Naughty Dog confirmou que a versão europeia de The Last of Us é censurada

Para quem teve a oportunidade de jogar a versão americana do jogo pode observar vários desmembramentos e cabeças explodindo. No multiplayer da versão européia isso não acontece.

O editor da Eurogamer EUA, Jeffrey Matulef, que, como o esperado encontra-se jogando a versão norte-americana, descobriu que as execuções com certas armas fazia cabeças saírem explodindo. Matar um oponente com a espingarda de cano serrado por exemplo, faz a cabeça do oponente explodir maravilhosamente ao passo que na versão européia não. Além disso, utilizando o lança granadas observamos o desmembramento do inimigo na explosão, novamente, na versão européia esse recurso não está incluso. Nos testes verificamos que a versão single-player de ambos permanecem idênticos, incluindo por exemplo o desmembramento do corpo em ambos.

Versão da UE à esquerda. Versão dos EUA sobre a direita.

Logo após o lançamento do jogo, os gamers postaram no fórum da Naughty Dog comunicando do problema, mostrando um alto número de vídeos e GIFs que mostravam a discrepância. Então, na semanada passada, “EvangM” da Naughty Dog confirmou que a versão para Reino Unido havia sido censurada, enquanto a versão para América do Sul e Norte não.

“O sangue e as classificações de violência estão sujeitos às placas reguladoras locais de vários países, de modo que o jogo deve ser ligeiramente alterados, a fim de acomodar essas escolhas”, EvangM disse em um e-mail republicado no fórum PlayStation.

Esta explicação pode ser observada no relatório da Movie-Censorship.com, que observou o problema. O site especula que a mudança foi feita para cumprir as classificações da Alemanha, que é famosa em ser restrita quando a violência em games, como resultado, a Europa toda foi afetada com o corte.

Aparentemente, a Sony já possui uma certa experiência quanto as censuras. Ela produz versões de seus jogos por região, e não por país, de modo que o Reino Unido tem a mesma versão da Alemanha e vice-versa. Isso já aconteceu com Twisted Metal e God of War: Ascension.

“Eu entendo que a partir da perspectiva do gameplay isso não muda muito as coisas. Mas eu sinto a sensação de não comprar o jogo em sua totalidade, como se os desenvolvedores escolhessem os elementos que eu devo jogar.”

A Sony recusou-se a explicar a censura quando contatada pela Eurogamer. Já a PEGI, organização européia que presta avaliações dos jogos certificou o game com 18 anos de idade. O porta-voz da empresa, DIrk Bosmans, disse a Eurogamer que ele nunca censurou jogos. Em vez disso, ele avalia os jogos com base no conteúdo que lhe é apresentado pelas editoras, no caso de The Last of Us, a Sony Entertainment Europe.

Para os jogos adultos como esse, a PEGI usa do Conselho de Padrões de Vídeo do Reino Unido para classificar o conteúdo. E quanto as limitações para os jogos lançados na alemanhã ele não tem nenhuma palavra a dizer.

Naturalmente que a censura não afeta a jogabilidade como um todo, a questão é mais estética. Mas é interessante reparar que no Playstation 3 as regiões são livres, então se você está incomodado você pode importar a versão dos EUA e trabalhar no seu console em formato PAL.

E você? O que acha das censuras por regiões?

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar