Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

Se esse fosse um filme genérico de terror, até daria para aproveitar o entretenimento proposto, com os sustos fáceis causados por contorcionistas sombrios, as diversas ambientações (necrotério, quartinho de relíquias satânicas, subsolo labiríntico, floresta noturna, etc) e o fiapo genérico de roteiro (que envolve um personagem “improvável”, que você acha que é amigo, mas não é exatamente assim). Ou seja, A Ordem do Demônio tem exatamente o mesmo enredo de O Chamado 3 e outras centenas de filmes.

E por mais que Michael Chaves (do decente A Maldição da Chorona) seja um herdeiro direto de James Wan, ele não é James Wan. Certamente realiza boas sequências de horror e sustos, incluindo aí técnicas mais ousadas de delírio narrativo (como o espelhamento proposto no clímax, que causa certa vertigem).

Tecnicamente bem feito, A Ordem do Demônio erra fatalmente ao descaracterizar completamente a franquia, ainda mais após dois excelentes filmes. Mesmo que inspirados em eventos reais, os longas anteriores buscavam o equilíbrio entre manter os pés no chão e levantá-los na hora certa durante uma possessão, mas sempre consciente de que o escape para o fantástico ocorresse somente pontualmente.

A ordem do demônio

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

Chaves e os roteiristas David Leslie e Johnson-McGoldrick parecem não compreender isso, executando momentos inacreditáveis (e cafonas e clichês) com o casal Warren, que parecem retirados de qualquer outro filme genérico do gênero, mas não do que havia se construído até ali.

Então é zumbi de um lado, satanista misterioso do outro, vários arroubos super-heróicos (Lorraine vira Jean Grey, enquanto Ed se torna Thor), entre outras escolhas inacreditáveis de roteiro. Vera Farmiga e Patrick Wilson estão ligados no piloto automático e o caso real de Arne Cheyenne Johnson (que até é pincelado aqui e ali), vai ficando cada vez mais distante dos fatos, encerrando assim, essa que quase poderia ter sido uma trilogia impecável nos cinemas. Quase.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar