Um Pequeno Favor, thriller baseado no best-seller de Darcey Bell

Stephanie Ward (Anna Kendrick) é uma viúva, que cria seu filho sozinha, ao mesmo tempo que cuida de um canal no Youtube voltado para outras mães. Tudo muda quando ela conhece Emily Nelson (Blake Lively), a mãe do melhor amigo de seu filho.

Sofisticada e sedutora, Emily é o exato oposto de Stephanie. Então, Emily pede que Stephanie busque seu filho na escola, porque ela teve um problema no trabalho, e nunca mais aparece.

Um Pequeno Favor é inspirado no livro homônimo de Darcey Bell, um suspense que está sendo comparado com Garotar Exemplar, de Gillian Flynn, que também virou filme em 2014. Certamente os dois títulos tem alguma semelhança, começando pelo fato de terem personagens femininas como protagonistas e mais importante ainda, personagens femininas que soam reais, com defeitos e qualidades e naturalmente, muitos segredos.

Anna Kendrick e Blake Lively em cena do filme

Esse é um dos pontos positivos de Um Pequeno Favor, o filme nos apresenta uma série de mulheres, cujas vidas não giram em torno de personagens masculinos e que tem personalidades bem diferentes. Stephanie é uma jovem viúva, que parece sempre disposta a ajudar, mas que se sente solitária e insegura. Já Emily é casada, muito segura de si e misteriosa. Além das duas protagonistas, nós conhecemos outras mulheres que aparecem durante a investigação de Stephanie, que são tão variadas e tão interessantes quanto as duas.

As relações que as mulheres mantém entre si em Um Pequeno Favor não tem nenhuma relação com os homens em suas vidas, como acontece com frequência no cinema. Muito pelo contrário, os homens aparecem mais como coadjuvantes e acessórios para impulsionar a história. O espectador acompanha mesmo o filme, do ponto de vista de Stephanie e Emily.

A ideia de que as duas amigas são o completo oposto uma da outra e que portanto, elas se completam e tem algo a ensinar uma a outra, também é muito interessante, e aparece não só nas atitudes e falas das protagonistas, mas também nos seus figurinos, uma vez que Stephanie usa roupas mais femininas, como vestidos, saias e diversas golas Peter Pan e Emily aparece com bastante frequência usando blazers, calças e até, terninhos femininos.

Lively interpreta a misteriosa Emily

Outra coisa interessante no filme é que ele é muito moderno e se adéqua totalmente aos dias de hoje. Stephanie é dona de um canal no Youtube e em muitos momentos, nós acompanhamos a história através de suas postagens, o espectador pode não só ver os vídeos de Stephanie, mas também os comentários que ela recebe. O filme é muito representativo da nossa época, aonde não se vive sem internet e aonde Youtuber e blogueiro se tornaram, de fato, uma nova profissão. É muito legal a maneira que o diretor conseguiu incorporar isso na linguagem do filme.

Embora Um Pequeno Favor se defina como um filme de suspense, ele é bem engraçado. Emily é uma mulher seca, que fala tudo na lata, o que em muitos momentos do filme acaba se tornando divertido, já Stephanie tem outro tipo de humor, que também é capaz de fazer a plateia rir. Mais do que pequenas piadinhas colocadas no roteiro, o filme todo tem momentos divertidos, que quebram o ritmo do suspense clássico, tirando sarro até dos clichês do gênero em alguns momentos.

Se por um lado, isso é capaz de divertir a audiência e tirar um pouco da tensão que permeia um filme de suspense, também pode deixar o espectador que vai assistir ao filme na expectativa de ver uma investigação mais clássica, um pouco decepcionado. Um Pequeno Favor é sim, um filme de suspense, existe um mistério a ser desvendado e os personagens guardam segredos, mas ele não tem um ritmo, nem o clima de um filme de suspense clássico.

O figurino é um dos aspectos que chamam a atenção

Mesmo assim, o filme prende a atenção do começo ao fim, mesmo quando parte do mistério já foi revelado.

Não se pode deixar de mencionar também o figurino, que é realmente maravilhoso. As duas personagens principais tem estilos bem diferentes, mas as roupas usadas representam isso muito bem e são extremamente bonitas.

As atuações do filme também chamam a atenção, Anna Kendrick, famosa por filmes de comédia como A Escolha Perfeita e Amor Sem Escalas, parece perfeita para o papel de Stephanie, já que a personagem precisa ser naturalmente engraçada. O mesmo acontece com Blake Lively, da série Gossip Girl, que tem naturalmente, uma aura de mulher sofisticada e que é muito bonita, tornando crível a ideia de que todos parecem enfeitiçados por Emily. Além disso, ela faz uma personagem bem diferente das que costumamos ver, e se sai muito bem.

As protagonistas e seus filhos

Um Pequeno Favor nos apresenta personagens femininas fortes e diferentes, junto com um suspense interessante, que faz o espectador manter os olhos na tela durante quase duas horas.

O filme entra em cartaz no dia 27 de setembro.

Um Pequeno Favor

Nome original: A Simple Favor

Elenco: Anna Kendrick, Blake Lively, Ian Ho, Joshua Satine, Henry Golding, Kelly McCormack

Direção: Paul Feig

Gênero: Crime, Drama, Mistério

Produtora: BRON Studios, Feigco Entertainment

Distribuição: Paris Filmes

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar