The Prom – A Festa de Formatura – Netflix

Um musical para os fãs do gênero

Emma (Jo Ellen Pellman) é uma adolescente que vive em Indiana, e que deseja chamar sua namorada, Alyssa (Ariana DeBose) para a festa de formatura. No entanto, quando os pais dos outros alunos ficam sabendo dos planos de Emma, pedem que a escola barre a ida da adolescente ao baile.

Emma posta sua história na internet e chama a atenção de quatro estrelas da Broadway, que querem melhorar suas carreiras.

Dee Dee Allen (Meryl Streep), Barry Glickman (James Corden), Angie Dickinson (Nicole Kidman) e Trent Oliver (Andrew Rannells) chegam em Indiana dispostos a ajudar Emma e a lutar pelo direito de todos os casais irem ao baile. A Festa de Formatura é inspirado no musical The Prom.

Corden, Kidman, Rannells e Streep em cena do filme
Corden, Kidman, Rannells e Streep em cena do filme

A Festa de Formatura, uma trama adolescente

Este é um filme com personagens adolescentes que vivem questões que dizem respeito a sua idade. No caso desse longa, essas tramas falam diretamente com o público americano, que tem o costume de fazer bailes de formatura. O filme pode não retratar um costume brasileiro, mas o baile é uma celebração que aparece em tantos filmes americanos, que já é de conhecimento geral.

Tirando a questão dos costumes americanos, A Festa de Formatura pode falar com boa parte dos jovens, já que retrata temas que afetam essa parte da população.

O filme acompanha uma série de estrelas da Broadway que decidem ajudar uma adolescente
O filme acompanha uma série de estrelas da Broadway que decidem ajudar uma adolescente

Aqui acompanhamos Emma, uma adolescente homossexual assumida, que só deseja ir ao baile com sua namorada, Alyssa, que, por sua vez, mantém sua sexualidade em segredo. As duas vivem em uma cidade retrógrada, que acha inconcebível que Emma leve outra menina ao baile e isso, naturalmente, vira um problema maior quando o baile é cancelado.

O longa, então, fala sobre primeiros amores, primeiras relações, sobre o compromisso maior de uma parte ou de outra, de bullying e de sexualidade. Para além disso, A Festa da Formatura também tem personagens adultos que, com tramas um pouco menores, podem apelar para a audiência mais velha.

A Festa de Formatura tem um grande elenco
A Festa de Formatura tem um grande elenco

Personagens LGBTQIA+

Mas o ponto alto do filme é a presença de personagens LGBTQIA+, embora eles não sejam necessariamente bem representados. A protagonista é uma adolescente homossexual, assumida e tão confortável na sua identidade que se sente segura para ir ao baile com sua namorada. Emma não cai em estereótipos, embora o filme não tenha tanto tempo para desenvolver sua personalidade quanto deveria.

A namorada de Emma, Alyssa, por outro lado, ainda está no armário, isso porque, sua mãe, Mrs. Greene (Kerry Washington) não só é homófobica, como também é uma das primeiras a se levantar contra os pedidos de Emma. Com Alyssa, o telespectador tem outro lado de como é ser um adolescente LGBTQIA+, já que ela faz o possível e o impossível para afastar qualquer desconfiança. Fica claro que ela ama Emma, mas como não consegue assumir sua sexualidade, ela também não consegue assumir seu relacionamento e nem dar a sua namorada a reciprocidade que ela merece.

O longa A Festa de Formatura é inspirado em um musical
O longa é inspirado em um musical

Outro ponto interessante é que, mesmo com a extrema dificuldade de Alyssa de se assumir, o que prejudica muito o relacionamento dela com Emma, em nenhum momento Emma pensa em tirar sua namorada do armário à força, passando o recado que cada um deve se assumir quando pode, quer ou consegue e que esse é um direito pessoal e intrasferível.

Acesse aqui nossa seção de musicais

Entre os astros da Broadway que surgem para ajudar Emma, temos Barry, que é gay assumido e que foi expulso de casa quando jovem por causa de sua sexualidade. O personagem é interessante porque ele se vê em Emma e sente que diferentemente dele, ela pode realizar seu sonho. No entanto, Barry cai em vários estereótipos que já estão batidos, pois ele é extremamente afeminado e ressalta o arquétipo do “gay da Broadway”.

O fato de Barry ser interpretado por James Corden, um homem heterossexual, faz a maneira com que ele é retratado seja ainda mais exagerada. A atuação de Corden não prejudica o filme inteiro, que claramente tem boas intenções e que fala de um assunto importante, mas ainda soa como um retrocesso, especialmente em um filme com temática LGBTQIA+.

Dee Dee e Barry
Dee Dee e Barry

Referências a musicais

A Festa de Formatura inicialmente se estabelece em dois planos: a escola onde Emma estuda e a Broadway, onde uma série de estrelas trabalha. Essas duas tramas se cruzam logo no começo, mas fica clara a intenção de homenagear a maior indústria do teatro musical do mundo, assim como os musicais que por lá são produzidos e encenados.

Entre os quatro atores e atrizes da Broadway, temos Dee Dee, uma diva que já não faz mais tanto sucesso e não atinge as novas audiências, Barry, um homem afeminado que dedicou sua carreira ao teatro musical, Angie, uma corista que ainda espera sua chance de estrelar Chicago – embora Kidman não tenha mais idade para interpretar a protagonista de Chicago – e Trent, um ator de televisão que nunca teve sucesso na Broadway. Todas essas figuras fazem sentido dentro do universo que o filme explora e podem ser facilmente reconhecidas por quem acompanha o que acontece em Nova York.

Para além disso, o filme é cheio de piadas e referências a outros musicais e ainda usa da figura do homem hétero que gosta de musicais, com o personagem do diretor da escola, Tom Hawkins (Keegan-Michael Key). Essa é uma piada relativamente constante, que circunda o gênero, uma vez que a maioria das pessoas ainda acredita que musicais só interessam homens gays.

Alyssa e Emma
Alyssa e Emma

Musicais são tudo de bom

Os números que são apresentados em A Festa de Formatura também fazem referências a outros musicais e estilos de dança e música. O número de Angie, que é uma figurante na montagem de Chicago, presta uma homenagem as coreografias de Bob Fosse, diretor de filmes como Cabaret e Charity, Meu Amor e coreógrafo e diretor da primeira montagem de Chicago. Já o número de Trent é uma clara referência a musicais que tratam de figuras religiosas, como Jesus Cristo Superstar e Godspell – A Esperança.

É claro que essas referências vão passar despercebidas ou não vão fazer o menor sentido para quem não é fã do gênero, mas elas soam como pequenos easter eggs para quem gosta de musicais e acompanha essa indústria, no cinema ou no teatro. A Festa de Formatura pode não ser seu musical favorito, mas ele provavelmente cita o seu musical favorito. De uma forma ou de outra, mesmo que isso não faça sentido para todos, certamente não atrapalha.

As músicas

As músicas que fazem parte da trilha sonora de A Festa de Formatura são as mesmas que fazem parte da trilha sonora do musical no teatro. Entre elas estão Changing Lives, It’s Not About Me, Dance with You, Tonight Belongs to You, Zazz, The Lady’s Improving e Alyssa Greene.

A Festa de Formatura tem várias referências a outros musicais
A Festa de Formatura tem várias referências a outros musicais

Este é um musical que se aproxima muito da comédia, o que quer dizer que, diferentemente de musicais como Os Miseráveis e Cabaret, que usam da música para falar de situações reais e de momentos terríveis da história, a ideia por trás de A Festa de Formatura é entreter e passar mensagens de esperança e aceitação. Isso não quer dizer que o filme é melhor ou pior, ele ainda passa boas mensagens e tem lições para dar, mas fica claro que a trama é voltada para a diversão.

É difícil definir exatamente que tipo de número musical é apresentado aqui, já que o filme bebe em diversas fontes e uma série de números musicais são inspirados em outros musicais. Isso deixa o longa um pouco sem personalidade, é impossível pensar em uma música que seja completamente característica do filme, mas a ideia de homenagear o que veio antes é legal e agrada os fãs.

Ele é aquele tipo de musical onde as pessoas cantam em situações do dia a dia e onde as músicas levam a história para frente.

Jo Ellen Pellman como Emma em A Festa de Formatura
Jo Ellen Pellman como Emma

Aspectos técnicos de A Festa de Formatura

Fica claro que esta é uma grande produção, o que é interessante em um filme musical, uma vez que o gênero meio que pede o exagero. A Festa de Formatura é um longa bem exagerado, as cores são fortes, os números são grandiosos e as coreografias são feitas em grande escala.

Os figurinos são bem feitos e combinam muito com a personalidade dos personagens. A personagem de Kidman por exemplo, usa sempre roupas escuras, como os personagens dos musicais de Bob Fosse e a de Streep está sempre vestida como uma diva. Também é interessante a maneira com que o filme retrata as duas personagens homossexuais: Emma é menos feminina, usa macacões, pouca maquiagem e pouca vezes arruma o cabelo. Para ir ao baile, ela escolhe um terno. Sua namorada, Alyssa, é extremamente feminina, usa saias, vestidos e tiaras e está sempre impecável. Talvez Emma se aproxime mais do estereótipo de mulheres gays, mas Alyssa está completamente fora dele.

O elenco

A Festa de Formatura tem um elenco grande e famoso, mas pouco tempo para que todos eles possam aparecer o suficiente e alguns deles parecem apagados. Kidman, por exemplo, quase não aparece e tem só um número musical, o que é um desperdício. Algumas das histórias também não tem o desenvolvimento que merecem, como o romance entre Dee Dee e Tom. Os atores, no entanto, estão bem em seus papéis e é justamente por isso que a presença deles parece à toa.

O longa A Festa de Formatura tem bastante representatividade LGBTQIA+
O longa tem bastante representatividade LGBTQIA+

Os números musicais, entretanto, são interessantes e as músicas, por mais que não sejam especialmente marcantes, são divertidas e prendem o telespectador.

A Festa de Formatura é um deleite para os fãs de musicais e é um filme alto-astral que fala sobre aceitação, o que faz dele uma boa escolha para o ano de 2020. O filme está disponível na Netflix.

A Festa de Formatura | Trailer oficial | Netflix

A Festa de Formatura

Nome Original: The Prom
Direção: Ryan Murphy
Elenco: Meryl Streep, James Corden, Nicole Kidman, Kerry Washington, Keegan-Michael Key
Gênero: Musical, Comédia, Romance
Produtora: Netflix, Ryan Murphy Television
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar