Lamento – Filme sobre a falência de um homem

Elder (Marco Ricca) é dono de um hotel que herdou de seu pai, mas que está, aos poucos, falindo. Conforme sua vida profissional fica cada vez pior, ele batalha para não ter que vender o hotel para Carlos (Otavio Linhares), enquanto seu casamento desmorona.

Até que uma noite, Luciano (Diegho Kozievitch) e Letícia (Thaila Ayala) se hospedam no hotel e Elder se vê cada vez mais obcecado pelo casal e pelo que quer que esteja acontecendo dentro do quarto deles.

O lamento de Elder

O protagonista de Lamento é Elder, e é perceptível que ele está no seu limite, em todos os aspectos de sua vida. O hotel que ele herdou está prestes a falir e quase não tem mais clientes; Carlos, um homem interessado em comprar o local, o pressiona todos os dias; seu casamento com Rosa (Veronica Rodrigues) está por um fio e ele parece estar em uma crise pessoal.

Marco Ricca como Elder em Lamento
Marco Ricca como Elder

Ao longo do tempo, também fica claro que Elder é um ex-alcoólatra que vive constantemente com a tentação de voltar a beber. Quando sua vida começa a degringolar, o álcool começa a parecer a saída mais fácil. É assim que encontramos Elder quando o longa começa.

O hotel

Outro personagem importante de Lamento é o hotel, onde boa parte da história acontece. Elder passa quase 24 horas do dia no local e quando ele não está lá, ele está pensando nos problemas de lá.

Lamento tem um clima noir
Lamento tem um clima noir

É no hotel que o desacreditado e sobrecarregado Elder vê Letícia pela primeira vez, quando ela aparece uma noite com Luciano procurando por um quarto. Fica implícito que Letícia é uma prostituta e que ela e Luciano estão ali para fazer um programa e também que esses são os únicos tipos de clientes que o hotel recebe ultimamente.

Porém, o que acreditamos ser uma hospedagem de uma noite acaba se tornando uma estadia mais longa e cheia de problemas, como barulhos de grito e brigas vindo do quarto, recusas em pagar a conta, depredação do quarto e o eventual sumiço, sem deixar qualquer vestígio, de Letícia.

Os acontecimentos no hotel fazem com que Elder, que não vê muito mais esperança na sua vida, se sinta motivado pela primeira vez, mesmo que não necessariamente para o bem.

Elder é um homem sem esperanças
Elder é um homem sem esperanças

Aspectos técnicos de Lamento

Este é um filme que não se mostra desde o começo e, por isso, é até difícil supor o que vai acontecer ao longo da projeção. O longa é um drama, mas tem um clima de filme noir que dá ao telespectador a sensação de que algo ruim vai ocorrer a qualquer momento, só não sabemos o que e nem quando. Sabemos que a chegada de Leandro e Letícia no hotel significa problemas, mas não é fácil prever exatamente quais serão esses problemas e é nisso que Lamento ganha muito, já que ele é surpreendente.

O filme também faz um bom trabalho em deixar o telespectador em dúvida. Acompanhamos a história do ponto de vista de Elder e conforme ele mergulha no alcoolismo e em outros vícios, é difícil saber se o que ele nos mostra é a verdade. Essa sensação aumenta quando os diretores mostram cenas dos cômodos completamente tortos, depois que o protagonista volta do bar, o que deixa a plateia pensando que talvez a realidade de Elder e do filme estejam distorcidas.

Lamento também não verbaliza em momento nenhum que Elder é um ex-alcoólatra, mas isso fica claro e é mostrado de maneira muito inteligente. A esposa de Elder sempre pergunta se ele andou bebendo, o que irrita o protagonista e o álcool é constantemente mostrado como uma tentação, seja nas garrafas de cerveja que são deixadas casualmente na frente do protagonista, seja nos copos abandonados pelos hóspedes.

O filme Lamento é lento, mas não cansativo
O filme é lento, mas não cansativo

Indicado a Melhor Filme Estrangeiro do Festival de Burbank

O filme tem uma fotografia que pende para os tons escuros, mas que ganha alguns destaques, como cores mais opacas para as cenas que se passam no passado e tons vermelhos para as cenas mais violentas. Os cenários seguem a mesma linha, onde o hotel é escuro, com paredes cinzas e móveis marrons, tudo muito sufocante. O lugar também está cheio de rachaduras, que representam não só a falência do hotel, mas também a falência de Elder em todos os aspectos de sua vida e, inclusive, da sua mente.

Lamento tem boas atuações, como a de Marco Ricca, que está presente em praticamente todas as cenas do filme e Thaila Ayala, que não tem tantas falas, mas que é um dos grandes motes do longa.

Rosa e Elder
Rosa e Elder

O ritmo é um pouco lento, o que ajuda no clima de tensão crescente da história, mas que não deixa o filme devagar, já que existe sempre essa sensação de que algo vai acontecer e a plateia fica constantemente esperando por isso.

Lamento é um filme que prende a audiência e que apresenta uma história cheia de mistérios e uma trama interessante. O longa chega aos cinemas no dia 26 de agosto.

Lamento

Nome Original: Lamento
Direção: Diego Lopes, Claudio Bitencourt
Elenco: Marco Ricca, Thaila Ayala, Otávio Linhares, Diegho Kozievitch, Ilva Niño
Gênero: Drama
Produtora: Oger Sepol
Distribuidora: Moro Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar