Precisamos falar sobre Vingadores: Ultimato!

Depois de uma longa espera, a saga finalmente chega ao fim com um desfecho épico. Se em Guerra Infinita tivemos alguns personagens que não apareceram, como por exemplo Gavião Arqueiro e Homem-Formiga, agora em Vingadores: Ultimato temos o retorno (e que retorno) dos heróis.

O filme mostra a saga pessoal de todos, porém com um maior destaque para alguns que tem neste a finalização de sua saga. O longa inicia logo no fim de Guerra Infinita, e mostra como os heróis sobreviventes estão lidando com o estalo de Thanos. Logo percebemos que eles estão decididos a se vingar e talvez retroceder a dizimação que o vilão causou. A vingança é realizada, porém, não com o sucesso esperado. Então 5 anos se passam.

Todos no planeta Terra parecem não ter aceitado o que aconteceu, e o mesmo vale para os Vingadores, que recebem uma visita inesperada de uma pessoa que estava até então desaparecida. Esse visitante chega com uma ideia na cabeça, porém sem ter como executar seu plano. Então, os Vingadores precisam usar seus integrantes mais inteligentes para realizar tal ação.

Vingadores
Vingadores

Vingadores: Ultimato

O longa então nos leva a lugares já visitados, e assim se inicia o novo plano para restaurar o mal causado por Thanos. Sacrifícios são exigidos e posso dizer que nem eu nem você estávamos preparados para isso. Sabemos que são realmente necessários, mas dói lá no fundo do coração. Mas posso dizer que as lágrimas derramadas até essa parte do filme valeram a pena com uma cena de simplesmente arrepiar o corpo todo. Eu confesso que passei mal de emoção… Pressão caiu, coração disparou… mas vamos lá.

Após todos os sacrifícios, lugares visitados e uma traição, temos a batalha épica entre os Vingadores e o grande vilão dos 10 anos de Marvel que, amigos, com certeza é de arrepiar do início ao fim. O fim dessa batalha pode ter certeza que você nem imaginou, pois realmente nos pega de surpresa. Mas era a única chance de vitória vislumbrada por Dr. Estranho em Guerra Infinita, e essa chance não é desperdiçada. O fim do vilão chega da maneira mais merecida de todas.

Mas agora com o fim do vilão, os heróis devem devolver os artefatos utilizados para a vitória, e assim chega ao fim a saga de outro grande vingador, que resolve aceitar o seu tempo. Após sua última missão, este resolve não retornar. Ao final temos uma nova equipe, e vários caminhos em aberto, que agora com o fim do ciclo dos 10 anos da Marvel, devemos aguardar os desfechos, e quem sabe com a compra da FOX, novos heróis e equipes se formando.

Tony Stark
Tony Stark

Considerações finais

Vingadores: Ultimato é um show de imagens, como todos os filmes da Marvel. Ótimas piadas que não deixam o filme cômico, mas sempre explicitando o peso dos acontecimentos de Guerra Infinita. E as atuações são louváveis. A trilha sonora é realmente digna de uma playlist na Rádio do Vitamina Nerd, pois é realmente sensacional.

Bom, espero ter passado as minhas impressões sem dar spoilers e compartilhar esta experiência do filme.

Agora vai!

CLIQUE AQUI PARA LER SPOILERS

Começando de forma mais leve… Clint Barton aparece logo no início de Vingadores: Ultimato, onde treina sua filha com arco e flecha. Logo em seguida sua esposa Laura os chama, e Clint olha para a esposa para responder, mas quando volta seu olhar para sua filha, ela já havia virado pó, assim como toda sua família, deixando Clint desesperado.

Em seguida vemos Tony e Nebulosa na nave Benatar, com todos os recursos por um fio. Esta cena foi vista nos trailers, mas agora com toda sua extensão. Quando tudo parece perdido e Tony dorme enquanto espera a morte, um grande clarão aparece no espaço… Capitã Marvel aparece para salvar os heróis sobreviventes do planeta Titan.

Vingadores: Ultimato

Em resumo, o filme todo conta com viagens no tempo. Sendo assim, os Vingadores precisam recuperar as Joias do Infinito antes que elas tenham sido coletadas pelo titã. Com a volta no tempo de alguns heróis, vemos a aparição de personagens já mortos de filmes anteriores da Marvel, como Frigga (René Russo), morta em Thor: O Mundo Sombrio; Alexander Pierce (Robert Redford), visto em Capitão América: o Soldado Invernal; Peggy Carter (Hayley Atwell), grande amor da vida do Capitão América; e a Anciã (Tilda Swinton), mentora do Doutor Estranho. Depois de todos os rumores, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) ganha uma armadura para si, Resgate…

Vamos pegar um pouco mais pesado nos spoilers? Bora!

Com o retorno de Tony e Nebulosa do espaço, e a adição da Capitã Marvel, eles resolvem que devem pegar as joias do infinito para desfazer o estalo. Com o rastreio de anomalias no espaço, Rocket avisa os vingadores de que as joias foram utilizadas novamente, dias atrás. Nebulosa tem a informação de onde Thanos iria se instalar após se aposentar, quando conseguisse finalizar o seu plano, então eles vão ao encontro do vilão.

Vemos então Thanos muito debilitado, levando uma vida tranquila no campo, quando é atacado pelos vingadores e torturado para saber onde estão as joias. O titã então revela que destruiu as joias, deixando todos desapontados, e assim Thor decapita a cabeça do vilão com seu machado.

Steve Rogers em Vingadores: Ultimato
Steve Rogers

Cinco anos se passam em Vingadores: Ultimato

O mundo parece que ainda continua caos total, e é nessa hora que vemos a van de Scott Lang retornar do mundo quântico, graças a um rato, que passa por cima dos controles da máquina quântica. Scott então vai atrás de saber o que aconteceu, pois para ele havia se passado apenas cinco minutos no reino quântico, enquanto na Terra havia se passado cinco anos. Scott reencontra sua filha, que sobreviveu ao estalo e então vai até os vingadores com a ideia da viagem no tempo.

Scott consegue então convencer Steve e Natasha sobre a viagem no tempo, e eles decidem ir atrás da maior mente ainda viva no mundo, Tony Stark. Tony esta morando em uma casa de campo, junto com Pepper e sua filhinha. Ele diz que a viagem no tempo não seria possível, porém isso fica em sua cabeça martelando.

Já que não conseguiram a ajuda de Tony, Steve, Natasha e Scott resolvem procurar Bruce Banner, que agora vive em sua forma Hulk, mas é conhecido como Professor Hulk, a união da inteligência de Banner com os músculos de Hulk. Banner então aceita ajudar, mas deixa claro que não é sua especialidade, e assim começam os testes da máquina do tempo. Porém, como já alertado por Banner, eles tem alguns problemas nos testes, como por exemplo, Scott vira um bebê ao retornar do passado.

Bruce Banner
Bruce Banner

Humor e ação

Tony então aparece no QG dos vingadores já com a solução pronta para a viagem no tempo, e assim se inicia a saga da procura pelas joias no passado.

O times são divididos, da seguinte forma: Time 1 – Tony, Hulk, Steve e Scoot; Time 2 – Nebulosa e Máquina de combate; Time 3 – Gavião e Viuva Negra; Time 4 – Thor e Rocket

Vou destacar apenas um momento desse retorno no tempo, que realmente é bem pesado. Viúva e Gavião vão para Volmir resgatar a joia da alma, onde para pegar a joia, é exigido um sacrifício… Então, nesse momento vemos Natasha se sacrificando para que Clint pegue a joia da alma, e possa ver sua família, caso o plano dê certo.

Vingadores: Ultimato

Traição de Nebulosa

Outro ponto a se destacar, é que a Nebulosa do passado, sem querer, deixa escapar uma memória vinda da Nebulosa do futuro que mostra que eles estão coletando as joias para impedir a vitória de Thanos. Assim, Thanos resolve ir atrás da Nebulosa do futuro e capturá-la para descobrir mais sobre o plano. Ele também substitui a Nebulosa do futuro pela do passado. Ou seja, agora os Vingadores tem uma espiã no time.

Após a coleta de todas as joias, Hulk veste a manopla do infinito, e realiza o estalo para reverter os feitos de Thanos, que aliás, com a ajuda de Nebulosa, consegue ir ao futuro, e ataca o QG dos Vingadores, quase matando todos que lá estavam. Começa então a batalha, que conta até com Capitão América empunhando o Martelo de Thor, recuperado de outra linha temporal. Mas a grande parte da luta se dá no momento em que todos os heróis mortos pelo estalo retornam e entram para a batalha. Aí sim temos o grande embate de tropas!

Por fim, tudo parece que tende a dar errado novamente, pois Thanos consegue pegar a manopla com todas as joias novamente. Vemos então uma troca de olhares entre Dr. Estranho e Tony. Dr. Estranho apenas faz o sinal com a mão, indicando que ainda existe a chance citada em Guerra Infinita… Tony então ataca Thanos e consegue recuperar a manopla, e a coloca e seu braço direito. Tony realiza novamente o estalo, que agora faz toda a tropa de Thanos ser dizimada, juntamente com o Titã.

Nebula

Vingadores: Ultimato chegando ao fim…

Tony não aguenta todo o poder das joias e morre, sendo o salvador da humanidade. Após toda cerimônia de enterro para Tony, Steve tem que retornar ao passado para devolver as joias, e resolve ficar nos anos 40, e viver sua vida com Peggy. Por fim, vemos um Steve velho, passando seu escudo para Sam Wilson, o Falcão Negro, que agora é o novo Capitão América.

A cena final mostra Steve e Peggy, dançando e fim. O filme não tem cenas pós-créditos. Agora, para nós, fãs, um ciclo se encerra e um novo começa. Agora só podemos aguardar…

Mas e aí, o que você achou da história de Vingadores: Ultimato com spoilers? Você tinha alguma teoria que chegou perto do filme? Comenta aí pra gente!

Vingadores: Ultimato

Nome Original: Avengers: Endgame
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Paul Rudd, Brie Larson
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Produtora: Marvel Studios, Walt Disney Pictures
Distribuidora: Disney
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar