Emoções além do pixel, o retorno de Alex Hunter em Fifa 18

No ano passado, Fifa 17 inovou ao trazer um modo inédito aos jogadores do mundo todo, quer dizer, mais ou menos inédito né? Os últimos anos foram fomentados com a inclusão de blocos de enredos com uma construção aprimorada, situação que hoje permeia a maioria dos jogos de esportes e chegou inclusive a dar seu pulo nos jogos de luta, como Mortal Kombat e The King of Fighters (que inclusive ganhou uma série em paralela que nada mais é do que os cutscenes juntados, pronto falei). O modo deu certo e a prova disso é seu retorno vislumbrante trazendo Alex Hunter de volta a estrada da fama e você no controle, ditando a personalidade e batendo metas, afim de levar o garoto ao topo.

A história da sequência a última fase vista, você e seu melhor ex-amigo(?) se enfrentando nas finais e bola para frente. Agora já conhecido, Hunter deve continuar sua jornada e tentar alcançar times e campeonatos maiores. Além disso, na trama é possível observar o retorno de personagens já vistos e também novos desafios que trazem consigo, novos personagens.

Na lista de novidades, astros do futebol estarão presentes na vida de Hunter durante as escolhas e decisões do jogo, oferecendo uma alegria imensa ao nosso protagonista que por vezes transborda para fora da tela e aí que você também vai ficar feliz com o desenrolar o jogo. É possível também jogar uma partida com o time feminino, ao qual destaca-se as vozes até então inéditas nos jogos do estilo.

Série ou Jogo?

Um filme, um partida, um filme, um treino. O sistema de Carreira não foi feito para os jogadores tradicionais, aqui, a onda é entrar no role-in-play e ser Alex Hunter. Se esforçar para atingir as metas do professor e obter notas boas nos treinos, não somente para não ficar de fora da equipe titular, mas você deve desejar querer evoluir seu personagem para tirar vantagem em campo, esse é o sentimento que você começa a ter quando se envolve no enredo visto nas cutscenes que constroem uma segunda etapa na ascensão futebolística de nosso protagonista. Hunter tem problemas com a sua família desde do jogo anterior e sua fama vai começar a render alguns frutos, novas amizades e tudo isso fará com que o peso de suas escolhas seja muito maior.

Em certa etapa, por escolher ir para um time melhor por exemplo, Alex é excluído por seus companheiros no vestiário e ao entrar em campo é vaiado pela torcida. E agora? O que fazer a não ser um monte de gols?

A expressividade de cada um se tornou ainda mais fluída e a isso se apercebe pelo gesto, movimentação corporal, expressão facial. Cada elemento foi muito bem cuidado, para trazer o drama de ser um jogador de futebol a cada cena.

Treinos de gente grande

O sistema de treinos segue similar ao seu antecessor, difere-se por um elemento: a dificuldade. Os níveis maiores de dificuldade vão incluir obstáculos mais aprimorados que juntos com a jogabilidade melhorada, vão poder oferecer um número maior de opções para o jogador e vai também cobrá-lo por isso, oferecendo desafios mais difíceis de serem vencidos em níveis mais elevados, oferecendo ao jogador muito mais diversão na jogabilidade.

A inteligência artificial também foi melhorada e é possível observar a personalidade de cada jogador em campo, com ou sem a bola e entender suas distinções e características. Uma vez ou outra, é possível ver dois jogadores em alguma situação de confronto em uma área próxima a bola, mesmo sem ela ter ido em direção a eles, criando uma vontade nos jogadores controlados pelo computador que dá gosto de enfrentar.

FIFA-18-alex-hunter

Só faltou…

As entrevistas de imprensa são completamente passáveis, repetidas, curtas e sem sal. A torcida não é mais aquele copia e cola de um jpeg mal editado, mas ainda não parece com uma torcida de verdade e não consegui encontrar um lugar para alterar minha posição, o que acaba se tornando um problema quando você é meio de campo e o professor começa a pedir para você marcar gols.

Sempre senti falta de um modo História e já estou ansioso para ver as novidades de Fifa 19.

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close