Excelentíssimos, uma crônica visual sobre o Impeachment
Excelentíssimos, dirigido por Douglas Duarte, é um documentário nacional que acompanha o processo de Impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, em 2016. Inicialmente, a equipe de filmagem pretendia fazer um documentário sobre o congresso nacional, mas então, os fatos referentes ao Impeachment começaram a surgir e eles mudaram o foco do documentário.
Contextualização
Excelentíssimos começa ainda nas eleições presidenciais de 2014, quando Dilma Rousseff vence Aécio Neves no segundo turno. Este não aceita o resultado e pede que seja investigada uma possível fraude nas urnas.
O documentário apresenta um cenário de inconformidade por parte da oposição do PT, que levou a uma grande polarização não só na política, mas também nas ruas.
Pelas lentes do filme, acompanhamos as manifestações que pediam a saída de Dilma; o discurso de ódio em relação ao PT; a adesão de diversos setores ao movimento de Impeachment; e o filme faz também algumas sugestões sobre o que pode ter acontecido por baixo dos panos, na mesma época.
Quem são os excelentíssimos?
O documentário também nos mostra algumas das cabeçadas do PT, feitas nos momentos de desespero; e fala brevemente sobre as acusações contra o ex-presidente Lula, que colocaram mais fogo nos pedidos por Impeachment.
Uma coisa interessante do documentário é que o espectador revê cenas e momentos da história recente, mas que já podem ter sido esquecidos, e que no filme, são vistos com outros olhos. Embora os acontecimentos sejam recentes, já se tem um olhar distante sobre eles e uma opinião mais crítica, que não se tinha na época.
É impressionante também o esforço da equipe em localizar as cenas que precisam.
Um pouco tendencioso
Excelentíssimos é narrado de uma maneira fria e tenta ser apartidário. Ele não defende, de maneira direta, nenhum dos lados, mas é claro que tudo que se produz tem um ponto de vista.
Uma coisa positiva de Excelentíssimos é que ele não deixa o ponto de vista exatamente claro, mas nos dá informações verdadeiras e relevantes.
O documentário também questiona os motivos por trás do Impeachment. Assim, é muito interessante poder relembrar como os fatos foram acontecendo até chegar ao ponto em que chegou.
O fato do documentário ter o seu ponto de vista, não incomoda o público, ainda mais se ele for assistido com olhos críticos. Para os dois lados, dessa maneira, o filme pode ser absorvido melhor e levar à melhores reflexões.
Prólogo para a eleição de 2018
Outra coisa interessante no filme é que assistindo-o nos dias de hoje, é possível entendê-lo como um prólogo para a situação política dos dias de hoje e, principalmente, para as eleições de 2018.
Aliás, eu diria que se um dia precisarmos explicar para as futuras gerações que não viram as eleições de 2018 o que aconteceu, Excelentíssimos é uma ótima maneira de começar a explicação.
Qualidade técnica
Outra coisa que me chamou a atenção foi a qualidade das imagens usadas no filme. Não só das imagens feitas pela equipe, mas também das que são de autoria de outras pessoas. A edição do filme também é interessante e transforma os acontecimentos em uma linha do tempo, o que deixa a compreensão muito mais fácil.
Excelentíssimos é sem dúvida nenhuma, um filme interessante e importante para compreender a política no Brasil. É um bônus também que o filme, embora longo, entretenha e muito a plateia. O filme entra em cartaz no dia 22 de novembro.