta para um terceiro filme da franquia. Vamos aguardar!
Josh Brolin está com tudo, não tem descanso nesses últimos tempos. Já é o terceiro filme de ação estrelado por ele que tem lançamento este ano. Os outros são Vingadores: Guerra Infinita e Deadpool 2. Inclusive Benicio Del Toro também está no universo Marvel como o Colecionador.
Sicário é a palavra em espanhol para assassino. O filme estreia dia 28 de junho em circuito nacional.