Dolittle, uma nova adaptação para o clássico da literatura

Dolittle é um filme baseado no livro “The Voyages of Doctor Dolittle”, de Hugh Lofting. Nele, Dr. John Dolittle (Robert Downey Jr.) vive num santuário, cercado de animais das mais variadas espécies, com os quais se comunica, afastado do resto do mundo.

Após um acidente com um esquilo, Tommy Stubbins (Harry Collet), que futuramente é auto-intitulado aprendiz, é conduzido até a propriedade de Dolittle por Polly (Emma Thompson), uma arara muito esperta e fiel ao doutor. No mesmo momento em que Stubbins adentra a propriedade, aparece Lady Rose (Carmel Laniado), que insiste para que o médico vá ao encontro da Rainha Victória (Jessie Buckley), pois a mesma se encontra muito doente.

Então, é aí que a história desenrola, e Dolittle surge parecendo um morador de rua, com cabelos e barba longos e sujos, além de uma roupa com cara de pijama.

Dolittle

Dolittle

Mesmo sendo uma história divertida de um homem que pode se comunicar com os animais, o longa não deixa de ser um pouco exagerado e fantasioso. Animais realizam cirurgias, dão ordens, sofrem de ansiedade, ajudam na navegação de barcos, e até em fugas mirabolantes. Isso sem contar a aparição de animais mitológicos, como um dragão.

Falando na dragão, o filme conta com uma cena que não foi nem de longe levada pelo público como comédia, mas sim nojenta. Nela, Dolittle ajuda o pobre animal, que protege uma árvore sagrada, a lidar com problemas intestinais, além de falarem sobre dores psicológicas. Obviamente a cena não é explícita, mas mostra o médico liberando gases, tirando armaduras, e outros objetos peculiares do ânus do animal.

Apesar disso, o filme tem uma fotografia linda, e muitos efeitos especiais , que mostram uma aventura com cenas engraçadas e um Robert Downey Jr. bem longe do “Homem de Ferro“. Já a sonoplastia fica por conta de elementos clássicos, que remetem a ação que existe na história. Ainda assim, não há nenhuma música ou cantor famoso na trilha sonora.

Dolittle

Elenco

O elenco do longa é riquíssimo, com muitos atores renomados, tanto atuando, como dublando os animais que interagem com o Dollitle. Alguns deles são Antonio BanderasMichael Sheen, Jesse Buckley e Jim Broadbent, além de vozes como Emma ThompsonTom HollandRami Malek e muitos outros. Ainda assim, o longa tem recebido muitas criticas negativas e bilheterias ruins pelo mundo.

Vale comentar que essa trama se passa numa época anterior aos últimos filmes com Eddie Murphy, e que por trazer a Rainha Victória, dá a entender que é lá pelo século XIX. E que também não é nem de longe parecido ou com alguma conexão com os anteriores.

Certamente é um filme divertido pra família, e que provavelmente vem divertir a criançada, apesar da classificação ser 10 anos. Dolittle entra em cartaz dia 20 de fevereiro.

Dolittle

Nome Original: Dolittle
Direção: Stephen Gaghan
Elenco: Robert Downey Jr., Antonio Banderas, Michael Sheen, Emma Thompson, Rami Malek
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Produtora: Perfect World Pictures
Distribuidora: Universal
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar