Pai em Dobro – Inspirado no livro de Thalita Rebouças

Vicenza (Maisa Silva) vive com sua mãe, Raion (Laila Zaid), em uma comunidade, mas não sabe nada sobre seu pai. Quando a garota completa dezoito anos, Raion decide ir passar um tempo na Índia.

Vicenza se vendo sozinha pela primeira vez, mexe nas coisas da mãe e encontra fotos de dois homens que podem ser seu pai e resolve ir atrás deles.

Uma vez fora da comunidade, Vicenza vai ter que dividir seu tempo entre Paco (Eduardo Moscovis) e Giovanne (Marcelo Médici), sem que um saiba do outro.

Vicenza e Paco - Pai em Dobro
Vicenza e Paco

Pai em Dobro é inspirado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças.

Um Pai em Dobro para Vicenza

Boa parte do filme é focada em sua protagonista, Vicenza, e é ela que o telespectador acompanha do começo ao fim, mesmo que a trama seja sua busca por outra pessoa. Vicenza é uma adolescente que acabou de completar dezoito anos e que vive em uma comunidade com sua mãe, Raion. Raion já saiu da comunidade, mas Vicenza passou toda a sua vida no local.

Maisa Silva em cena do filme Pai em Dobro
Maisa Silva em cena do filme

Embora ela se dê bem com a mãe e com os outros moradores da comunidade, Vicenza tem muita curiosidade de conhecer seu pai e é por isso que ela resolve sair em sua busca. É a partir daí que a ação realmente começa.

Ela não está só em busca de seu pai, mas também saindo para o mundo pela primeira vez, o que para uma menina que passou a vida toda em uma comunidade, é um grande passo. Pai em Dobro é também um retrato do crescimento e do amadurecimento de Vicenza, que sai de sua comunidade sem saber muita coisa do que acontece fora dali, e acaba aprendendo sobre amizade, amor e como se dão as relações entre as pessoas.

Claro que Pai em Dobro é um filme relativamente inocente, uma vez que Vicenza mesmo sozinha, sem saber nada na cidade, não sofre nenhum tipo de perigo ou ameaça, mas é um filme voltado para o público adolescente, então não se preocupa tanto em retratar situações extremamente realistas.

Pai em Dobro é inspirado em um livro de Thalita Rebouças
Pai em Dobro é inspirado em um livro de Thalita Rebouças

Uma comédia de erros

O outro assunto de Pai em Dobro e o que de fato empurra a trama para frente é a procura de Vicenza por seu pai. Depois que sua mãe viaja, Vicenza encontra a foto de dois homens que ela acredita que podem ser seu pai: Paco, um pintor que sua mãe conheceu em um carnaval e Giovanne, amigo de Paco, com quem Raion também namorou.

Vicenza sai em busca dos dois e os encontra, mas não avisa nenhum deles que encontrou o outro ou que sequer desconfia que os dois possam ser seu pai. Ela começa a conviver com os dois, passando um tempo na casa de Paco e um tempo na casa de Giovanne, mas faz de tudo para que um não saiba do outro.

A partir daí, o filme se desenvolve mais ou menos como uma comédia de erros, onde Vicenza responde mensagens de um quando está com o outro e arruma desculpas para quando precisa passar um tempo com Paco ou Giovanne.

Raion e Vicenza
Raion e Vicenza

A trama se sai bem e tem momentos divertidos, enquanto deixa seu telespectador na expectativa de descobrir quem de fato é o pai de Vicenza e quando Paco e Giovanne vão se encontrar.

Aspectos técnicos de Pai em Dobro

Como o filme é voltado para o público adolescente, os assuntos tratados são pensados para falar com esses telespectadores. A protagonista é uma adolescente que está conhecendo o mundo e, através dela, a audiência tem uma série de novas experiências, como fazer novos amigos e se apaixonar pela primeira vez.

A grande questão de Vicenza, que é a busca pelo pai, já abrange um público maior e pode fazer com que pessoas mais velhas se identifiquem. A maneira com que isso é mostrado em tela, no entanto, não é nem um pouco realista. Ela não só chega a uma cidade relativamente grande e perigosa sem saber nada sobre o mundo e não corre nenhum risco, nem passa nenhum aperto, como também é mais do que aceita tanto por Paco, quanto por Giovanne, que nem duvidam da história da menina e nem se questionam se querem ter que lidar com uma suposta filha de dezoito anos que apareceu do nada.

O filme funciona como uma comédia de erros
O filme funciona como uma comédia de erros

Essas questões não são problemas tão grandes na desenvoltura do longa, porque a ideia é ser um filme bonitinho para adolescente, com pitadas de romance e cenas de comédia. De uma maneira geral, Pai em Dobro funciona, mesmo que não seja um filme completamente realista, mas mais uma vez, essa nem parece ser a intenção.

Maisa Silva se sai bem no papel, sua atuação não é incrível, mas ela é carismática e divertida e é muito fácil se apegar à sua personagem e torcer por ela. Laila Zaid é muito engraçada, embora apareça pouco e Eduardo Moscovis interpreta um personagem charmoso de quem a plateia logo gosta.

Pai em Dobro é uma comédia agradável, voltada para adolescentes, que cumpre o papel que se propõe e que funciona como um ótimo entretenimento. O filme está disponível na Netflix.

Pai em Dobro

Nome Original: Pai em Dobro
Direção: Cris D'Amato
Elenco: Maisa Silva, Eduardo Moscovis, Marcelo Médici, Pedro Ottoni, Fafá de Belém
Gênero: Comédia, Família, Drama
Produtora: A Fábrica
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2021
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar