Adoniran: Meu nome é João Rubinato

Adoniran: Meu nome é João Rubinato conta a história da vida pública combinada com a vida particular do sambista Adoniran Barbosa. O filme se trata de um documentário rico em imagens raras do acervo pessoal da família, além de filmagens que mostram um artista de multifacetas, que teve como sua musa inspiradora a cidade de São Paulo.

Depoimentos de artistas, amigos e familiares compõem a produção, que traz histórias da vida e de como foram feitas composições, como “Saudosa Maloca“, “Iracema” e “Samba do Arnesto”. Dessa última, por exemplo, muitas versões são contadas, e ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira.

Nesse contexto, também é falado de um Adoniran contador de histórias, meio “charlatão” e paquerador, que conta cantando o que vivia. Apesar de imagens únicas do artista em vários dos ramos em que atuou como compositor, cantor, ator, radialista, entre outras coisas, e um desenvolvimento cinematográfico bastante conciso, o filme não é dos melhores para os ouvidos.

Adoniran Barbosa

Adoniran: Meu Nome é João Rubinato

Adoniran começou a fumar muito cedo, e depois desenvolveu o vício em bebidas alcoólicas, que carregou até seu falecimento. Assim, isso fez com que sua voz ficasse muito rouca, e sua dicção fosse bastante ruim. E no mesmo passo vai a maioria dos amigos que concederam entrevistas para a obra. Quase todos com falas bastante enroladas e de difícil compreensão.

Além disso, produção conta com um curta metragem chamado “Dá licença de contar” também de Pedro Serrano. Ele traz uma história fictícia, mas muito divertida, de um homem de chapéu (que dá a entender ser Adoniran), Mato Grosso e Joca, que vivem as aventuras das composições do sambista, como “Saudosa Maloca”, “Trem das onze”, “Iracema” e “Samba do Arnesto”.

O elenco conta com nomes como Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Aisha Jambo, Caio Juliano, Zemanuel Piñeiro, e será exibido em algumas salas e sessões de cinema, antes do documentário. Adoniran: Meu Nome é João Rubinato é um longa para quem aprecia música brasileira, roda de samba, samba raiz, mas principalmente um artista único, como foi João Rubinato. Ou melhor dizendo, Adoniran Barbosa.

Adoniran: Meu Nome é João Rubinato

Nome Original: Adoniran: Meu nome é João Rubinato
Direção: Pedro Soffer Serrano
Elenco: Não há
Gênero: Documentário
Produtora: Latina Estúdio e Nation Filmes
Distribuidora: Pandora Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar