O Chamado do Mal, um terror clichê

Em O Chamado do Mal, Adam (Josh Stewart) e Lisa (Bojana Novakovic) são um casal jovem que espera um bebê. Ele é convidado para trabalhar como professor no interior e lhe oferecem uma casa já mobiliada. Então ele aceita e os dois vão morar na casa.

Um dia, quando Adam está no trabalho, Lisa arruma a casa quando começa a escutar barulhos estranhos. Ela se assusta e acaba perdendo o bebê. Mais tarde no hospital, informam que ela nunca mais vai poder engravidar.

O casal volta para casa na companhia da irmã de Lisa, Becky (Melissa Bolona). Lisa começa então a escutar barulhos de crianças correndo e rindo pela casa e coisas estranhas começam a acontecer.

O filme mostra algumas cenas assustadoras
O filme mostra algumas cenas assustadoras

Terror típico

O Chamado do Mal pode muito facilmente se encaixar naquela categoria de terror típico, que é quase clichê. Temos um casal jovem, que se muda para uma cidade do interior, para viver em uma casa enorme e sinistra. O marido passa o dia todo fora, deixando a esposa vulnerável a qualquer coisa que tenha na casa. A esposa, claro, começa a fuçar em tudo que tem na casa, até encontrar algo que não deveria. Mais tarde, o espectador assiste enquanto diversas coisas estranhas começam a acontecer e embora a esposa perceba que tem algo errado, o marido acha que é tudo coisa da cabeça dela.

É verdade que O Chamado do Mal segura o espectador por um tempo, já que o terror mesmo, demora a começar e a plateia fica na expectativa. Além disso, é muito fácil se prender na história de Adam e Lisa. O filme também tem uma carga dramática um tanto quanto interessante, já que o que acontece com o casal é uma verdadeira tragédia. Mas não demora muito para que o filme repita técnicas já batidas do gênero e encha a tela de sustos rápidos e óbvios.

Depois o filme vai ficando um pouco mais lento e acaba se alongado por mais tempo do que deveria, se tornando um pouco cansativo.

Lisa começa a ver e ouvir coisas estranhas
Lisa começa a ver e ouvir coisas estranhas

Não que seja um filme ruim. Ele tem bons momentos e é capaz de assustar, especialmente aqueles que não estão acostumados com filmes de terror. Mas ele não traz nenhuma grande inovação, é só mais um filme de terror. Certamente serve como uma boa diversão ou um bom susto, mas não é um grande filme.

Elementos do universo infantil

A trama de O Chamado do Mal gira em torno da gravidez de Lisa. Por isso o filme utiliza de vários elementos do universo infantil, mas os coloca de maneira um tanto quanto assustadora.

Bojana Novakovic como Lisa
Bojana Novakovic como Lisa

Por exemplo, logo que Adam e Lisa chegam a casa nova, ela encontra um quarto de bebê cheio de bonecas antigas, que por si só já são sinistras. Além de uma miniatura de balão, que jogado em um quarto abandonado também se torna assustador.

Mais tarde, quando Lisa começa a ver e ouvir coisas estranhas pela casa, uma das coisas que ela escuta são choros de bebês e risadas e passos de crianças. Essas são coisas completamente normais e que fazem parte da vida cotidiana, mas dentro de um filme de terror soam assustadoras.

Essa ideia não só é assustadora porque demonizamos uma imagem que normalmente é atrelada à bondade e a inocência, mas também porque para uma mulher que sonha em ser mãe e que acabou de perder um filho e descobrir que não vai mais poder engravidar, risos e passos de crianças e choros de bebê são de fato medonhos.

Lisa e Adam recorrem a todos os meios possíveis para resolver seus problemas
Lisa e Adam recorrem a todos os meios possíveis para resolver seus problemas

O filme também arrisca uma leve semelhança com O Bebê de Rosemary (1969), o clássico do terror envolvendo crianças e gravidez, o que não ajuda O Chamado do Mal, já que o filme antigo é bem mais interessante.

Leia aqui a resenha sobre o livro que deu origem ao filme O Bebê de Rosemary

Aspectos técnicos de O Chamado do Mal

Os efeitos do filme são certamente bem executados e são capazes de assustar o público. Ainda na esfera de coisas assustadoras dentro do universo infantil, vemos algumas crianças andando pela casa com machucados extremamente bem feitos.

E vale a pena também chamar atenção justamente para os intérpretes dessas crianças, que se portam de maneira assustadora.

Melissa Bolona em cena do filme
Melissa Bolona em cena do filme

O resto do elenco não tem grandes nomes, mas funciona bem e desempenha seus papéis de maneira correta. Entre eles estão Bojana Novakovic que interpreta Lisa, Josh Stewart como Adam, Melissa Bolona como Becky, Delroy Lindo, Luke Edwards, Yvette Yates e Jaqueline Fleming.

O Chamado do Mal é um terror clichê, que não acrescenta nada de novo, mas que pode ser um bom entretenimento. O filme entra em cartaz no dia 6 de dezembro.

O Chamado do Mal

Nome Original: Malicious
Elenco: Bojana Novakovic, Josh Stewart, Delroy Lindo, Melissa Bolona, Yvette Yates
Direção: Michael Winnick
Gênero: Horror, Terror, Thriller
Produtora: Impossible Dream Entertainment
Distribuidora: Imagem Filmes

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close