Acqua Movie – um road movie com a paisagem nordestina

O sexto longa do diretor pernambucano Lírio Ferreira (de Árido Movie, entre outros), é um road movie que apresenta a paisagem nordestina alterada pela transposição do Rio São Francisco e mostra a forte presença do coronelismo no país, centrando a história na relação entre uma mãe e seu filho adolescente, em luto pelo pai. Juntos, eles resgatam uma aproximação, à medida que buscam um lugar para despejar as cinzas do falecido.

Alessandra Negrini, uma maiores atrizes de sua geração, brilha sozinha por aqui, num elenco repleto de inconstâncias, dos ótimos Augusto Madeira e Aury Porto, com os artificiais Marcélia Cartaxo e Antonio Haddad (o garoto é também insuportável e um personagem muito difícil de se gostar, mesmo compreendendo sua dor).

Também existem outras inconstâncias nas sequências finais, como aquela dos capangas dando tiros próximos ao lago (não fica exatamente claro as consequências disso, que parecem ser deixadas de lado na cena seguinte).

Acqua Movie

Acqua Movie

Mas Lírio é muito feliz no trabalho de fotografia que embala seu Acqua Movie com belas paisagens naturais e tomadas sem pressa da autoestrada, em um tom quase documental, com pequenos takes inquietos e enervantes de suas figuras ora comuns, ora excêntricas, contrastando com a calmaria do interior.

O filme mescla aventura e investigação com temáticas sobre demarcação de terras indígenas, o que permite ainda uma mínima abertura para o realismo mágico (ou quase isso) antes do fim. Poético e não tão cruel assim, Acqua Movie é, acima de tudo, um filme solidário.

Acqua Movie - Trailer Oficial

Nome Original: Acqua Movie
Direção: Lírio Ferreira
Elenco: Alessandra Negrini, Antonio Haddad Aguerre, Guilherme Weber, Marcelia Cartaxo
Gênero: Drama
Produtora: Chá Cinematográfico
Distribuidora: Imovision
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar