Camp Rock

Mais um musical da Disney

Mitchie Torres (Demi Lovato) sonha em ser cantora e quer passar as férias em um acampamento musical chamado Camp Rock, mas sua mãe, Connie (Maria Canals Barrera), não consegue pagar e, por isso, resolve trabalhar no acampamento como cozinheira. Sendo assim, Mitchie pode participar, desde que ajude a mãe.

Mitchie é uma adolescente tímida que não consegue cantar na frente dos outros, mas mesmo assim, sua voz chama a atenção de Shane (Joe Jonas), um popstar mimado, que vai dar uma aula no acampamento. Shane não sabe quem é a dona da voz que escutou, mas resolve que vai encontrá-la, enquanto Mitchie tenta superar seus medos e mostrar seu talento.

O acampamento

O centro da trama de Camp Rock é o acampamento onde boa parte do filme se dá. Camp Rock é um acampamento especializado em música, onde os adolescentes vão para treinar e, no último dia, se apresentarem para os pais em uma espécie de competição. Nesse ano, a banda Connect 3, composta por Shane, Nate Gray (Nick Jonas) e Jason Gray (Kevin Jonas), vai ministrar uma aula e gravar uma música com o vencedor da competição.

Shane e Mitchie
Shane e Mitchie

O acampamento é repleto de jovens ricos que almejam ser cantores, compositores e até produtores musicais, como é o caso de Caitlyn Gellar (Alyson Stoner), a primeira amiga que Mitchie faz por lá. Mitchie, portanto, é uma exceção, e ela logo decide que não vai contar para os colegas que sua mãe é a cozinheira do acampamento e que ela a ajuda, o que inicialmente a aproxima de outros adolescentes, como Tess Tyler (Meaghan Jette Martin), filha de uma cantora famosa, que quer seguir os passos da mãe.

Mas também é no acampamento que Shane nota, primeiro a voz de Mitchie e depois, a própria Mitchie, de quem ele vira amigo. Camp Rock não tem uma trama muito complexa, mas tem a mudança de dois personagens: Shane, que aos poucos deixa de ser arrogante e Mitchie, que vai perdendo a timidez.

Mitchie

O filme, no entanto, passa bastante tempo focado em Mitchie, a protagonista. No começo sabemos que Mitchie quer ser cantora e que, embora seja talentosa, é muito tímida e não tem coragem de se apresentar. Ela sonha em ir para o Camp Rock, onde terá que se apresentar, mas não sabe se terá coragem de ir até o fim.

O filme segue jovens que querem ser músicos
O filme segue jovens que querem ser músicos

Mesmo quando já está no acampamento, ela ainda tem dificuldade tanto para se enturmar, quanto para cantar em público. Ela só canta quando está sozinha e longe de todos, e é assim que Shane a escuta pela primeira vez. Ele se apaixona pela voz de Mitchie e resolve que vai descobrir quem é que está cantando, como em uma versão não fantasiosa de A Pequena Sereia. Os dois eventualmente se conhecem, ainda sem que Shane saiba que Mitchie é a dona da voz, e o romance entre eles começa a aflorar, ao mesmo tempo que ele ainda busca a voz misteriosa.

Mitchie então, precisa superar sua timidez e seu medo do palco não só para se apresentar no final do Camp Rock e contar a verdade para Shane, mas também para poder realizar seus sonhos.

Aspectos técnicos de Camp Rock

Este é mais um musical da Disney que se apoia no sucesso de High School Musical. A ideia aqui é, primeiro se aproveitar da onda de musicais feitos para jovens, e depois, colocar os astros da Disney em papéis importantes, onde seria possível não só vender o filme, como também as séries das quais eles faziam parte, e suas carreiras como cantores. Camp Rock, por exemplo, é estrelado por Demi Lovato e pelos Jonas Brothers.

O filme Camp Rock foi feito depois do sucesso de High School Musical
O filme foi feito depois do sucesso de High School Musical

O roteiro não é muito inspirado e nem especialmente criativo, é, provavelmente, um dos filmes mais bobinhos da Disney, mas a ideia ainda circula ao redor de personagens que querem seguir carreiras artísticas e que durante o filme trabalham para isso, como acontece em High School Musical.

Outra questão que é bem importante em Camp Rock é o romance, que aqui fica restrito a Mitchie e Shane. Apesar disso, a relação dos dois é muito mal desenvolvida, e o casal de protagonistas não tem muita química, o que faz com que seja difícil acreditar no que vemos em cena.

O elenco também é razoável, fica claro que a ideia é só vender essas personalidades, independentemente da qualidade de suas atuações. Não que os atores sejam terríveis, mas também não chamam a atenção especialmente, embora Demi Lovato seja bem carismática e tenha um bom timing para comédia.

Demi Lovato em cena do filme Camp Rock
Demi Lovato em cena do filme
As músicas

Como boa parte dos filmes da Disney, Camp Rock tem músicas feitas especialmente para o filme, e elas são apresentadas, quase sempre, no palco, já que o filme fala de um acampamento para jovens músicos. As músicas geralmente têm relação com a história, embora nem sempre elas passem os sentimentos dos personagens.

A trilha sonora é composta de músicas como Who Will I Be?, Gotta Find You, Here I Am, This Is Me e We Rock. As músicas têm uma batida um pouco mais pesada do que é comum em filmes da Disney, mas elas são basicamente músicas pop.

Camp Rock é um filme bem bobinho, e nem é um dos melhores musicais que a Disney produziu, ele cumpre seu papel e é obviamente feito para um público específico, que certamente gosta de ver seus ídolos em papéis não tão diferentes.

Camp Rock Official Trailer 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar