Campo do Medo, um labiríntico e vertiginoso pesadelo

Campo do Medo é baseado no conto escrito a quatro mãos por pai e filho, Stephen King e Joe Hill. Nele, um casal de irmãos ouve um garoto pedindo por ajuda em um grande campo de grama. Lá eles entram para salvá-lo, mas descobrem que o lugar pode não ter saída. Para tal tarefa, a Netflix colocou Vincenzo Natali (mais conhecido por dirigir O Cubo, além de vários episódios de séries famosas) para comandar a produção, usando um único cenário praticamente, em um contexto claustrofóbico (e com inventivas escolhas de ângulos).

É claro que o filme poderia ter meia hora a menos e talvez funcionasse melhor como um curta-metragem, mas mesmo assim, sua direção se mostra eficiente do começo ao fim.

Campo do Medo

A começar pelo roteiro enxuto, que se foca em seus poucos personagens e nunca se preocupa em dar respostas. As coisas são como são e pronto. Portanto, ainda que não tenha qualquer relação com Lovecraft, a história pode agradar mais aos adoradores do horror cósmico, no sentido de que a construção atmosférica do longa se dá dentro do campo da abstração, do absurdismo e do inexplicável.

Campo do Medo

O matagal se prova um tipo de labirinto sem saída, quase com vida própria e ainda serve com fins de Purgatório para um ou outro personagem, apenas arranhando a superfície temática de “fanatismo religioso” (com a maneira como o pai de família se transforma, a pedra como fundamento de crença não questionável, a igreja abandonada como simbolismo óbvio etc).

Patrick Wilson mostra uma nova faceta com seu personagem perturbado, fanático e perigoso, se divertindo claramente no papel. O menininho Will Buie Jr. tem um rosto estranho o suficiente para transmitir toda a sensação de estranheza, enquanto que o trio desconhecido formado por Laysla de Oliveira, Harrison Gilbertson e Avery Whitted seguram bem as pontas com seus próprios problemas familiares tendo de ser debatidos em meio ao terror e ao mistério de um espaço cíclico.

Afinal, o Campo do Medo só assusta porque faz suas vítimas repetirem os mesmos erros mais de uma vez. Então preste atenção e não vire aquela curva novamente.

Campo do Medo

Nome Original: In the Tall Grass
Direção: Vincenzo Natali
Elenco: Laysla De Oliveira, Avery Whitted, Patrick Wilson, Will Buie Jr.
Gênero: Drama, Horror, Thriller
Produtora: Copperheart Entertainment, Netflix
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar