Animes

Captain Tsubasa, o clássico de volta aos gramados

Captain Tsubasa ou como é conhecido aqui no Brasil, Super Campeões, é um anime de futebol de grande sucesso no Japão, advindo do mangá e que foi exibido pela saudosa Manchete nos anos 90, trazendo Oliver Tsubasa e as disputas em campo para o chamado país do futebol. Agora, participando da fórmula “não inventa, relança” o anime retorna em um novo formato, que promete atrair fãs dessa nova geração.

Existe uma construção de enredo em volta de Oliver, garoto interiorano que é muito bom no futebol, ao contrário de seus colegas que não se interessam pelo esporte, situação que traz certa representatividade cultural quando mostra um Japão em um período onde faltavam pessoas interessadas no esporte. Oliver é a esperança e não poderia ficar muito tempo por ali.

Tsubasa acaba se mudando para uma nova cidade e começa a jogar futebol no time da escola Nankatsu e logo de início seu primeiro desafio: os fortes oprimem os fracos pelo campo. Claro que por se tratar de um anime esportista, a treta não acontece por meio de socos e chutes, ou melhor, chutes sim. O futebol em campo parece um combate regido pela clássica “eu duvido” e entre aspas ele faz o convite, você também dúvida, então precisa assistir até o fim. É o típico: o goleiro terminou o campeonato sem tomar gol e encontra Tsubasa, que promete quebrar essa sequência de defesas. Quando todo o time olímpico atira todo tipo de bola e Benji Wakabayashi – o goleiro que será o adversário de Oliver na série – agarra com maestria cada uma delas, uma voz desperta do fundo da sua mente se dirigindo diretamente para o protagonista: eu duvido.

Quando esse mesmo goleiro diz que só vai pegar um chute dele quando ele conseguir enfrentar todo o time B do colégio, sozinho, adivinha quem começa a sussurrar? Eu duvido. Quando passa um ônibus entre os dois e Oliver ameaça dar um chute por baixo de um ônibus você fala: malandro, eu duvido.

Dúvida após dúvida, episódio por episódio, Oliver vai fazer novos amigos e levá-los para o campeonato, para o confronto que muito será esperado, contra aquele goleiro do “eu duvido”, que não toma gols. Na jornada surge uma forte participação brasileira, Roberto Hongo, atacante da seleção que por um pedido especial vai aceitar treinar o novo time do garoto.

Desafio após desafio, o retorno de Super Campeões em pleno ano de copa parece preparar os corações para as emoções que virão. Diferentemente de seu concorrente, Inazuma Eleven, o anime não aposta nos exageros das habilidades ou dramas complexos, prefere fazer bem o básico e marca com categoria.

O mangá de Yoichi Takahashi é animado pelo estúdio David Production e conta com direção de Toshiyuki Kato.

Tags
Mostrar Mais

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close