Lumberjanes: Cuidado com o Sagrado Gatinho

O encadernado de Lumberjanes coloca cinco carismáticas protagonistas adolescentes num acampamento cheio de ocorrências absurdas. É tão divertido quanto algumas aventuras da Turma da Mônica, uma comparação inevitável e imediata que me ocorreu durante a leitura, dado o tom da história e a condução narrativa.

A publicação, vencedora do prêmio Eisner como Melhor Nova Série e Melhor Série para Adolescentes, também faz alguns resgates à maneira de Gravity Falls, com o nonsense encontrado em Hora de Aventura (que o traço de Brooke Allen consegue remeter imediatamente), enquanto vai jogando informações a rodo. Sem contextualizar nada, como se fosse o caos pelo caos.

E isso funciona dentro do humor da série. Ainda há enquadramentos super dinâmicos e agitados que não deixarão nenhum leitor piscar ou descansar a vista. Então somos levados pela correnteza da leitura até o desfecho do primeiro arco, que também termina em aberto, começando da mesma maneira que terminou, sem qualquer resposta.

Lumberjanes

Lumberjanes – Volume 1

Não que qualquer questão seja de fato relevante aqui, afinal, o que importa mesmo é a aventura pela aventura. E nisso as cinco meninas se envolvem sem muitos questionamentos. Um dos pontos fortes da HQ ser escrita e ilustrada por mulheres, é a compreensão imediata que as autoras tem do material. Apresentam perfis distintos de garotas e mulheres, bastante críveis e naturais, sem cair no padrão normativo e antiquado. Isso enriquece a obra sem qualquer necessidade de panfletagem.

Noelle (que ganhou a fama com o quadrinho de Nimona, e depois roteirizando e concebendo a nova She-Ra para a Netflix) consegue realizar diálogos ágeis (as meninas falam como a gente), enquanto a arte e as demais referências citadas ou jogadas na página dão conta do restante. Mas as introduções textuais que brincam com um manual de escoteirismo em nada agregam ao enredo. A não ser dando pistas do tema do capítulo a seguir.

No mais, a história nesse primeiro volume opta por soluções mais clichês, como quests que já vimos dezenas de vezes antes. Mas com uma pitada a mais de nonsense. O que deixa os mistérios para o futuro (já lançados no Brasil). Lumberjanes é uma HQ divertida e colorida, mas é ainda mais essencial para garotas em formação. Elas poderão se reconhecer em pelo menos uma das personagens, assim, este se torna um material bastante recomendado.

Lumberjanes Vol 1 - Cuidado com o Sagrado Gatinho

Nome Original: Lumberjanes Vol 1 - Cuidado com o Sagrado Gatinho
Autor: Noelle Stevenson, Grace Ellis e Brooke Allen
Editora: Devir Livraria
Gênero: Adolescente
Ano: 2015
Número de Páginas: 128

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar