The Wiz Live! – O Mágico Inesquecível ao Vivo!

Uma versão de O Mágico de Oz

Em The Wiz Live!, Dorothy Gale (Shanice Williams) vive no Kansas com seus tios, mas tudo que ela deseja é voltar para o Omaha, onde sua mãe mora. Um dia, um furacão chega na cidade e leva a casa de Dorothy, deixando a menina em uma terra misteriosa que ela não conhece, chamada Oz.

Lá ela encontra Addapearle (Amber Riley), a bruxa boa do Norte, que informa Dorothy que sua casa caiu em cima da bruxa má do Norte e que, portanto, Dorothy é agora a heroína de Oz.

Dorothy, por outro lado, só quer voltar para casa e Addapearle sugere que ela vá procurar o Mágico de Oz (Queen Latifah). A menina segue a estrada dos tijolos amarelos e no meio do caminho encontra o Espantalho (Elijah Kelley), o Homem de Ferro (Ne-Yo) e o Leão (David Alan Grier). Como todos eles querem alguma coisa do Mágico, os quatro resolvem ir encontrá-lo juntos.

Cena da montagem da Broadway de The Wiz
Cena da montagem da Broadway de The Wiz

A origem de The Wiz

The Wiz é, originalmente, um musical da Broadway, inspirado no livro O Mágico de Oz, de L. Frank Baum. O musical estreou em 1974, e ganhou sete Tonys, incluindo o de melhor musical.

Em 1978, The Wiz virou o filme O Mágico Inesquecível, que trazia Diana Ross como Dorothy, Michael Jackson como o espantalho, Ted Ross como o leão covarde, Nipsey Russell como o homem de lata e Richard Pryor como o Mágico de Oz.

A sinopse de The Wiz é praticamente a mesma de O Mágico de Oz, embora as músicas sejam diferentes e ele tenha uma característica básica que o transforma em um outro filme: The Wiz retrata a cultura afro-americana nos dias de hoje e o seu elenco é composto apenas por atores negros.

Cena de O Mágico Inesquecível
Cena de O Mágico Inesquecível

O Mágico Inesquecível ao Vivo! segue esse mesmo padrão, a única diferença é que ele foi transmitido ao vivo pela tv americana, mais ou menos como Grease Live! e Hairspray Live!

O Mágico Inesquecível ao Vivo!

A trama de O Mágico Inesquecível ao Vivo! é bem parecida com a de O Mágico de Oz e aqui também acompanhamos Dorothy que cai em Oz e deseja voltar para casa e para isso precisa encontrar o Mágico. Os problemas dos outros personagens também são exatamente os mesmos: o Espantalho quer um cérebro, o Homem de Lata um coração e o Leão, coragem.

Se O Mágico Inesquecível ao Vivo! apenas reprisasse a trama de O Mágico de Oz e não acrescentasse nada de novo, seria apenas mais uma montagem, mas não é isso o que acontece. Primeiro que a ideia por trás de The Wiz é fazer uma versão mais moderna da história, originalmente, isso queria dizer que se passasse nos anos 1970 mas, como O Mágico Inesquecível ao Vivo! é uma gravação de 2015, os personagens usam roupas que se assemelham às roupas dos dias de hoje.

O Homem de Lata, Dorothy, o Leão e o Espantalho
O Homem de Lata, Dorothy, o Leão e o Espantalho

O elenco é, como em todas as montagens, só de atores negros e a ambientação de fato remete à cultura afro-americana. Quando Dorothy e os amigos chegam na cidade das esmeraldas, por exemplo, os habitantes do local fazem uma dança que lembra muito o vogue, estilo de dança das drag queens e, mais especificamente, das drag queens negras.

Leia aqui sobre O Mágico de Oz de 1939

A linguagem do musical também é modernizada, Dorothy não soa como uma criança, soa como uma adolescente, o que de fato ela é em todas as versões. No livro, Dorothy é uma criança, em O Mágico de Oz de 1939, Dorothy se comporta como uma criança, mas é interpretada por Judy Garland, que já tinha 16 anos na época das filmagens.

As versões de O Mágico de Oz no teatro seguem essa mesma lógica. Já no filme O Mágico Inesquecível, Dorothy é interpretada por Diana Ross, que já tinha 34 anos durante as filmagens e cuja personagem se comporta como uma mulher adulta. Os personagens usam gírias e fazem referências à cultura pop atual e algumas tecnologias modernas aparecem na peça, assim como tablets.

Aspectos técnicos

O que temos aqui é claramente uma boa produção. O primeiro aspecto que se deve levar em conta é que o espetáculo é filmado ao vivo mas, diferentemente de Grease Live! e Hairspray Live!, O Mágico Inesquecível ao Vivo! não foi filmado em um auditório, e sim em um teatro e nós não vemos a plateia.

The Wiz Live! tem praticamente a mesma trama de O Mágico de Oz
O Mágico Inesquecível ao Vivo! tem praticamente a mesma trama de O Mágico de Oz

O musical também parece querer se afastar completamente do filme que definiu praticamente toda a imagem que temos da história ainda hoje. Dorothy não usa o clássico vestido xadrez azul, ela usa uma saia xadrez vermelha e os sapatinhos não são vermelhos, mas prateados, como no livro.

O Mágico Inesquecível ao Vivo! também parece ir atrás de personagens mais realistas. A bruxa boa do oeste é interpreta por Amber Riley, uma atriz fora dos padrões estéticos. O mesmo pode ser dito de Queen Latifah. A escolha de uma mulher para interpretar o Mágico, que é um homem em todas as versões, mas pode muito bem ser uma mulher, uma vez que ele nunca aparece completamente para o povo, é ótima e renova ainda mais a história.

O musical também conta com grandes performances. Amber Riley está ótima no seu papel e canta muito bem. Queen Latifah está perfeita no papel do Mágico e Elijah Kelley protagoniza ótimas cenas de dança, que são dosadas com a dificuldade de dançar que um espantalho teria caso fosse dançar.

O elenco é composto por atores negros
O elenco é composto por atores negros
As músicas

O Mágico Inesquecível ao Vivo! usa as mesmas músicas que fazem parte da peça da Broadway, que são apresentadas na mesma ordem e cantadas pelos mesmos personagens. Só são um pouco diferentes.

Entre elas estão The Feeling We Once Had, Soon as I Get Home, Ease on Down the Road, Be a Lion, Emerald City Ballet (Psst), So You Wanted to Meet the Wizard e Don’t Nobody Bring Me No Bad News.

Esta produção não tem Somewhere Over the Rainbow, a música mais associada ao Mágico de Oz, em sua trilha sonora, o que é ótimo, já que a obra parece querer se afastar quase que totalmente do filme de 1939. As músicas também são mais animadas e dão espaço para mais números musicais, que são muito bem feitos.

O espetáculo The Wiz Live! usa de aspectos dos dias de hoje para contar a história
O espetáculo usa de aspectos dos dias de hoje para contar a história

Como todas as versões de O Mágico de Oz que, embora não tenha sido pensado como um musical, é muito mais famoso como musical, O Mágico Inesquecível ao Vivo! é um musical no seu sentido mais clássico. As músicas fazem parte da história e levam a trama para frente e claro, é sempre bom ressaltar, The Wiz Live!, assim como o filme antigo, não é voltado única e exclusivamente para crianças. Essa versão é até um pouco mais adulta.

Não se engane!

A trama pode ser um pouco batida, uma vez que a história é muito conhecida e copiada, mas nem por isso, se torna desinteressante. A obra passa mensagens interessantes sobre o poder de cada pessoa e sobre a importância de confiar em si mesmo.

The Wiz Live! traz tudo isso, com adendo de colocar aspectos da cultura afro-americana em uma história que, embora faça parte do imaginário de todo mundo, tem personagens brancos e sempre ganhou adaptações com atores brancos. Parece pouca coisa mas, uma vez que ainda nos dias de hoje estejamos discutindo racismo e ainda assim assistindo atos de racismo todos os dias, é bastante coisa.

O Mágico Inesquecível ao Vivo!

Nome Original: The Wiz Live!
Direção: Matthew Diamond, Kenny Leon
Elenco: Shanice Williams, Queen Latifah, David Alan Grier, Mary J. Blige, Stephanie Mills
Gênero: Musical
Produtora: ?
Distribuidora: ?
Ano de Lançamento: 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar