Tree of Savior: Dicas, Truques e Problemas no servidor SA

Tree of Savior é o jogo conhecido por ser o sucessor de Ragnarok. Com uma quantidade vasta de classes e habilidades junto a um mapa grande e diversos outros elementos, ToS é um dos RPGs do momento e seu sucesso só tende a aumentar. Em sua fase Open Beta foi permitido aos jogadores fazer o download e testar o jogo por intermédio da Steam. Recentemente o jogo deixou de ser gratuito (novos jogadores devem comprá-lo, snif snif) e devido aos problemas a produtora decidiu migrar novamente para outra região até que a infraestrutura do servidor daqui seja melhorada.

Com uma quantidade enorme de jogadores brasileiros (praticamente dominam o server) é possível criar guilds e disputar no PVP com outros jogadores, enquanto melhora seus equipamentos e libera novas habilidades. É necessário ter paciência para aturar os bugs (ás vezes você vai ficar alguns minutos tentando avançar uma quest só por causa do lag por exemplo) e pensando nisso preparamos algumas dicas que podem ajudar você a avançar mais rapidamente.

Duas Cidades

TOS-CITYO jogo disponibiliza duas cidades iniciais no maior estilo Tibia, onde o jogador escolhe para onde irá, Klaipedia ou Orsha. Ambas as cidades possuem os mesmos NPCs e possuem sua própria linha de Quests que concorrem no mesmo grau de level (ãn?), isso quer dizer que apesar de possuírem monstros diferentes ambos possuem mapas para todos os níveis, o que será de grande ajuda quando você tiver de saco cheio daquele mapa ou tiver com dificuldade para upar. É só comprar o scroll na garota dos itens e teleportar para a outra cidade e seguir as missões principais que vão lhe garantir EXP Cards que são sempre muito úteis.

Ganhe Pontos usando Caixas de Coleções

Caixas de coleções estão escondidos pelos mapas e você pode encontrar o caixão respectivo da área que se encontra, fique atento aos cantos dos mapas, completar coleções garante pontos extras ao seu personagem. Por natureza tudo que recolhemos das batalhas são vendidos no NPC ou no Market, em ToS existe um terceiro elemento um pouco diferente. Na cidade principal é possível encontrar um NPC Collection que irá pegar suas caixas de coleção, essas caixas precisam de alguns itens para ser completada, após entregar todos os itens o jogador receberá bônus permanente em todos os personagens da conta, legal né? Além disso sugiro você repensar a venda desses itens no NPC uma vez que não pesam muito e nem tem grande valor de venda, ao contrário de quando usados para criar itens ou completar objetivos (como este).

Screenshot_4

Ganhe itens e dinheiro com o NPC Adventure

Outro NPC bacana é o NPC Wings of Vibora responsável por trocar pontos de aventura por itens/dinheiro. Pontos de Aventura são obtidos efetuando ações no jogo como encontrar monstros, mapas, NPCs, habilidades, horas de jogo, tudo isso podem garantir ao jogador uma ajudinha extra falando com o NPC.

Screenshot_3

Calcule seus skills antes de atribuir pontos

O jogo possui 7 ranks, para obter cada um o jogador terá que pegar nível 15 de classe – okay, isso você percebeu – e se considerarmos que são pelo menos 6 habilidades para cada classe, temos pelo menos 42 magias e inúmeras combinações. Isso porque ainda não considerei itens, buffs e outros elementos. Para lidar com tudo isso é necessário pensar um pouco, afinal, ninguém quer chegar lá na frente com um personagem fraco. Para ajudar a saber o que lhe espera lá na frente sugiro o uso da skill calculator, lá é possível ir construindo a árvore de seu personagem e ver como extrair o máximo da sua classe.

TOS-SKILLMortos não sobem de level

Por outro lado, o jogador pode optar por não seguir nenhuma build e construir o personagem a seu gosto e o jogo oferece isso. Por possuir uma evolução de árvore progressiva é possível escolher as magias que lhe interessam mais e avançar, não sei até que ponto. Mas caso você opte por esse modo adicionar alguns pontos em CON é sempre recomendado. A maior parte das classes e isso inclui as de defesa mais baixa como arqueiro e wizard ficam muito papel caso você não adicione alguns pontos em CON, melhor demorar alguns segundos mais do que ficar estirado no chão e ter que andar tudo de novo.

Morreu dropou, se ligou?

Morrer pode ser um problemão. Apesar da penalidade de EXP não ser tão grande o jogo mantém o bom e velho drop de itens. Caso o jogador morra em um mapa suas gemas serão dropadas. Então sempre que possível estoque sua gemas para não perde-las por ai, dificilmente você conseguirá após uma morte voltar a tempo ao local para recuperá-las.

Upar o nível das gemas, upar os atributos dos itens

É possível subir o nível das gemas – que você encontra matando monstros/chefes e que podem ser inseridas em seu equipamento para melhorá-lo – utilizando itens e/ou outras gemas. A estratégia é verificar qual atributo combina melhor com a sua classe e focar nesses valores. Sugiro manter a progressividade das gemas com a da arma, ou seja, até o nível 15 sem gema, a partir daí ir adicionando 1 nível de gema para cada evolução de arma. Detalhe: não esqueça de vender o equipamento que inseriu o bônus no market, ganhando mais dinheiro. Para subir o nível da gemas sente-se, use a opção Gem Enhance, arraste a gema desejada para a tela que abriu e na sequência use itens para aprimorar sua gema, até o level 3 a quantidade de EXP para elevar a gema é razoável, a partir disso é interessante saber o que você está fazendo.


Níveis dos equipamentos, hora de bater o martelo

Assim como as gemas modificam atributos é possível melhorá-los adicionando níveis ao seu equipamento. Isso ocorre de uma maneira muito legal, o jogador deverá comprar uma Anvil (Bigorna) no Item Merchant e após usá-la no equipamento a ser melhorado é necessário bater (sim, golpe, murro, magia) três vezes na bigorna para ver a evolução. Ao evoluir o item é gasto uma quantia de dinheiro, que sobe de acordo com o nível do item e rank do mesmo. Assim, fique esperto nas evoluções do item e não saia bigornando qualquer equipamento. Na maioria das vezes vai valer mais a pena comprar um item melhor no Market do que evoluir seu item até o talo.

TOS-EQUIPUse e abuse da comunidade

Aaaah o bom e velho Market, ninho de aventureiros corajosos que desejam trocar seus espólios não úteis e envelhecer. Pois bem! Aqui está nossa oportunidade e como toda oportunidade é necessário ficar atento. Observe os tipos de itens que beneficiam mais a sua classe (comece considerando o bônus de armadura que comprou em seu treinador inicial) e os suas respectivas raridades. O jogo oferece um espaço grande entre os níveis dos itens, isso quer dizer que uma espada que cai de um monstro Lv 39 vai ser de um tipo melhor que aquela que cair de um monstro Lv 20. Entretanto ambas as espadas são para jogadores entre o Lv 15 e Lv 40, comprar o item mais forte pode custar caro, mas na maioria das vezes vai valer seu dinheirinho. Para isso acontecer é importante economizar, então, abuse dos filtros do market e da personalização dos preços dos itens que virá vender, pode ter certeza que isso vai garantir muitas moedas extras no final.

Buffs, você 3x mais poderoso

Nos centros das cidades ou nas entradas das dungeons é possível encontrar jogadores oferecendo dois tipos de benefícios: aprimoramento temporário da arma e buffs de defesa e ataque. Enquanto um vai aumentar o dano da sua arma os buffs vão te tomar imensamente overpower no inicio, você começa com dano + elemento então já viu né.

Não esteja sozinho

Algumas quests vão se tornar muito mais facéis se você convidar outros jogadores para um grupo, para facilitar essa ação o jogo exibe na tela os grupos próximos de você e caso tenha algum jogador de nível semelhante ele indica também. Além disso, é possível comprar uma companion. Companion é o termo que ToS usa para definir os pets do sistema. Na cidade você pode comprá-los e além de atacar e possuir seus próprios itens é possível em certas condições montá-los ou usar seus atributos como benefícios.

Queroooo caféééééé dungeeeoonss

Para quem sentiu falta das clássicas Dungeons não fique triste, o jogo conta com algumas. As primeiras duas ocorrem no Level 50 sendo uma delas em Tenet Garden (Klaipedia). Na versão closed não havia uma opção de Fila de Grupos para entrar na dungeon, na versão atual é possível, clicando na entrada da dungeon, selecionar uma opção que criará um grupo automaticamente para você, demora, mais vai. Melhor que o modelo antigo que enchia a tela de spam e tornava muito mais difícil montar grupos para a aventura. Tente fazer o limite de dungeons diário, o EXP sempre compensa. A partir do lvl 100 o jogador terá acesso a missions, que são iguais as dungeons com diferença que o nível dos monstros muda de acordo com o grupo que você entra.

Qual botão que é?

Acredito que não seja o primeiro jogo a disponibilizar essa opção mas com certeza é o jogo que melhor trabalha a adaptabilidade dos controles para o RPG. Primeiro que o jogo reconhece automaticamente o input, apertou o WASD vai pro modo teclado+mouse, aperto X, O, R1 no controle vai pro modo controle, simples assim, sem truques. Para quem utiliza o controle algumas funções podem gerar dúvida como ver o mapa, sentar ou usar itens de quests, então se liga:

6bc934b66f5775fe4991e2a3581a1fc2ff21922b

Addon don don don…

Para quem já jogou World of Warcraft a palavra é bem comum e uma mão na roda para aqueles que gostam de ter informações e recursos na tela. O jogo ainda está em sua fase inicial mas já circula na internet um addon que permite o cálculo de exp e localidades das quests.

Cuidado com a EXP Dead Zone

Nome feio para uma parada pior ainda, você irá reparar que nos níveis 46 e 56 por exemplo você vai demorar uma eternidade para subir de level. É de tirar a paciência. A sugestão aqui é ou ir para o mapa da segunda cidade (a cidade diferente daquela que você resolveu seguir) ou guardar seus cartões de EXP para usá-los nesse momento.

Jogar, jogar e jogar

Nenhuma dica é melhor do que a experiência que o jogador encontra ao se deparar com os desafios de subir de níveis ou enfrentar chefes, ainda mais, você pode criar novas estratégias e fazer novas descobertas. Jogar com os amigos e ajudá-los vai lhe dar uma visão mais abrangente de suas habilidades e pode ser divertido se vocês estiverem em conferência e no mesmo level.


Caso vocês tenham novas dicas ou experiências para dividir utilizem os comentários logo a baixo. Você vai estar me ajudando e ajudando outros jogadores também. Quem quiser adicionar e trocar uma ideia o nick do meu time no jogo é UmaPolegada.

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close