Como Walt Disney Influênciou os Animes

Animes ou animações japonesas, começaram a ser desenvolvidas no começo no século 20 no decorrer que outras nações foram lançando suas animações. O anime mais antigo é um filme sobre um guerreiro samurai de dois minutos, apareceu nos cinemas Japoneses em 1917. Por volta dos anos 30, a indústria de animação no Japão estava prosperando, embora forçados a cortar despesas utilizando outros métodos para a produção de animação de forma a abandonar a utilização das celulóides.

[youtube id=”nlC0_gh0FpE” width=”100%” height=”460px”]

Embora os animadores japoneses terem produzido alguns filmes de conteúdo notável ainda nos anos 40. Após a guerra o anime saiu de mercado. Foi no final dessa década que o japão teria o mais importante animador de todos os tempos: Osamu Tezuka.

No decorrer de sua carreira, Tezuka criou mais de 700 mangás totalizando mais de 150 mil páginas. Herdando o título de “Deus do Mangá”. E, incrivelmente, o trabalho com Walt Disney provou ser uma de suas maiores influências.

Como a Walt Disney Studios inspirou os animes atuais

Logo depois de Osamu Tezuka ter entrado em cena os animadores japoneses estavam fazendo curtas-metragens e alguns filmes com conteúdo integral. Alguns filmes de anime notáveis incluem “Momotaro” feito por Kitayama Seitaro em 1918, e “Chikara To Onna No Yononaka”, o primeiro anime falado que apareceu em 1932.

Mas estes eram filmes curtos. A indústria de animação do Japão estava desenvolvendo lentamente os live-actions, e a maioria das animações da época médias não ficavam boas em filmes inteiros. Foi quando surgiu o sucesso de Walt Disney em 1937, Branca de Neve e os Sete Anões o que alavancou a indústria japonesa para a produção de filmes mais longos.

A era de WWII no japão viu que poderia utilizar dos animes como máquinas de propaganda. O primeiro filme de anime de conteúdo integral, “Momotaro’s Divine Sea Warriors”, era um pedaço de propaganda e foi lançado em 1945.

[youtube id=”9Ne-0e6P4jo” width=”100%” height=”460px”]

A Influência de Walt Disney em Osamu Tezuka

Como uma criança que cresceu nos anos trinta e quarenta, Osamu Tezuka adorava Walt Disney. Ele disse ter assistido o filme de 1942 da Disney conhecido como “Bambi” mais de 80 vezes. Ele também curtiu muito “Dumbo”, estória retirada do animado da Disney, Carl Bark.

Debaixo da influência de Walt Disney com seus filmes animados, Tezuka se tornou o primeiro artista de animes que contou estórias na visão do cinema. Enquanto os outros artistas se tornavam mais simplistas sendo orientados pelo conceito de storytelling, Tezuka foi um ativista intenso e com alto senso emocional. Tezuka não teve medo de explorar várias páginas somente para falar sobre um detalhe de um cena.

 

Qualquer um que comparar o trabalho de Osamu e Walt Disney entre a década de 30 e 40, verá várias similaridades entre os personagens criados por ambos. Claro que, Tezuka criou todos os seus personagens e seus traços de estórias, mas ele pegou emprestado as linhas grossas, os traços arredondados da cabeça e os olhos grandes, características expressivas de Disney, enquanto aplicava um caráter muito mais atraente e muito mais expressivo.

Pegar emprestado o estilo de animação de Disney permitiu que Tezuka: cortasse despesas no desenvolvimento das suas animações, elemento crucial em uma indústria que na época já era muito díficil e também assegurou que os mangas e animes não sacrificassem a intensidade emocional de seus personagens. Os olhos grandes e o estilo cartunesco permitiu que Tezuka expressasse qualquer emoção que fosse necessária na cena.

Disney continua influênciando os Animes

As gerações de animadores japoneses foram influênciados por Tezuka de forma a utilizar suas técnicas de animação e ainda usando cabeças e olhos grandes. Com o tempo, a técnica seria conhecida como o estilo característico “manga” que pode ser reconhecido por qualquer um que assista um anime. Essa é a razão para quase todos os filmes violentos de animes como “Princess Mononoke” pareçam mais fofos, com grandes e lindos olhos.

 A influência dos Animes em Disney

No ínicio dos anos cinquenta, Osamu Tezuka escreveu um mangá chamado “Jungle Emperor”, traduzido para “Kimba the White Lion” em Inglês. Ele foi transformado em uma programa de televisão nos anos sessenta.

Quando Disney lançou “O Rei Leão” em 1994, os fãs de Tezuka levantaram algumas semelhanças entre “The Lion King” e “Kimba the White Lion”. Essas semelhanças incluem seus protagonistas e muitos outros personagens.

Embora os filmes de animes tenham começado no começo do século 20 e foram se desenvolvendo sem brilho ao longo dos anos trinta permanecendo até o término do período pós-guerra. Um único animador, Osamu Tezuka, recebeu os créditos como fundador do gênero anime. Profundamente influênciado pelo trabalho de animações de Disney, Tezuka agregou o padrão hoje difundido pelo mundo todo para técnicas de desenho para personagens de anime.

Fonte: MovieBlog.com

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar