Euforia, filme italiano sobre a relação de amor fraterno

Em Euforia, Matteo (Riccardo Scamarcio) e Ettore (Valerio Mastandrea) são dois irmãos que não tem muita relação entre si. Matteo é um jovem empreendedor, que vive na cidade e tem valores de vida modernos, enquanto Ettore vive na sua cidade natal e leva uma vida simples e conservadora.

Quando Ettore precisa passar um tempo na casa de Matteo, devido a um evento traumático, os dois irmãos precisam se entender e resolver os problemas da relação.

Euforia e as diferenças

O mote principal de Euforia são as diferenças entre Matteo e Ettore. Ettore, o irmão mais velho, vive na cidade onde nasceu, nunca teve vontade de sair e tem valores conservadores.

Ettore e Matteo
Ettore e Matteo

Matteo, por outro lado, é o seu oposto. Ele vive na cidade grande, é gay assumido e gosta de sair para se divertir. Os mundos de Ettore e Matteo parecem completamente distintos e eles só parecem ter alguma relação quando passam a dividir o apartamento.

É natural que a vida dos dois se choque nesse momento e que um passe a questionar as escolhas e as opiniões do outro, mas também é a partir daí que o filme começa a se tornar mais interessante.

A relação entre os irmãos

Quando Ettore e Matteo passam a viver juntos, os irmãos, que nunca foram próximos, são obrigados a conviver e a superar suas diferenças.

Os dois irmãos parecem não ter nada em comum
Os dois irmãos parecem não ter nada em comum

Colocados dentro da mesma casa, as diferenças entre os dois irmãos saltam aos olhos e não só dos espectadores, mas também dos próprios irmãos. Mas é também em função disso que Matteo e Ettore resolvem, pela primeira vez, discutir e conversar sobre suas diferenças e suas opiniões, o que leva os dois a uma conversa íntima e cheia de entendimento.

É nesse momento que Euforia nos mostra que existe muito mais na relação dos dois irmãos do que só brigas e desentendimentos. Também existe muito amor e companheirismo. Euforia é um filme interessante pois descreve com bastante perfeição uma relação fraterna, repleta de confusões, mas também de amor.

Euforia é extremamente realista
Euforia é extremamente realista

Aspectos técnicos de Euforia

Euforia não aposta em uma grande produção ou em grandes efeitos, mas se apoia em um bom roteiro. O tema escolhido pela diretora Valeria Golino, já é por si só bem interessante, mas o fato de que ela sabe como tratá-lo de maneira realista, ajuda muito no resultado final do filme.

Os dois irmãos que começam o filme quase como caricaturas, ao longo do filme, se transformam em personagens realistas e profundos, que parecem mais do que dispostos a ouvir o lado um do outro. Ettore, especialmente, que é retratado como um homem durão e teimoso, vai se tornando mais palatável e mais aberto ao longo do filme, ao mesmo tempo que Matteo, que parece, a princípio, não se importar com ninguém além de si mesmo e de suas vontades, se mostra mais sensível do que parece.

Nesse aspecto, Euforia é um filme clássico, onde seus personagens passam por transformações para se tornarem pessoas melhores, e o que motiva essa melhora é a relação dos dois irmãos.

Os dois irmãos precisam se relacionar
Os dois irmãos precisam se relacionar

Leia aqui a resenha do filme A Luz no Fim do Mundo

É importante ressaltar a atuação tanto de Scamarcio, quanto de Mastandrea. Ambos estão tão imersos em seus papeis, que deixam Euforia ainda mais realista.

No entanto, como o filme passa bastante tempo nos explicando como são os personagens e construindo esse universo, ele também demora um pouco para engatar e pode deixar o espectador cansado.

O filme Euforia fala sobre o amor fraternal
O filme fala sobre o amor fraternal

Longe de ser um filme ruim, Euforia descreve uma relação verdadeira e realista entre dois irmãos, e qualquer pessoa pode se sentir no lugar tanto de Ettore, quanto de Matteo. O filme fala sobre amor e compreensão, mas também sobre a completa discordância, um sentimento comum a qualquer pessoa que tem um irmão.

O filme entra em cartaz no dia 17 de outubro.

Euforia

Nome Original: Euforia
Direção: Valeria Golino
Elenco: Riccardo Scamarcio, Valerio Mastandrea, Isabella Ferrari, Valentina Cervi, Jasmine Trinca
Gênero: Drama
Produtora: Indigo Film, Rai Cinema
Distribuidora: Espaço Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar