Musicais: Dreamgirls – Em Busca de um Sonho, 2006

Dreamgirls estreou na Broadway em 1981, e embora tenha feito um relativo sucesso, o musical só virou filme em 2006.

Acompanhamos a história de três aspirantes a cantoras, Deena (Beyoncé Knowles), Lorrell (Anika Noni Rose) e Effie (Jennifer Hudson) e de Curtis Taylor (Jamie Foxx), que sonha em produzir uma banda. O filme começa mesmo quando os quatro personagens se encontram e Curtis resolve produzir as meninas, batizadas de The Dreamettes.

A voz mais potente do grupo é a de Effie, mas ela não está exatamente dentro dos padrões de beleza vigentes. Por isso, Curtis decide dar mais destaque a Deena, que é a mais bonita das três.

Dreamgirls
Anika Noni Rose, Beyoncé Knowles e Jennifer Hudson em cena do filme

Dreamgirls e o R&B

O filme é inspirado nas bandas femininas de R&B, muito populares nos anos 60. Embora ninguém tenha certeza absoluta, os boatos dizem que a história seria parecida com a das Supremes e da cantora Diana Ross. Entretanto, muitas outras personalidades famosas podem ser reconhecidas na história, assim como James Brown e Jackie Wilson.

De qualquer maneira, não existe nenhum filme com a história oficial das Supremes, então Dreamgirls é o mais perto que temos. É muito interessante conhecer uma história da qual sabemos pouco, uma vez que nem a banda, nem a carreira solo de Diana Ross são tão conhecidas nos dias de hoje.

O longa tem no elenco apenas atores negros, o que torna o musical quase único e muito realista. O outro musical que tem um elenco só de atores negros é a versão para a Broadway de O Rei Leão. O filme retrata os anos de ouro da Motown, uma gravadora criada nos anos 60, que produzia apenas artistas negros. Além das Supremes, a Motown também lançou o Jackson Five, Marvin Gaye, Stevie Wonder, The Temptations e mais recentemente, Bruno Mars. Só a ideia de uma gravadora que lançava apenas artistas negros, nos anos 60, já é muito moderna.

Dreamgirls
O elenco é composto majoritariamente de atores negros

Assuntos polêmicos

Muito mais do que protagonistas negros, Dreamgirls – Em Busca de um Sonho tem como estrela uma personagem que está completamente fora dos padrões. Effie White, a melhor cantora das Dreamettes é gorda e considerada “descuidada” pela maioria das pessoas. No entanto, Effie é dona da voz mais poderosa do grupo e embora seja a mais talentosa, ela é colocada de lado pela beleza de Deena.

O filme também fala sobre amizade e como o sucesso pode corromper algumas pessoas, uma vez que assim que as meninas se tornam mais populares, elas passam a brigar e a inveja se instaura no grupo, as traições se tornam inevitáveis.

Aspectos técnicos

Dreamgirls se passa no começo dos anos 60, e o figurino é especialmente bonito e realista. Além disso, o filme usa e abusa de maquiagens e penteados que nos remetem a década.

Eddie Murphy e Danny Glover em cena do filme

O longa também tem um grande elenco, com nomes famosos como Jamie Foxx (que mais tarde, estaria no remake de Annie, também um musical), Eddie Murphy, em um papel bem diferente dos de sua carreira (e sim, ele canta), Danny Glover e Beyoncé Knowles no seu papel mais famoso no cinema. O elenco ainda conta com Anika Noni Rose, que fez a voz da Princesa Tiana em A Princesa e o Sapo e Jennifer Hudson, saída do Reality Show American Idol e com certeza, a estrela do filme.

O longa usa as músicas compostas para o musical, e entre elas estão Love You I Do, Family, Dreamgirls, Heavy, Patience, When I First Saw You, Listen, Hard to Say Goodbye e a mais famosa do musical, And I’m Telling You I’m Not Going, cantada por Jennifer Hudson.

Prêmios

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho foi indicado a a seis Oscars (na categoria de Melhor Canção Original o filme teve três indicações), levando para casa os Oscars de Melhor Mixagem de Som e de Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Hudson. O musical foi indicado a treze Tonys e ganhou seis, entre eles Melhor História de um Musical, Melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante em musical. O musical também ganhou homenagem na série Glee, famosa por fazer diversas referências a Broadway.

Amber Riley na montagem de Londres

Em 2013, outro musical sobre a gravadora Motown chegou à Broadway, com o nome de Motown – The Musical. Já Dreamgirls estreou em 2016, no West End em Londres, com Amber Riley (de Glee) no papel de Effie White.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho usa de músicas para contar muito mais que uma história real, mas a história de uma época.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar