A Noviça Rebelde ao Vivo! com Carrie Underwood

Um clássico revisitado

Maria (Carrie Underwood) é uma noviça atrapalhada que tem dificuldade em obedecer às regras do convento. A Madre Superiora (Audra McDonald) então, resolve mandá-la para trabalhar como governanta na casa do Capitão von Trapp (Stephen Moyer).

Von Trapp é viúvo e tem sete filhos, que ele educa com uma educação digna de um quartel. Quando Maria chega à casa, ela decide que vai divertir as crianças e ensiná-las a cantar.

O Capitão von Trapp não gosta da abordagem de Maria, mas não demora muito para que ele esteja apaixonado pela governanta. Porém, forças mais sinistras estão se aproximando da Áustria e da família von Trapp.

Maria e as crianças em A Noviça Rebelde ao Vivo!
Maria e as crianças

A origem de A Noviça Rebelde

Este é, originalmente, um musical escrito por Howard Lindsay, com música de Richard Rodgers e letra de Oscar Hammerstein II, mas é inspirado em uma história real. O musical teve como inspiração um filme alemão de 1956 chamado A Família Trapp e o livro de memórias de Maria von Trapp, The Story of the Trapp Family Singers.

A Noviça Rebelde estreou na Broadway em 1959, mas a versão mais famosa do musical é o filme de 1965, estrelado por Julie Andrews e Christopher Plummer. A Noviça Rebelde Ao Vivo! segue os mesmos padrões de musicais como Hairspray Live!, Grease: Ao Vivo, O Mágico Inesquecível Ao Vivo! e Peter Pan Live! e tem como princípio transmitir uma versão, bem próxima da peça, ao vivo para a televisão americana.

A Noviça Rebelde Ao Vivo! se aproxima mais da montagem da Broadway do que do filme de 1965
A Noviça Rebelde Ao Vivo! se aproxima mais da montagem da Broadway do que do filme de 1965

A trama

A Noviça Rebelde Ao Vivo! tem como protagonista Maria, uma jovem noviça que está obviamente no lugar errado. Como sua Madre Superiora e suas colegas de convento discutem em determinado momento, Maria não gosta de rezar, não consegue respeitar as regras do lugar e só não chega atrasada quando é hora de comer.

A Madre Superiora acha que aquela não é a vocação de Maria e a indica para ser governanta dos sete filhos do Capitão von Trapp. As crianças são tratadas quase como soldados, estão sempre impecáveis, não podem brincar e respondem o pai quando ele apita.

Maria fica mais próxima das crianças do que o Capitão von Trapp
Maria fica mais próxima das crianças do que o Capitão von Trapp

Acesse aqui nossa seção de musicais

Maria acha tudo aquilo absurdo e resolve tentar uma abordagem diferente. As crianças, a princípio, resistem. Eles já expulsaram uma série de governantas e não querem mais uma, mas não demora muito para que eles fiquem encantados por Maria. Ela então, passa a conhecer os segredos e a personalidade de cada criança, começando por Liesl (Ariane Rinehart), a filha mais velha que tem um namorado secreto, Rolf (Michael Campayno).

A governanta se vê em uma posição a qual o próprio Capitão não tem acesso, ele é tão rígido, que mal tem tempo para se aproximar e conhecer seus filhos mas, naturalmente, quando as crianças, ensinadas por Maria, começam a cantar, o pai finalmente se conecta com seus filhos. E, assim como as crianças, ele também se encanta por Maria.

Contexto histórico

Em sua premissa básica, A Noviça Rebelde Ao Vivo! é uma história de amor impossível clássica. Maria não só é uma noviça, o que impediria seu casamento, como também é de uma classe social mais baixa que a do Capitão von Trapp. Entretanto, os problemas entre os dois se resolvem de maneira relativamente simples e rápida, assim como a aceitação das crianças à nova madrasta, que antes não aceitavam nem uma governanta.

Maria e o Capitão von Trapp em A Noviça Rebelde ao Vivo!
Maria e o Capitão von Trapp

O grande problema é o avanço do movimento nazista na Áustria. O Capitão von Trapp claramente não apoia a ideologia nazista e, embora ele não fale isso com todas as letras, ele despreza as opiniões de Max (Christian Borle), seu amigo que parece estar, se não comprado pelas ideias, pelo menos certo de que essa é a única forma que existe para sobreviver a algo que vai acontecer.

Maria não dá muitas opiniões políticas, mas pelo tipo de vida que ela vive e que ensina às crianças, parece difícil imaginar que ela apoie a ideologia nazista. O fato da família von Trapp não concordar com as ideias nazistas não quer dizer muita coisa, já que a Áustria está a um passo de ser anexada à Alemanha nazista e que toda a população está cada vez mais convencida do discurso de Hitler, inclusive o namorado de Liesl, Rolf.

A situação só piora para a família, que está quase que abertamente contra o regime vigente, ao mesmo tempo que se vê frente a frente com os nazistas.

O filme é um romance
O filme é um romance
Aspectos técnicos de A Noviça Rebelde Ao Vivo!

O filme tem os mesmos preceitos de outras produções musicais filmadas em teatros e transmitidas diretamente para a televisão. A sensação que se tem é que a produção está entre o cinema e o teatro, já que usa diversos elementos do teatro, mas ainda é um filme.

Os cenários são bem feitos e bem pensados, mas é natural que se sinta falta das lindas paisagens que aparecem na versão para o cinema. Essa é uma questão que pode surgir quando se compara qualquer peça com sua versão cinematográfica, mas neste caso, que se passa em um lugar muito bonito, isso salta mais aos olhos.

O mesmo acontece com o elenco. Não é que Carrie Underwood e Stephen Moyer sejam ruins, mas é que é muito difícil esquecer a atuação de Julie Andrews e Christopher Plummer. Isso quer dizer que A Noviça Rebelde Ao Vivo! é uma perda de tempo? Não, o filme deve ser encarado como mais uma montagem da peça, que nunca vai ser igual ao filme, mas que tem suas qualidades.

A Noviça Rebelde Ao Vivo! também fala sobre a chegada dos nazistas na Áustria
A Noviça Rebelde Ao Vivo! também fala sobre a chegada dos nazistas na Áustria
As músicas

As músicas são as mesmas que fazem parte do filme e mais algumas que fazem parte da montagem da Broadway e que não estão no filme.

Alguns números musicais são diferentes dos do filme, como por exemplo, Maria cantando The Lonely Goatherd na cena em que as crianças vão ao quarto dela, ao invés de cantar My Favorite Things (que nessa versão é cantada um pouco antes por Maria e pela Madre Superiora).

Entre essas músicas estão The Sound of Music, Maria, My Favorite Things, Sixteen Going on Seventeen, The Lonely Goatherd, Climb Ev’ry Mountain, So Long, Farewell e Edelweiss.

O filme usa as mesmas músicas do musical da Broadway
O filme usa as mesmas músicas do musical da Broadway

A Noviça Rebelde Ao Vivo! é um musical no sentido mais clássico da palavra. As músicas contam a história e muitas vezes, servem como falas para os seus personagens. Ele não é, no entanto, um musical com muitas danças ou números musicais elaborados. As músicas que fazem parte da trilha sonora são, em sua maioria, calmas e mais lentas, o que faz com que os números musicais sigam essa linha.

Quando encarado como mais uma versão de A Noviça Rebelde, A Noviça Rebelde Ao Vivo! tem uma boa produção e traz à tona essa trama que sempre vai ser um clássico.

A Noviça Rebelde ao Vivo!

Nome Original: The Sound of Music Live!
Direção: Rob Ashford, Beth Mccarthy-Miller
Elenco: Carrie Underwood, Stephen Moyer, Laura Benanti, Christian Borle, Audra McDonald
Gênero: Musical
Produtora: Sony Pictures Television, Storyline Entertainment, Universal Television
Distribuidora: Universal Studios Home Entertainment
Ano de Lançamento: 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar