Sistema de RPG: Karyu Densetsu

Você está preparado para a aurora de uma nova era?

O mundo de Karyu Densetsu está mais ou menos no mesmo ano que o nosso. Entretanto, a tecnologia é mais avançada, a população é mais miscigenada, a desigualdade é menor, as nações cooperam entre si e o sobrenatural se tornou parte do cotidiano. Você é o protagonista desse incrível mundo podendo contar suas histórias e seguir seus objetivos.

O nome do RPG vem do clã Karyu (“dragão de fogo”), uma família tradicional japonesa com muito poder espiritual. Eles são uma grande lenda no Circuito de lutas e também foram importantes no confronto de ameaças sobrenaturais no passado.

Capa Karyu Densetsu
Capa Livro – Karyu Densetsu

Com uma bela temática de Animes e Mangás seinen (voltado para o público masculino adulto), este RPG possui uma mecânica de combate de fácil aprendizagem onde se é possível fazer diversas customizações. Toda a interpretação de personagem é recompensada de acordo com o desenvolvimento da história.

Karyu Densetsu – O sistema

Esse sistema faz a utilização de dados de 6 lados e também dados de 10 lados.

O jogo te dá então uma lista de técnicas para customizar seus ataques e poderes. Dessa forma, o sistema leva em conta uma mecânica que o destaca de outros sistemas, chamado de “O poder das emoções”, permitindo que os personagens quebrem seus limites normais quando confrontados com situações especialmente intensas. Emoções como Amor, Esperança, Confiança e Raiva possuem um descritivo e regra de como utilizar.

Karyu Densetsu
Capa Fastplay – Fúria em Floripa

Lançamento

Karyu Densetsu é um RPG desenvolvido por Thiago Rosa e Nina Bichara. Foi lançado através de um financiamento coletivo em 2018 pelo site Catarse onde ultrapassou a meta estabelecida alcançando 217%. Assim, foi um dos primeiros RPGs nacionais a bater essa meta através de um financiamento.

Katarse Karyu
Capa Catarse Karyu

O livro hoje está sendo vendido e distribuído pela editora Pensamento Coletivo. Lá você encontra o escudo do mestre, o livro principal, marcadores e algumas aventuras prontas.

O sistema possui também um capítulo específico para ajudar o Narrador ou mestre como conduzir uma aventura, dando dicas de gatilhos e de como utilizar a tensão para dar uma diversão extra para os jogadores ou lutadores.

Leona
Leona

Perguntas ao autor Thiago Rosa

No que Karyu Densetsu se diferencia dos demais RPGs?
Acho que o principal diferencial de Karyu Densetsu pra maior parte dos outros RPGs é o otimismo. A gente fez uma abordagem meio hopepunk pra ele. Já tem tanta coisa ruim no mundo e a gente vive um momento sócio-político tão tenso, todo dia à espera de um desastre, que apresentar um mundo melhor é quase um ato de resistência. A premissa do Karyu Densetsu é que já existe esse mundo melhor e que os heróis precisam enfrentar as ameaças a ele.

De onde tirou idéias para a criação do cenário?
Sobre as ideias para a criação do cenário, elas vêm principalmente de animes e mangás seinen com temática de ação, artes marciais e super-poderes. O anime que me fez começar a repensar o RPG todo com uma pegada mas seinen foi Darker Than Black, então ele com certeza tem uma influência muito grande. Durarara é um anime que apresenta bem essa pegada de “o mundo que você vê da sua janela”, que também me influenciou bastante.

A estrutura narrativa de Katanagatari e de Lúcifer e o Martelo, que são histórias relativamente curtas focadas em personagens, é o que a gente quer traduzir com os caminhos, karma e avanços. Claro, Street Fighter não tinha como deixar de ser uma influência forte. Até alguns quadrinhos ocidentais casaram bem com a ideia, como o excelente Wayward de Jim Zub.

Se liga na nossa sessão de animes

Porque jogar Karyu Densetsu?
Se você gosta de histórias focadas em personagens, de combates táticos ágeis, de poderes sobrenaturais, de alto grau de customização… esse é um jogo pra ti. Mas, principalmente, se você acredita que a alma humana em chamas é a arma mais poderosa do mundo e que deve ser usada para forjar um mundo melhor… aí pode ter certeza que você vai se sentir em casa.

E aí, ficou interessado para conhecer um pouco mais sobre o sistema? Gosta de Animes ou Mangas desse gênero? Quer criar aquele personagem lutador que você sempre quis ou sonhou? Então esse é o RPG perfeito para você, junte uns amigos, rolem uns dados e o mais importante de tudo, divirtam-se!

Karyu Densetsu

Nome Original: Karyu Densetsu
Autor: Thiago Rosa e Nina Bichara
Editora: Pensamento Coletivo
Gênero: Livro de RPG
Ano: 2018
Número de Páginas: 160

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar