Guia de Madeiras de Black Desert Online

Construindo um império de riqueza

Esse guia de madeiras encontra-se em constante desenvolvimento e conta com a sua ajuda para torná-lo ainda melhor! Comente e deixe sua dica para ajudar outros jogadores 😉

O jogo Black Desert oferece diversas opções de profissões que carregam atividades que diferenciam o jogo do famoso PvE que se resume ao combate com monstros. Assim, obter dinheiro é uma tarefa importante! Aprimorar seus equipamentos e ter uma ou mais profissões com um bom gerenciamento de recursos é uma das formas de avançar rumo ao topo.

Diversos recursos estão disponíveis para coleta por todo jogo e para serem obtidos utilizam-se certos métodos e ferramentas. Dessa forma, com os recursos em mãos é possível vendê-los ou usá-los para desenvolver recursos ainda melhores. Nesse guia de jogo vamos falar sobre Madeiras.

Guia de Madeiras – Por que coletá-las?

Uma das maneiras de se ganhar dinheiro em Black Desert é utilizando a Profissão de Comércio para vender itens entre as cidades. Nesse caso, é possível coletar, processar e combinar certos tipos de madeiras para construir caixas e vendê-las para o NPC de Comércio disponível nas cidades. Isso alivia o jogador da tarefa de monitorar a oscilação do mercado e, então, com o uso de buffs corretos, pode permitir que você obtenha um grande lucro quase que passivo.

Guia de Madeiras

As madeiras também podem ser utilizadas para craftar itens importantes, como barcos e ferramentas de lifeskill, tanto em seu nível básico quanto no resultado de seu processo. A lenha coletada pode ser transformada em tábua e, posteriormente, em tábua compensada utilizando a janela de processamento (L). Dessa forma, você poderá utilizar a Profissão de Processamento para obter mais tábuas compensadas por craft, permitindo assim obter lucros maiores ao vendê-las para os jogadores, à medida que avança nos níveis de habilidade.

Alguns itens, como navios, exigem uma grande quantidade de madeiras que, se forem obtidas no Mercado, custarão um valor bem alto. Como alternativa e considerando que a Profissão de Coleta é utilizada em outras áreas, é possível economizar um bom dinheiro possuindo recursos e utilizando-os para fabricar seus próprios itens.

Tipos

Existem 13 tipos de madeiras e seus processos irão oferecer itens para polir pedras de alquimia e reparo do barco. Além disso, é possível utilizá-las para produzir outros itens. É possível construir caixas de madeiras e vendê-las para o NPC para obter lucros, entretanto, algumas caixas oferecem mais retorno por combinarem diferentes tipos de madeiras nelas.

Madeira de Tuia – Móveis
De Árvore Musgosa – Móveis
De Árvore-Anel – Itens para Carroça e móveis
Madeira de Sabugueiro – Móveis
Palmeira – Itens para Barco

Madeira de Bordo – Caixa de Madeira de Serendia, Caixa de Madeira de Balenos
Pinheiro – Caixa de Madeira de Serendia
Madeira de Freixo – Caixa de Madeira de Balenos

Cedro – Caixa de Madeira Calpheon
Bétula – Caixa de Madeira Calpheon
Abeto – Caixa de Madeira Calpheon

Madeira de Acácia – Caixa de Madeira de Mediah
Madeira de Cedro Branco – Caixa de Madeira de Mediah

Assim, cada madeira terá uma utilidade específica e você precisará traçar um objetivo para conseguir o retorno adequado. Muitas vezes, ir atrás de um recurso envolve outros passos antes de conseguir obtê-lo, entretanto, lembre-se que quanto mais difícil o recurso, mais valioso ele se torna.

Guia de Madeiras

Guia de fadas

Essas madeiras podem ser coletadas presencialmente ou então enviando um operário para atuar no node respectivo. A estratégia voltada para a venda de caixas deve saber utilizar corretamente os operários (de preferência em nível máximo) e saber distribuí-los entre os nodes onde as madeiras estarão disponíveis nos seguintes locais:

Caixa de Madeira de Balenos (28.710)
5 x Madeira Compensada de Freixo (12.400)
Caverna dos Goblins, Montanhas Ehwaz, Floresta de Balenos e Colina dos
Lobos

5 x Árvore de Bordo (12.900)
Floresta da Reclusão, Ruínas do Castelo, Planície ao norte de Serendia e
nas Terras Altas ao Norte de Mediah

Caixa de Madeira de Serendia (32.550)
5 x Compensada de Árvore Bordo (12.900)
Floresta da Reclusão, Ruínas do Castelo, Planície ao norte de Serendia e
nas Terras Altas ao Norte de Mediah

5 x Compensa de Pinheiro (19.300)
Santuário de Serendia, Caverna de Maria e Campo de Madeira de Himut

Caixa de Madeira de Calpheon (50.790)
5 x Compensada de Bétula (14.700)
Colinas Quint, Ruínas da Árvore Bree, Antigo Dente-de-leão, Campo de
Madeira de Himut

5 x Compensada de Abeto (14.900)
Floresta Mansha, Vila Phoniel, Floresta Treant e Campo de Madeira de Dorman

5 x Compensada de Cedro (14.700)
Área de Descanso de Lenhador, Floresta das Árvores de Folha longa e
Passagem de Oze.

Caixa de Madeira de Mediah (40.230)
5 x Compensada de Cedro Branco (15.500)
Planalto Norte de Mediah e Santuário de Elric

5 x Compensada de Acácia (14.300)
Deserto Cauda de Pedra

Os nodes subscritos indicam áreas de maior dificuldade de coleta com operários, sendo indicada para jogadores veteranos. Os valores são somente como referência, verifique no mercado atual os valores das madeiras.

Produzindo Caixas de Madeiras em Black Desert Online

Conecte os Nodes respectivos e envie operários para coleta. Certamente, a compra dos materiais de manufatura no Mercado custará mais que o lucro da venda das caixas, então é necessário obtê-las coletando. Como resultado, a utilização de operários garante uma coleta passiva facilitando seu trabalho.

Com as madeiras em mãos, é possível processá-las até obter as madeiras compensadas necessárias para construir as caixas; ou então você poderá utilizar as Oficinas de Madeira, que podem ser alugadas nas principais cidades. Nelas é possível enviar outros operários para processá-las. Se possível, tente fazer essa atividade você mesmo, afinal, aumenta seu nível de processamento e você pode aproveitar as vantagens de receber mais itens no processo.

Uma vez processadas, é possível utilizar novamente as Oficinas de Madeira para enviar um operário para produzi-las. Existem operários com habilidades que permitem fazer mais de uma caixa, esses operários deverão ser sua prioridade no momento da contratação (ou evoluindo e trocando habilidades), permitindo multiplicar seu ganho, uma vez que mais caixas serão produzidas no período usando a mesma quantidade de materiais.

A caixa produzida terá como origem a cidade de seu operário e quanto maior a distância da cidade de origem para a cidade de destino maior será o seu lucro. Assim, construir caixas na cidade de Grana e vendê-las em Valência seria uma das estratégias de maior lucrabilidade.

Além disso, você poderá usar do Buff de Comércio do Deserto que irá garantir 50% a mais de renda. Esse buff é obtido ao atingir o nível Artesão 2 em Comércio. Sendo assim, com as caixas prontas, é só construir sua carroça, colocá-las dentro e transportá-las para o ponto mais distante do mapa que você tiver conectado.

Em resumo…

Construir um império de venda de caixas de madeira envolve os seguintes passos:

  1. Contratação de operários
  2. Conexão com os nodes
  3. Envio dos operários
  4. Processo das madeiras
  5. Construção das Caixas
  6. Transporte das Caixas

Cada uma dessas etapas conta com detalhes importantes que vão exigir certa experiência até atingir seu máximo. Certamente você poderá criar vários personagens e utilizar a energia deles para ter mais chance de contratar operários melhores. É possível utilizar da profissão de Alquimia ou Culinária para conseguir pontos de CP com maior velocidade e conectar mais nodes para coleta.

Enquanto gigantes vão permitir um tempo maior de coleta, goblins vão coletar madeiras mais rapidamente. Sendo assim, gerencie essa distribuição com seu nível de processamento para calcular quantas madeiras você obtém por hora e quantas consegue processar. Você sempre poderá fazer isso às cegas, mas para construir um império é necessário usar as ferramentas dos reis.

Se acaso estiver com dificuldade de obter operários, a cidade de Trent oferece uma opção de operário que possui o multiplicador de caixas. Construir melhores carroças e equipamentos para ela, certamente vai tornar sua viagem menor e colocá-lo em ação novamente mais cedo. Sem dúvida esse cálculo de tempo de distância também deve ser considerado.

Sendo assim, acompanhe sua carroça! Outros jogadores podem destruí-la no caminho e você não quer perder seus produtos certo?

Encontrou algum erro? Quer deixar sua dica? Mande seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar