Espirito Jovem, a trajetória de uma pop star
Violet (Elle Fanning) é uma adolescente que vive em uma cidade pequena com a mãe (Agnieszka Grochowska) e que sonha em se tornar cantora. Quando Espírito Jovem, um concurso de canto, chega à sua cidade, Violet se inscreve com a ajuda de Vlad (Zlatko Burić), um antigo cantor de ópera, e consegue passar na primeira fase. Mas Violet ainda tem um longo caminho até o estrelato.
Fama e sucesso
Espírito Jovem acompanha Violet tentando começar uma carreira como cantora. No começo, ela ajuda a mãe, estuda e trabalha em um restaurante. Em seu tempo livre, ensaia e pratica o canto.
Quando o concurso de canto finalmente chega à sua cidade, ela resolve tentar a sorte e se sai muito bem. O que o filme mostra é a caminhada de Violet para a fama. O filme não cobre toda a carreira de Violet, pois acompanha basicamente os seus momentos no concurso, mas isso já é suficiente para alçar Violet a uma certa popularidade, uma vez que Espírito Jovem é um concurso relativamente famoso.
As mudanças que surtem em Violet com a fama são claras. Ela não modifica somente a aparência, mas também sua maneira de ser. Ela começa como uma menina tímida do interior que mal se comunica, mas ao longo do filme, quando Violet percebe que diversas pessoas estão dispostas a fazer tudo que ela quer, ela começa a se aproveitar e se acostumar com isso.
A trajetória de Violet
Na realidade, a narrativa é relativamente comum, poderia ser a história de vida de diversos músicos famosos. O único diferencial é que ele tem uma protagonista que não é real.
Dessa maneira, Espírito Jovem consegue falar de uma trajetória que é relativamente comum, dando apenas aspectos e detalhes que são específicos da vida de Violet. O filme também fala sobre a fama, especialmente a repentina, já que Violet se torna famosa mundialmente, do dia para a noite, em função do concurso, e faz uma análise sobre isso. Violet quer cantar e quer o reconhecimento do público, mas quando fica famosa, a pressão se torna grande a levando a tomar decisões erradas.
Em certos aspectos, Espírito Jovem lembra Vox Lux – O Preço da Fama, outro filme recente que também conta a história de uma garota alçada à fama de maneira repentina.
Linguagem diferente
O que torna Espírito Jovem um filme diferente é a sua linguagem, não completamente cinematográfica. Há uma mistura de linguagens típicas de outros meios. Por exemplo, acompanhamos desde o principio, mesmo quando Violet ainda não é famosa, cenas dela cantando enquanto realiza suas tarefas do dia a dia. Essa é uma linguagem que lembra muito a dos videoclipes. Mais tarde, quando Violet já esta participando das audições do concurso, em alguns momentos assistimos às chamadas do programa, como se nós também estivéssemos diante da TV.
Isso torna o filme bem imersivo, já que estamos acompanhando exatamente o que os personagens acompanham. Em alguns números musicais, soa quase natural bater palmas junto com a plateia do concurso. Também é uma maneira bem diferente de se fazer cinema, uma vez que se mistura linguagens e que sai do senso comum.
Aspectos técnicos de Espírito Jovem
O filme é bem diferente, embora trate de um tema que é relativamente comum no cinema. Parte dessa diferença se deve ao fato de ter linguagens diferentes que nos remetem à televisão e ao videoclipe. Outro ponto importante de Espírito Jovem é que ele é um filme musical, apesar de estar bem longe de ser um musical clássico. Boa parte das músicas interpretadas são cantadas no palco ou em momentos de gravação, mas em alguns momentos essas músicas colocam a plateia dentro de outras cenas, que narram o passado de Violet e, muitas vezes, essas cenas tem relação com o que a protagonista está cantando.
Até esses momentos, que em um musical clássico seriam repletos de coreografias, se parecem com videoclipes. Assim, Espírito Jovem pode ser considerado um musical bem diferente e quase único.
As músicas usadas no filme não foram especialmente compostas para a trilha sonora e são famosas nas vozes de outros cantores, como Just a Girl, do No Doubt, Good Time, do Owl City e da Carly Rae Jepsen, Teenage Kicks, do The Undertones e Tattoed Heart, da Ariana Grande, entre outras. Nesse quesito, o filme lembra musicais como Across The Universe, que usa músicas dos Beatles e Mamma Mia!, que usa músicas do ABBA.
Essa é uma decisão interessante, já que é mais fácil gostar e se identificar com um filme que tem na trilha sonora músicas que você já conhece, mesmo que sejam em versões diferentes.
O elenco
O filme também tem boas atuações, como as de Agnieszka Grochowska, Zlatko Burić e Rebecca Hall. Naturalmente, o destaque maior é de Elle Fanning, que tem mais tempo de tela e é carismática, portanto mantém a atenção da plateia mesmo quando sua personagem está obviamente errada. Fanning também canta as músicas que fazem parte da trilha sonora e se sai bem.
Espírito Jovem é um bom filme, que prende o espectador durante um bom tempo. Tem uma trilha sonora muito boa e ótimos números musicais. Também é importante lembrar que o longa tem cenas pós-crédito, então é bom não sair do cinema com tanta pressa. O filme entra em cartaz no dia 20 de junho.