10 heróis que viraram vilões

“Ou você morre como um herói, ou vive o bastante para se tornar um vilão”. Nem todo herói consegue trilhar o caminho da luz para sempre. Muitas vezes, alguns mocinhos percebem que estar no lado errado da lei é o melhor jeito para resolver certos problemas e questões pessoais, e isso tem se tornado comum nas histórias em quadrinhos. Hoje o Vitamina Nerd trouxe alguns heróis que viraram vilões.

1 – Jean Grey / Fênix Negra

Jean Grey já se tornou vilã mais de uma vez. A primeira e mais memorável se deu ao ser possuída pela entidade cósmica Fênix, tornando-se um ser de pura destruição, que foi responsável pela morte de um planeta inteiro. A única forma de ser parada se deu quando ela mesma, em um ato de bravura, se suicidou para que pudesse salvar o universo. E mais recentemente, descobrimos que ela faz parte da Irmandade dos Mutantes do futuro, e voltou ao passado disposta a matar os X-Men originais presos no presente da linha 616.

2 – Anakin Skywalker / Darth Vader

Não dá para fazer essa lista sem incluir um dos vilões mais importantes da história. Anakin vivia com sua mãe no planeta Tatooine. Até que Qui-Gon Jinn vê nele o Escolhido, o ser que trará o equilíbrio para o Universo e acabará com os Sith. Duas mulheres influenciam na transformação de Anakin. Quando sua mãe morre em seus braços, ele destrói uma vila inteira. A outra é a rainha Padmé Amidala, com quem Anakin se envolve. O medo de perdê-la e a influência do chanceler Palpatine completará sua mudança e assim o Jedi se une ao lado negro da Força.

3 – Hal Jordan / Parallax

Hal Jordan é considerado por muitos como o maior dos Lanternas Verdes. No entanto, depois que Coast City foi destruída, o herói foi até Oa pedir que os Guardiões do Universo usassem seus poderes para recriar a cidade e as vidas que foram perdidas. Os Guardiões se recusaram alegando que seus poderes não poderiam ser utilizados em benefício próprio. Enfurecido, Jordan começa uma verdadeira aniquilação, matando a maioria dos membros da Tropa dos Lanternas Verdes e roubando seus anéis. Assim, ele pôde absorver toda a energia da Bateria Central de Oa e se ver livre para realizar o que quisesse. Anos mais tarde, a DC revelou que Jordan estava agindo sob influência de Parallax, a entidade do medo que controlava seu corpo.

4 – Bucky Barnes / Soldado Invernal

Bucky Barnes não se tornou um vilão por excesso de poder. Pelo contrário, ele foi manipulado pelo governo soviético, depois que foi dado como morto durante a Segunda Guerra Mundial. Vítima de experimentos e armado com um poderoso braço biônico, ele se tornou o Soldado Invernal. Sofrendo lavagem cerebral, o herói foi posto para caçar e assassinar figuras importantes, derrotando todos que fossem colocados em seu caminho, da maneira mais sigilosa o possível. Tudo muda quando ele reencontra Steve Rogers, que aos poucos, o ajuda a recuperar sua memória, mas seu passado assassino o persegue até hoje.

5 – Jason ToddCapuz Vermelho

Jason Todd ainda hoje é considerado um dos personagens mais amados/odiados pelos fãs. Como segundo Robin do Batman ele atraiu tanto desgosto que o fãs votaram pela sua morte nas mãos do Coringa. Sua morte de fato aconteceu, porém ele retorna anos mais tarde como o sanguinário Capuz Vermelho. Com essa nova identidade ele assumiu de vez suas raízes ultra-violentas, e partiu para combater o crime com uma série de assassinatos e mortes brutais, o que atraiu a atenção de seu antigo mentor. Quando chegou a hora certa, ele se revelou para Bruce Wayne, e por um breve período de tempo, foi um grande inimigo de quem, um dia, tinha sido seu pai adotivo.

6 – Ravena

Ravena é filha de Trigon, um demônio que planeja espalhar o mal na Terra. Quando o seu pai é um demônio que quer conquistar universos e mais universos, é meio difícil se manter na linha. Tanto é, que a personagem já trocou de lado algumas vezes. Ela serve como um portal para que o vilão consiga atravessar do submundo para nossa realidade, mas constantemente luta contra sua natureza maligna. Ela já ajudou seu pai a conquistar o planeta, mas foi trazida de volta à luz e reverteu seus atos. De acordo com uma antiga profecia, a união de Ravena com o Irmão Sangue trará o apocalipse para a humanidade.

7 – Superman

Depois que o Coringa engana o Homem de Aço e o faz matar Lois LaneSuperman perde o controle e instaura um regime de terror no planeta. Ele obriga todos os heróis a agir de maneira violenta e brutal, acreditando que essa é a única maneira de garantir a paz. Clark não foi o único a tornar-se um vilão em Injustice, mas certamente é o seu primeiro passo que desencadeia todas as reações que levam o universo a se tornar essa imensa bagunça.

8 – Terra

Desde que Terra foi criada, Marv Wolfman e George Pérez planejavam transformá-la em uma vilã, mas isso foi mantido em segredo do público para que a revelação fosse realmente surpreendente. Com seus poderes geocinéticos, Terra foi aceita e acolhida pelos Jovens Titãs, se tornando uma heroína muito importante ao lado da equipe. Depois de conquistar a confiança dos Jovens Titãs e a afeição do público, Terra revelou sua aliança secreta com o Exterminador e ajudou o vilão a capturar a equipe, um grande choque para os fãs.

9 – Hulk

Em determinado momento das histórias em quadrinhos, Tony Stark e outros heróis decidem que o Hulk é muito perigoso para viver entre os humanos e o despacham para o espaço. O gigante esmeralda vai parar em um planeta habitado e se torna o líder do local. Ele então resolve pegar seu novo exército e atacar a Terra.

10 – Feiticeira Escarlate

Feiticeira Escarlate tornou-se uma das mais poderosas aliadas dos Vingadores, mas sempre passou por episódios de instabilidade mental. Ela foi a grande responsável pelos eventos de Dinastia M, que levou o universo Marvel a reformular-se depois que a maior parte dos mutantes perdeu seus poderes. Além disso, ela “ajudou” o Caveira Vermelha a moldar o universo à sua vontade em AXIS. Vale deixar claro que, dessa vez, Wanda estava sendo controlada pelo vilão, mas isso não muda o fato de que a personagem chegou a matar seu próprio irmão, Mercúrio, apenas para atingir Magneto.

Bônus: Shazam

Billy Batson sempre agia em prol de seu coração puro, mas isso mudou em Reino do Amanhã onde, controlado por Lex Luthor, o personagem foi um dos principais antagonistas do Homem de Aço e sua luta para recuperar o mundo do caos. Eventualmente, Shazam consegue recobrar sua consciência e sacrifica-se para evitar que a bomba atômica acabe com a vida de todos no campo de batalha.

Tags

Elis Assunção

Também conhecida como Pandora, é mais uma garota apaixonada... Por games, animes, livros, séries e afins. Invocadora nas horas vagas e caçadora de demônios nos fins de semana.

Matérias Relacionadas

Close