A Casa das Flores: O Filme

Não se iguala a série e decepciona

Delia (Norma Angélica), a empregada da família De la Mora, está morrendo e pede para que Paulina (Cecilia Suárez), Elena (Aislinn Derbez) e Júlian (Darío Yazbek) busquem na casa da família a prova de que Agustín Corcuer (Emilio Cuaik) matou o pai biológico de Paulina, Pato (Christian Chávez).

O problema é que a casa já não pertence mais à família e a nova dona não permite que os irmãos entrem lá novamente. Eles então, resolvem criar um plano mirabolante para invadir o local.

Um desfecho para a série

A Casa das Flores: O Filme se passa depois do término da terceira temporada da série, e por isso soa mais ou menos como um desfecho para a história da família De la Mora. Soma-se a isso o fato de que a última temporada parecia apressada e não alcançou a mesma qualidade que as duas anteriores.

Paulina, Júlian e Elena - A Casa das Flores: O Filme
Paulina, Júlian e Elena

Aqui, Delia, a empregada da casa que também foi responsável pela criação dos irmãos De la Mora, está doente e prestes a morrer. Paulina, a irmã mais velha, é a única que sabe disso a princípio, mas acaba contando para os irmãos, que resolvem realizar o último desejo da mulher.

É importante ter em mente que o filme só é totalmente compreendido por quem assistiu às três temporadas da série e sabe as histórias anteriores dos irmãos e das pessoas que circulam a vida deles. Isso acontece especificamente porque A Casa das Flores tem uma trama com pontos propositalmente bizarros, que só fazem sentido para quem acompanhou como essas questões foram construídas e desenvolvidas.

O passado e o presente

A Casa das Flores: O Filme usa de um conceito que também guia toda a segunda temporada, ele intercala o presente e o passado. No presente, ele mostra os irmãos De la Mora tentando entrar na casa e recuperar a suposta prova que Delia quer, e no passado, retrata Virginia Aguirre (Isabel Burr) e Ernesto de la Mora (Tiago Correa), os pais de Paulina, Elena e Júlian, e seus amigos, que também tentam provar que Agustín matou Pato.

Virginia e Ernesto
Virginia e Ernesto

Os flashbacks funcionaram na segunda temporada porque a trama de Virginia e Ernesto era tão interessante quanto a de Paulina, Elena e Júlian, mas no filme a ideia cai por terra, uma vez que a pessoa que acompanhou a história até aqui já sabe boa parte dos segredos da família, inclusive os segredos que os irmãos não sabem, o que deixa pouco mistério para essa produção.

O fato do plano não ser tão interessante e dessa trama servir basicamente para dar um pontapé para a história de Virginia e Ernesto é outro problema, já que Paulina, Elena e Júlian, os protagonistas originais da trama, aparecem pouco e perderam boa parte da graça que tinham na série.

Aspectos técnicos de A Casa das Flores: O Filme

Se comparado com a série – especialmente com a primeira e a segunda temporada – A Casa das Flores: O Filme é uma espécie de balde de água fria para os fãs. A história é fraquinha e não emplaca, o público já sabe boa parte dos segredos da família De la Mora e, por isso, o filme é obrigado a criar questões que não fazem tanto sentido, e as tramas dos irmãos De la Mora que foram resolvidas na última temporada já não tem mais para onde ir.

A Casa das Flores: O Filme
O filme, no entanto, não tem a mesma qualidade da série

O filme foca em pequenos detalhes, como por exemplo, o fato de Bruno (Luis de La Rosa), o filho de Paulina, querer perder a virgindade, ou nos desentendimentos entre Júlian, Diego (Juan Pablo Medina) e Elena na criação do filho que os três tiveram juntos, mas com pouco tempo é difícil desenvolver até essas questões mais bobas.

O grande chamariz é a história de Virginia e Ernesto, que antes dos filhos já tentavam provar a culpa de Agustín, mas que também não é especialmente intricada e soa mais como uma história que não fazia parte da trama original e que foi criada apenas para preencher esse filme.

O filme, no entanto, tem boa qualidade técnica e segue a mesma direção de arte da série, com cores fortes, e chamativas, cenários extravagantes e atuações que beiram o melodrama. A história mais uma vez aposta em cenas musicais que expressam o sentimento de seus personagens, mas que aparecem com pouca frequência para que a produção possa ser categorizada como musical.

A Casa das Flores: O Filme desperdiça seu elenco
A Casa das Flores: O Filme desperdiça seu elenco

A Casa das Flores: O Filme tem um elenco talentoso e com bom timing para comédia, mas que aqui quase não tem chance de brilhar. Cecilia Suárez é a única que aparece mais com sua caracterização genial de Paulina; Darío Yazbek, uma das melhores coisas da série, está muito apagado no filme, o que é uma perda para o resultado final.

A Casa das Flores: O Filme pode ser uma boa opção para quem quer matar a saudade da série, mas a probabilidade que o filme acabe decepcionando os fãs é grande, já que o roteiro é bem mais preguiçoso e que embora se venda como uma finalização da história dos irmãos De la Mora, ele mais atrapalha do que ajuda. O filme está disponível na Netflix.

A Casa das Flores: O Filme

Nome Original: La Casa de las Flores: La Película
Direção: Manolo Caro
Elenco: Cecilia Suárez, Aislinn Derbez, Darío Yazbek, Juan Pablo Medina, Luis de la Rosa
Gênero: Drama, Comédia
Produtora: Netflix
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar