Um Grito de Liberdade, lançamento A2 Filmes
Uma relação de mãe e filha
Um Grito de Liberdade é um filme focado na relação de Nazli e Ayse, sua mãe. Claro que outros personagens surgem na trama, mas eles funcionam como uma maneira de ressaltar essa relação.
Nazli (Özge Gürel) é uma jovem que deseja sair de casa e viver sua própria vida. Ela acha que seu pai não é um bom pai e tem vergonha da sua mãe (Sumru Yavrucuk). Quando entra na faculdade, ela tem a chance de finalmente mudar de cidade e viver a vida como quer.
Logo Nazli tem uma vida independente de seus pais e só fala com a mãe quando é extremamente necessário. Entretanto, não demora muito para que ela perceba a falta que sua mãe faz na sua vida.
Um grito de liberdade
Acompanhamos a infância de Nazli, quando ela ainda se dava bem com a mãe e logo vemos o contraste dessa época com a sua adolescência, quando a jovem faz de tudo para ser diferente da mãe e reage de maneira muito negativa no dia em que ela aparece em sua escola.
Fica muito claro para o telespectador que a relação das duas não é boa e que por mais que Ayse tente, Nazli ainda sente vergonha dela. As personalidades das duas mulheres são retratadas de maneira muito diversa. Nazli aparece como egoísta e mimada, enquanto Ayse é compreensiva e faz tudo que é possível para agradar não só sua filha, como também todas as outras pessoas.
Quando Nazli entra na faculdade, ela tem que mudar de cidade, o que para ela é perfeito, já que ela quer se afastar da mãe o mais rápido possível. É a partir daí que Nazli começa a trabalhar na sua separação total da família.
Arrependimento
Porém, conforme o tempo passa e Nazli precisa enfrentar uma série de problemas, ela percebe a falta que a mãe faz na sua vida e quanto mais madura fica, mais nota como foi injusta com a mãe.
O comportamento de Nazli em alguns sentidos, se parece com o comportamento de muitos adolescentes, mas a impressão que o telespectador tem é que a protagonista de Um Grito de Liberdade ultrapassa um pouco os limites.
Mas também é interessante que o longa tenha essa segunda parte, onde Nazli procura uma redenção, no sentido mais clássico das obras ficcionais. Quando percebe tudo que fez, ela tenta entrar em contato com a mãe e retomar a relação das duas, mas não tem certeza se isso ainda é possível.
Aspectos técnicos de Um Grito de Liberdade
Em relação aos seus aspectos técnicos, Um Grito de Liberdade é uma produção relativamente simples, embora seja preocupada em mostrar seus personagens dentro da cultura da qual eles fazem parte. Os figurinos de Nazli e de Ayse também são, como suas personalidades, bem diferentes. Enquanto Ayse usa roupas mais antigas e tradicionais, Nazli é mais moderna e vai se tornando cada vez mais cosmopolita quando vai morar sozinha, o que também é uma ótima forma de mostrar a mudança pela qual a protagonista passa.
No entanto, o carro chefe de Um Grito de Liberdade é o seu roteiro. O longa começa parecendo uma comédia, onde a mãe que sempre se esforça e está sempre preocupada, soa quase como um alívio cômico para a trama. Mas o tema do filme é muito pesado e é até difícil acompanhar o tratamento que Nazli dá a sua mãe.
O filme vai se alterando, fica significativamente mais sério e mais dramático com o tempo, e certamente os assuntos abordados vão ficando mais pesados. Esse é um dos pontos altos do longa, que prende seu telespectador na comédia, mas que emociona ao longo do tempo.
Drama turco
A angústia do telespectador vai aumentando conforme os acontecimentos vão se tornando mais e mais trágicos, mas longe do filme se tornar melodramático. Embora em alguns momentos ele seja, toda essa trama faz sentido.
O filme também é quase majoritariamente feminino, já que retrata a relação entre uma mãe e uma filha, e se apoia muito na atuação das duas protagonistas, especialmente a de Sumru Yavrucuk. Como a trama do filme, sua atuação muda e é impossível não se emocionar com ela.
Um Grito de Liberdade parte de um princípio que pode ser facilmente reconhecido por várias pessoas, mas exagera seus aspectos, mas nem por isso se torna menos emocionante.
O filme entra em cartaz no Cinema Virtual, nova plataforma criada pelas distribuidoras e exibidores, no dia 11 de junho.