Um Match Surpresa
Uma comédia romântica para os dias de hoje
Natalie Bauer (Nina Dobrev), é uma jovem azarada no amor, que escreve uma coluna sobre relacionamentos. Através de aplicativo de namoro, ela conhece Josh e os dois se dão bem automaticamente. Ela resolve viajar até a cidade dele no natal para conhecê-lo, mas quando chega lá, ela descobre que Josh (Jimmy O. Yang) não é quem ele diz ser e que ele está usando a foto de outra pessoa.
Natalie resolve que vai embora, mas Josh diz para ela que o homem de quem ele usava a foto é Tag (Darren Barnet), seu amigo de infância, e promete que pode apresentá-la a ele, desde que ela aceite fingir que é namorada dele durante o natal.
Comédia romântica moderna
Um Match Surpresa é uma comédia romântica que está cheia de clichês do gênero, mas ela moderniza alguns dos seus elementos para os dias de hoje. A protagonista do filme é Natalie, uma jovem mulher que é bem-sucedida no trabalho, mas não se dá bem no amor, ela mesma fala sobre suas relações que deram errado em uma coluna. Tudo muda quando ela conhece Josh, com quem ela se dá bem e por quem se sente atraída.
Uma das modernizações do filme é justamente como os dois se conhecem, já que o encontro se dá por um aplicativo de paquera, o que claro, fala diretamente com os dias de hoje e com a geração que usa esse tipo de aplicativo. O problema principal do filme também tem a ver com o fato dos dois terem se conhecido na internet, já que Josh usou as fotos de Tag, seu amigo de infância, porque não se achava bonito o suficiente.
Quando Natalie e Josh se conhecem, eles se tornam amigos e ela concorda em fingir que é namorada dele, desde que ele lhe apresente Tag, mas claro que os dois vão se conhecendo e se aproximando e é justamente daí que vem boa parte da graça do filme.
O excluído
Embora a protagonista de Um Match Surpresa seja Natalie, Josh é outro personagem bem importante. Ele é um jovem tímido, inseguro, que não se acha interessante o suficiente, e de fato, ele está completamente fora dos padrões dos mocinhos que costumamos ver em comédias românticas.
Josh é retratado como um excluído desde o começo da trama: ele não só se sente inseguro, como também é rebaixado pela família constantemente, que acredita que Owen (Harry Shum Jr.), seu irmão mais velho, é muito mais bem-sucedido, tanto na carreira, quanto na vida pessoal. Claro que essa perspectiva da família dele faz com que Josh se sinta ainda pior, o que de certa maneira justifica a mentira que ele criou para Natalie.
Mas o que é bem interessante e diferente aqui é justamente esse personagem que normalmente não estaria em uma comédia romântica, mas que nós, junto com Natalie, vamos conhecendo aos poucos. O romance do filme parece igual ao de todas as outras comédias românticas já produzidas, mas ele se destaca porque não é tão fácil assim de adivinhar.
Aspectos técnicos de Um Match Surpresa
Comédias românticas geralmente são muito parecidas, não trazem muitas inovações e são bem fáceis de prever, a grande maioria do público que assiste aos filmes do gênero quer mais ver como as coisas vão acontecer e não o que vai acontecer, por isso, ser repetitivo não é exatamente um problema quando se trata de comédias românticas, mas recentemente, alguns dos roteiros tem tentado mudar o gênero e não só trazê-los para os dias de hoje e torná-los mais inclusivos, trazendo protagonistas LGBTQIA+, não brancos e fora dos padrões, como também tentado deixar o gênero menos repetitivo.
Um Match Surpresa tenta fazer isso e se sai relativamente bem. A trama é completamente centrada na atualidade e fala diretamente com a geração atual, o que pode causar um reconhecimento na audiência mais jovem. O filme não é exatamente inovador e surpreendente, mas dentro do gênero em que ele se encaixa, é relativamente criativo.
Não existe nenhuma atuação especialmente excepcional, mas o elenco se sai bem, está bem entrosado e é divertido. Os dois protagonistas Nina Dobrev e Jimmy O. Yang são os que mais chamam atenção, mas Harry Shum Jr. causa boas gargalhadas.
Um Match Surpresa é um filme divertidinho e fofo que tem como intuito entreter, então é um bônus o fato de que ele se propõe a atualizar um gênero já tão batido e repetitivo.