Conheça aqui o projeto TensorFlow

Uma plataforma Open Source de Machine Learning

A tecnologia certamente evolui exponencialmente. Sempre foi dito isso em qualquer cursinho de informática desde os anos 1990 (talvez até antes, mas aí não posso afirmar pois eu não estava lá). E o Machine Learning leva essa afirmação a sério.

Machine Learning parte da junção do reconhecimento de padrões, teoria do aprendizado computacional e inteligência artificial. É um assunto que vem sendo construído desde 1959 e pode ser definido como uma área da computação onde ensinamos máquinas a aprenderem sozinhas.

TensorFlow

Como esse é um assunto muito extenso, a ideia principal aqui é apresentar uma plataforma de código aberto para quem se interessa pelo assunto. Caso você seja um programador que queira explorar mais ainda a plataforma, sugiro que vá no próprio site da TensorFlow, ou então através do projeto freeCodeCamp.org pelo site ou YouTube.

Existem diversos projetos que fazem uso dessa plataforma como o airbnb na classificação de imagens das casas de quem disponibiliza para alugar no serviço; a GE Healthcare que usa para identificar anatomias no cérebro durante exames, mas ele é utilizado em diversos lugares que nem percebemos como a busca do Google, no Twitter para a classificação dos tweets, e muito mais.

Esse vídeo é excelente para se ter uma noção de como funciona uma rede neural de Machine Learning. Nele podemos ver a profundidade de todas as conexões que é possível se ter dentro dela.

Tem mais?

Outro exemplo bastante visual onde podemos ver o esquema em ação é o projector.tensorflow que tem como principal função catalogar palavras e relacioná-las umas às outras criando uma rede de relações gigantesca.

tela do projector.tensorflow
projector.tensorflow

neste site aqui é possível acessar diversos projetos onde é possível aprender de casa mesmo sobre inteligência artificial, experimentos com realidade aumentada, codificação voltada para web com o Chrome, entre outras coisas.

E isso é só o começo! Afinal, quando se fala de Machine Learning, o assunto se estende também a Deep Learning, Clustering, Redes Bayesianas e muito mais. Então, caso conheça alguém que se interesse ou queira se aventurar nesse mundo, essa é uma excelente maneira de dar os primeiros passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar