Sing Street: Música e Sonho, 2016

A música como salvação

Em Sing Street, Cosmo (Ferdia Walsh-Peelo) é um garoto que enfrenta as constantes brigas de seus pais (Aidan Gillen e Maria Doyle Kennedy) e o bullying na escola. Até o dia em que ele conhece Raphina (Lucy Boynton), uma aspirante a modelo que está sempre na porta do colégio e se apaixona à primeira vista.

Para impressioná-la, ele fala que tem uma banda e a convida para estrelar seu videoclipe. Ela aceita. Entretanto, o problema é que Cosmo não tem uma banda e precisa montá-la rapidamente. Quando começa a se dedicar à banda, Cosmo percebe que eles de fato têm talento e que ele quer seguir essa carreira.

Cosmo e Raphina em Sing Street
Cosmo e Raphina

Relações familiares

Um assunto sobre o qual Sing Street: Música e Sonho trata são as relações familiares. Quase todos os personagens do filme tem algum problema com algum parente.

Cosmo, por exemplo, está no meio da crise no casamento de seus pais, o que naturalmente complica sua vida. Por outro lado, ele se dá muito bem e consegue conversar com seu irmão mais velho, Brendan (Jack Reynor).

Raphina pinta uma vida maravilhosa para Cosmo, onde ela é querida e amada e faz muito sucesso como modelo. Mas na verdade ela vive em um orfanato e procura atenção nos braços de homens mais velhos que não tem interesse real nela. Os problemas familiares e o fato de se sentirem solitários, de uma certa maneira, liga Cosmo e Raphina.

A banda Sing Street
A banda

Brendan

A relação de Cosmo e Brendan é muito importante para o filme. Brendan é o irmão mais velho que Cosmo admira, como geralmente fazem todos os irmãos menores. Também foi ele que apresentou a música a Cosmo, o que o torna ainda mais importante.

Mas, embora ele seja um herói nos olhos de Cosmo, Brendan é na verdade um fracassado. Ele tem em torno de 20 anos, vive com os pais, não mantém relacionamentos, não tem emprego e mal sai de casa. Apesar de Cosmo não perceber, Brendan sabe que está deixando sua vida passar.

O adolescente Cosmo procura um estilo que combine com ele
O adolescente Cosmo procura um estilo que combine com ele

No entanto, algo prende Brendan àquela situação e o impede de fazer tudo o que gostaria, o que não acontece com Cosmo, que é mais novo e não tem tanto medo quanto seu irmão. Cosmo se projeta no irmão mais velho e deseja ser como ele, enquanto Brendan se projeta em Cosmo e gostaria de ter a coragem de se abrir para o mundo que o irmão mais novo tem.

A música

A música é o que une todos esses personagens. Cosmo vê na sua música uma maneira de realizar seu sonho, de se sentir mais seguro e de fugir de seus problemas. Ele encontra também o que acredita ser o seu futuro.

A banda Sing Street ensaia
A banda ensaia

Raphina encontra pela primeira vez amizade e compreensão quando conhece Cosmo. E isso só acontece quando ela se torna a musa oficial de sua banda. Para Brendan, que se sente um fracassado e é constantemente lembrado dos seus erros e das suas falhas, a música é uma válvula de escape.

Tudo isso faz com que a música seja um dos pontos mais importantes de Sing Street, embora ela, ironicamente, não seja o ponto principal.

Brendan e Cosmo
Brendan e Cosmo
Aspectos técnicos de Sing Street: Música e Sonho

Embora o filme fale sobre uma banda, ele se foca mais em Cosmo e nas suas relações. Isso não quer dizer que não ficamos conhecendo a banda e suas músicas. Nesse sentido Sing Street não é um musical onde as músicas são cantadas e interpretadas na rua. Elas acontecem basicamente no palco e nos videoclipes que a banda grava.

O filme tem na trilha sonora músicas de outras bandas, que não foram compostas para o filme como Stay Clean, do Motörhead; Lovecats, do The Cure e Rio, do Duran Duran; e músicas que foram compostas especialmente para a trilha sonora e que seriam as músicas da banda de Cosmo, como The Riddle of the Model, To Find You, Brown Shoes e a ótima Drive It Like You Stole It. A trilha sonora é muito legal e as músicas da banda de Cosmo são, de fato, ótimas.

A música é a maneira que Cosmo usa para se aproximar de Raphina em Sing Street
A música é a maneira que Cosmo usa para se aproximar de Raphina

O filme também é uma incrível homenagem aos anos 80, uma vez que ele se passa em 1985 e os figurinos são extremamente realistas. As partes mais divertidas do longa são quando Cosmo tenta buscar um estilo para seguir e cada dia se veste da maneira que um rockstar ou uma banda da época se vestia. Dessa maneira podemos ver as várias tribos que surgiram nos anos 80.

O elenco

As atuações também são ótimas, e os personagens são muito carismáticos. É impossível não torcer por Cosmo. Os outros meninos que compõem a banda também estão ótimos nos seus papéis, especialmente Ben Carolan.

Lucy Boynton em cena do filme
Lucy Boynton em cena do filme

Ferdia Walsh-Peelo e Lucy Boynton roubam a cena e funcionam tão bem como um casal que você fica torcendo por eles o tempo todo. Jack Reynor entrega uma atuação um pouco mais madura, perfeita para o seu personagem.

Sing Street: Música e Sonho parece, a princípio, um filme adolescente qualquer, mas logo percebemos que é um filme que fala de assuntos bem mais adultos, com os quais muitas pessoas podem se identificar. Além do mais, ele é extremamente divertido e as músicas são ótimas.

Veja aqui todos os musicais já resenhados pela Fernanda Cavalcanti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar