Mentira Incondicional – Amazon Prime Original

Até onde você iria para proteger seu filho?

Jay (Peter Sarsgaard) está levando sua filha, Kayla (Joey King) para um acampamento de dança, quando ela vê sua melhor amiga, Brittany (Devery Jacobs) em um ponto de ônibus no meio do caminho.

Como as duas meninas vão para o mesmo acampamento, Kayla e Jay oferecem uma carona a Brittany. Depois que as duas meninas descem do carro para irem ao banheiro, Kayla volta dizendo ao pai que empurrou Brittany no lago depois de uma briga e que a amiga bateu a cabeça.

Sem saber o que fazer e deduzindo que Brittany está morta, Jay e a mãe de Kayla, Rebecca (Mireille Enos) resolvem encobrir o crime da filha, passando por cima de qualquer consequência.

Joey King como Kayla em Mentira Incondicional
Joey King como Kayla

Kayla e Brittany

A relação de Kayla e Brittany é um dos pontos mais importantes de Mentira Incondicional, embora o filme seja muito focada na família de Kayla. As duas meninas são melhores amigas, e vão para o mesmo acampamento de dança.

Jay e Kayla encontram Brittany no caminho para o acampamento, e resolvem dar uma carona para a garota. Quando Brittany entra no carro, no entanto, fica claro para Jay que as meninas não estão nos melhores termos. Embora Brittany pareça à vontade e mantenha uma conversa com Jay e Kayla, Kayla está visivelmente desconfortável.

Não demora muito para que Brittany passe a dar mais atenção a Jay do que Kayla, fazendo elogios ao pai da amiga e dando a entender que está flertando com ele. Jay observa tudo do banco da frente, enquanto sua filha fica cada vez mais incomodada.

Kayla diz que empurrou sua melhor amiga em um rio
Kayla diz que empurrou sua melhor amiga em um rio

Sem suspeitas

Por isso que quando Kayla volta de sua ida ao banheiro sem Brittany e dizendo que ela empurrou a amiga no rio depois de uma briga, Jay – e a plateia – automaticamente acredita na filha. A tensão entre as duas já estava clara dentro do carro e Kayla justifica o crime dizendo que a amiga estava “sendo uma vaca”.

O filme apresenta essa premissa que é bem interessante, uma vez que fica claro que embora Kayla e Brittany sejam melhores amigas, também fica implícito que as meninas talvez estejam se afastando e que Kayla sente ciúmes da melhor amiga. Brittany é menos tímida que Kayla e parece mais velha. Mais tarde, Kayla conta ao pai que os garotos só olham para Brittany e que a consideram mais bonita. A gota d’Água para Kayla é quando Brittany começa a flertar com seu pai, sem o menor constrangimento.

A relação das duas, que uma vez foi de amizade, rapidamente se torna de raiva, levando Kayla a cometer um crime passional.

Kayla - Mentira Incondicional
Kayla

Jay e Rebecca

De frente ao crime da filha, Jay tenta fazer o possível para resolver a situação. Ele primeiro tenta encontrar o corpo de Brittany no rio, uma tarefa que se mostra infrutífera. Ele então, pede à menina que ela não conte o que aconteceu para ninguém, nem mesmo para a mãe.

Kayla obviamente, não consegue guardar segredo da mãe. Ela acaba contando tudo assim que volta para casa e aí que o pânico se instala.

Mentira Incondicional apresenta uma ideia que assusta todos os pais: a possibilidade de ter um filho criminoso. Jay e Rebecca ficam, a princípio, chocados, mas entendem que tudo foi um acidente e resolvem que o mais importante é proteger a filha.

O filme Mentira Incondicional coloca o telespectador no lugar dos pais de Kayla
O filme coloca o telespectador no lugar dos pais de Kayla

Quando o pai de Brittany, Sam (Cas Anvar) liga perguntando se Kayla sabe alguma coisa da amiga, os pais nem deixam ele ter acesso à menina. Eles o informam que Kayla se sentiu mal e não foi para o acampamento. Mas claro que o problema não para por aí.

A investigação

A investigação do caso fica a cargo da detetive Kenji (Patti Kim), que está inicialmente investigando o desaparecimento de Brittany. Não demora muito para que ela chegue em Kayla e, embora os pais orientem a menina, a detetive tem muitas informações das quais Jay e Rebecca não faziam a menor ideia. Supostamente as duas meninas teriam brigado por causa de um namorado e Kayla teria mandado e-mails para Brittany ameaçando a amiga.

Jay e Kayla
Jay e Kayla

A situação de Kayla e, consequentemente, de seus pais, vai se tornando cada vez mais complexa, conforme a investigação avança e Rebecca e Jay vão ficando cada vez mais desesperados. Como mentira tem perna curta, eles são obrigados a inventar cada vez mais histórias para cobrir a mentira inicial e tudo vai piorando e tomando rumos desastrosos.

O que deixa tudo mais bizarro é que enquanto Rebecca e Jay vão sucumbindo a olhos vistos, cada vez mais assustados, cansados e perdidos, Kayla não parece nem um pouco abalada, nem com tudo que está passando na sua casa, nem com o assassinato de sua melhor amiga, que ela cometeu. É assim que Mentira Incondicional vai ganhando tons claustrofóbicos, enquanto a plateia se vê, como os pais de Kayla, cada vez mais presa nessa trama. No entanto, o filme ainda reserva algumas reviravoltas.

Jay e Rebecca precisam decidir se vão proteger a filha ou não
Jay e Rebecca precisam decidir se vão proteger a filha ou não
Aspectos técnicos de Mentira Incondicional

Boa parte da força do filme está no seu roteiro. A trama parte de um princípio muito básico, mas bem interessante, que assusta em maior medida qualquer pessoa que tenha filhos e em menor medida, qualquer pessoa que vive com pessoas que ama. Mentira Incondicional coloca Jay e Rebecca de frente a possibilidade de ter uma filha assassina e conforme o filme avança, de frente a possibilidade dela ser uma pessoa extremamente fria.

A plateia sofre com o casal e entende – embora não concorde – suas ações. É fácil se colocar no lugar de um pai e uma mãe que, acima de tudo, desejam proteger sua filha, ainda mais levando em conta o fato de que eles acreditam que o crime que ela cometeu foi um acidente. A trama lembra, inclusive, a da série Em Defesa de Jacob, que também acompanha um pai e uma mãe que desejam proteger seu filho, acusado de assassinar um colega de escola.

Mentira Incondicional mantém seu telespectador preso por bastante tempo, porque apela para o reconhecimento e coloca a plateia no lugar dos pais de Kayla. Conforme a investigação prossegue não sabemos se torcemos para que tudo seja resolvido ou para que nada aconteça e Kayla e seus pais, que a acobertaram, saiam impunes. O filme perde a sua força, na sua reviravolta final, que certamente é criativa, mas soa irrealista e absurda, dentro de um filme, que até aquele momento, era completamente pautado em sentimentos e situações bem reais.

As situações vão ficando cada vez mais complicadas em Mentira Incondicional
As situações vão ficando cada vez mais complicadas

Elenco

O filme tem uma série de boas atuações, como as de Mireille Enos e Peter Sarsgaard, que passam de pessoas saudáveis para dois personagens assustados e quase que completamente enlouquecidos. As reações dos dois, em todos os aspectos da trama, são importantes para que a plateia sinta o que eles estão sentindo e consiga compreender as ações que eles tomam.

Joey King, que é uma boa atriz, não está tão bem. Sua personagem leva a ideia de adolescente ao limite. Tudo bem que Kayla é retratada como uma menina mimada, que quer tudo do seu jeito, e que foi escrita para, muitas vezes, fazer a plateia detestá-la, mas a interpretação de King é um pouco exagerada e Kayla, além de mimada, soa histérica.

Mentira Incondicional parte de uma boa ideia e se segura bem durante boa parte do longa. Embora não seja um filme de suspense ou policial, certamente vai agradar os fãs desse gênero, mas se perde na tentativa de se tornar surpreendente.

Mentira Incondicional

Nome Original: The Lie
Direção: Veena Sud
Elenco: Peter Sarsgaard, Mireille Enos, Joey King, Cas Anvar, Devery Jacobs
Gênero: Drama, Suspense, Policial
Produtora: Blumhouse Productions
Distribuidora: Amazon Prime Video
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar