Google confirma: Stadia é melhor que PS4 Pro e Xbox One X
A "Netflix" dos games, com 10,7 teraflops de potência!
Google Stadia é o videogame que irá rodar jogos via streaming na sua Smart TV, tablet, computador ou celular. Segundo o Google, o console irá rodar qualquer jogo por internet, sem delay ou quedas de conexão. Ou seja, uma estratégia poderosa para acabar com seus concorrentes: Switch, Xbox One e PS4.
As 3 maiores empresas do mercado, Sony, Nintendo e Microsoft, terão que surpreender o público gamer, nos próximos lançamentos.
Google Stadia: O que esperar?
Espera é uma palavra que não existe para o Stadia. Com capacidade de processamento de 10,7 teraflops, ele será 2 vezes mais rápido que seus concorrentes. O PS4 Pro e o Xbox One X, que são as apostas da Sony e Microsoft, são capazes de apenas 4,2 teraflops e 6 teraflops.
O Google utilizará todo o poder e tecnologia investidos em seus data centers para elevar a capacidade de processamento do Stadia.
Capacidade dos servidores
O Google afirmou que cada servidor destinado ao Stadia será equipado com uma CPU x86 rodando a 2,7 GHz, 16GB de RAM e uma GPU com memória HBM2 de 10,7 teraflops.
Assim, toda esta potência será empregada nos servidores para garantir que os jogadores não precisem de um hardware potente. E para aproveitar todo o potencial do Stadia.
Qualidade dos jogos
O Google afirmou que os jogadores do Stadia, logo no lançamento, terão games com resolução de 4K e 60 quadros por segundo. A empresa promete que, em breve, toda esta tecnologia de ponta estará acessível também nos smartphones.
Nos próximos anos, a empresa pretende melhorar o serviço para que ele ofereça resolução de 8k e mais de 120 quadros por segundo.
Stadia terá upgrades constantes
O Google deixou claro que o Stadia receberá upgrades constantes, pois o objetivo é que o console fique cada vez mais potente.
Para facilitar a vida dos desenvolvedores de games, eles poderão utilizar todo o potencial dos data centers para criar jogos mais pesados e complexos.
O que o Google Stadia tem, que os concorrentes não têm?
O melhor streaming de jogos
Atualmente o PS4 oferece a opção de streaming no ocidente, através do PS Now. O Assassin’s Creed Odyssey e Resident Evil 7, já rodam via internet, mas com limitações. O Xbox One com o serviço Project Xcloud, ainda está em fase de testes e sem previsões de lançamento.
Tudo leva a crer que o Google Stadia sairá na frente dos seus concorrentes, mudando completamente o mercado de games.
Integração com plataformas de transmissões online
A princípio, o Google Stadia será compatível apenas com o Youtube.
Seus concorrentes porém, já oferecem opções de compartilhamento com diversas plataformas, seja no Youtube, Twitch, etc.
Controles de outros consoles serão compatíveis
Outro diferencial do Stadia é que será possível utilizar o controle do Xbox One e PS4, além de celulares, computadores, e onde mais a tecnologia permitir.
Atualmente o Switch, Xbox One e PS4 só permitem a integração através de adaptadores.
Compartilhamento de Saves
O Stadia irá permitir que os jogadores compartilhem o saves entre si. A função se chamará “State Share”, e assim, após a autorização do usuário, outros jogadores terão acesso as informações salvas.
A plataforma que chegou mais próxima desta função foi o PS4 e PS Vita, que permitiam compartilhar o progresso, mas com diversas restrições.
Easter Eggs
O Stadia é o primeiro console que já nasce com um “easter egg“. O controle oficial possui o saudoso “Código Konami”, que era usado para destravar alguns segredos dos games da Konami.
Os saudosistas irão se lembrar do emblemático código: ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A
Todos os games confirmados até o momento
O catálogo de games disponíveis para o Google Stadia ainda é um segredo, mas alguns games já foram confirmados.
A lista de games confirmados para o Stadia são:
- Assassin’s Creed Odyssey
- Rime
- Doom Eternal
- Shadow of the Tomb Raider
- O último é da Star Fox, mas não teve seu título revelado
Lançamento do Google Stadia no Brasil
O Google não deu muitos detalhes sobre o lançamento do Stadia, mas prometeu que ele estará nas prateleiras até o final de 2019.
O console estará disponível em dezembro para os usuários do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e alguns outros países da Europa.
E vocês, estão ansiosos pelo lançamento do Google Stadia? Espero sinceramente que a infraestrutura da internet brasileira seja capaz de suportar tamanha tecnologia. <3