Pai em Dobro – Inspirado no livro de Thalita Rebouças
Vicenza (Maisa Silva) vive com sua mãe, Raion (Laila Zaid), em uma comunidade, mas não sabe nada sobre seu pai. Quando a garota completa dezoito anos, Raion decide ir passar um tempo na Índia.
Vicenza se vendo sozinha pela primeira vez, mexe nas coisas da mãe e encontra fotos de dois homens que podem ser seu pai e resolve ir atrás deles.
Uma vez fora da comunidade, Vicenza vai ter que dividir seu tempo entre Paco (Eduardo Moscovis) e Giovanne (Marcelo Médici), sem que um saiba do outro.
Pai em Dobro é inspirado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças.
Um Pai em Dobro para Vicenza
Boa parte do filme é focada em sua protagonista, Vicenza, e é ela que o telespectador acompanha do começo ao fim, mesmo que a trama seja sua busca por outra pessoa. Vicenza é uma adolescente que acabou de completar dezoito anos e que vive em uma comunidade com sua mãe, Raion. Raion já saiu da comunidade, mas Vicenza passou toda a sua vida no local.
Embora ela se dê bem com a mãe e com os outros moradores da comunidade, Vicenza tem muita curiosidade de conhecer seu pai e é por isso que ela resolve sair em sua busca. É a partir daí que a ação realmente começa.
Ela não está só em busca de seu pai, mas também saindo para o mundo pela primeira vez, o que para uma menina que passou a vida toda em uma comunidade, é um grande passo. Pai em Dobro é também um retrato do crescimento e do amadurecimento de Vicenza, que sai de sua comunidade sem saber muita coisa do que acontece fora dali, e acaba aprendendo sobre amizade, amor e como se dão as relações entre as pessoas.
Claro que Pai em Dobro é um filme relativamente inocente, uma vez que Vicenza mesmo sozinha, sem saber nada na cidade, não sofre nenhum tipo de perigo ou ameaça, mas é um filme voltado para o público adolescente, então não se preocupa tanto em retratar situações extremamente realistas.
Uma comédia de erros
O outro assunto de Pai em Dobro e o que de fato empurra a trama para frente é a procura de Vicenza por seu pai. Depois que sua mãe viaja, Vicenza encontra a foto de dois homens que ela acredita que podem ser seu pai: Paco, um pintor que sua mãe conheceu em um carnaval e Giovanne, amigo de Paco, com quem Raion também namorou.
Vicenza sai em busca dos dois e os encontra, mas não avisa nenhum deles que encontrou o outro ou que sequer desconfia que os dois possam ser seu pai. Ela começa a conviver com os dois, passando um tempo na casa de Paco e um tempo na casa de Giovanne, mas faz de tudo para que um não saiba do outro.
A partir daí, o filme se desenvolve mais ou menos como uma comédia de erros, onde Vicenza responde mensagens de um quando está com o outro e arruma desculpas para quando precisa passar um tempo com Paco ou Giovanne.
A trama se sai bem e tem momentos divertidos, enquanto deixa seu telespectador na expectativa de descobrir quem de fato é o pai de Vicenza e quando Paco e Giovanne vão se encontrar.
Aspectos técnicos de Pai em Dobro
Como o filme é voltado para o público adolescente, os assuntos tratados são pensados para falar com esses telespectadores. A protagonista é uma adolescente que está conhecendo o mundo e, através dela, a audiência tem uma série de novas experiências, como fazer novos amigos e se apaixonar pela primeira vez.
A grande questão de Vicenza, que é a busca pelo pai, já abrange um público maior e pode fazer com que pessoas mais velhas se identifiquem. A maneira com que isso é mostrado em tela, no entanto, não é nem um pouco realista. Ela não só chega a uma cidade relativamente grande e perigosa sem saber nada sobre o mundo e não corre nenhum risco, nem passa nenhum aperto, como também é mais do que aceita tanto por Paco, quanto por Giovanne, que nem duvidam da história da menina e nem se questionam se querem ter que lidar com uma suposta filha de dezoito anos que apareceu do nada.
Essas questões não são problemas tão grandes na desenvoltura do longa, porque a ideia é ser um filme bonitinho para adolescente, com pitadas de romance e cenas de comédia. De uma maneira geral, Pai em Dobro funciona, mesmo que não seja um filme completamente realista, mas mais uma vez, essa nem parece ser a intenção.
Maisa Silva se sai bem no papel, sua atuação não é incrível, mas ela é carismática e divertida e é muito fácil se apegar à sua personagem e torcer por ela. Laila Zaid é muito engraçada, embora apareça pouco e Eduardo Moscovis interpreta um personagem charmoso de quem a plateia logo gosta.
Pai em Dobro é uma comédia agradável, voltada para adolescentes, que cumpre o papel que se propõe e que funciona como um ótimo entretenimento. O filme está disponível na Netflix.