Retrato do Amor, não se engane pelo título bobo

Em Retrato do Amor, um determinado fotógrafo de Mumbai, pressionado por sua família a se casar o mais rápido possível, convence uma tímida estranha a fingir ser a sua mulher durante algum tempo. Apesar da relutância, ela aceita a proposta. Então, os dois desenvolvem um laço totalmente inesperado que os muda de maneiras nunca antes imaginadas.

Rafi (Nawazuddin Siddiqui) trabalha como fotógrafo em pontos turísticos da cidade de Mumbai. Durante um dia normal de trabalho fotografa a jovem Miloni (Sanya Malhotra) que vai embora sem receber a foto.

Ao saber que sua avó, que o criou desde a morte dos pais e vive lhe enviando propostas de casamentos com jovens de sua aldeia, decidiu parar de tomar seus remédios enquanto o neto não se case, Rafi decide então procurar pela misteriosa jovem. Ele lhe propõe a troca da foto pelo favor dela aceitar se encontrar com a determinada e desconfiada avó. Seria o plano perfeito, mas nada é infalível nessa vida. Assim, sua avó decide viajar até Mumbai para conhecer a pretendente do neto.

Nawazuddin Siddiqui é Rafi em Retrato do Amor
Nawazuddin Siddiqui é Rafi

Ritesh Batra surpreende novamente

Retrato do Amor poderia ser uma comédia romântica completamente esquecível com uma trama batida como a descrita acima pode sugerir, mas confesso que o filme do diretor e roteirista Ritesh Batra me surpreendeu com uma delicadeza e atenção aos personagens e suas angústias.

Rafi não é um solteirão convicto, e sim um homem solitário e endurecido pela vida. Ele trabalha com o objetivo único de pagar as dívidas deixadas pelo pai e garantir o sustento da avó. Sua vida não tem luxos, a não ser a tradição de tomar um tipo muito específico de sorvete todo final de mês. Portanto, casamento é a última coisa que passa por sua cabeça. Mesmo com as provocações dos amigos sobre ele estar ficando velho e “passando do ponto”.

Miloni, por sua vez, também sofre com o assunto casamento. Sua família já tem um pretendente em vista e tenta influenciar a tímida jovem a conhecer o filho de um amigo de negócios de seu pai. Filha exemplar e estudante dedicada, ela busca trilhar seu próprio caminho mas, extremamente tímida, mal tem voz em casa e simplesmente vai levando a vida.

O amadurecimento em Retrato do Amor

Ao ajudar Rafi com seu plano, vemos Miloni se abrir aos poucos. Por mais absurda que sua decisão de fazer isso por uma simples fotografia possa parecer, ao contar para a avó do rapaz a história de como os dois de conheceram, Miloni diz que ao ver a foto que seu neto tirou ela se viu mais feliz do que realmente era, e o sorriso dela (o primeiro e se não me falha a memória, único no filme) entrega todo o carinho dela pela foto. A partir daí a sua decisão faz todo o sentido. O filme é todo baseado nesses pequenos detalhes, maneirismos dos personagens, frases soltas e enquadramentos de câmera que contam muito da história.

Detalhe para a empregada da família da jovem que compartilha da mesma origem humilde de Rafi. Ela é enquadrada quase que na totalidade do filme apenas do pescoço para baixo. Numa conversa com Miloni, a moça se senta no chão como forma de submissão. Depois, com uma nova visão da forma como essas pessoas vivem, é Miloni que se senta no chão ao conversar com a empregada. Este é um aspecto simples, mas que diz muito sobre o amadurecimento da personagem.

Leia aqui sobre outro filme que se passa em Mumbai

Retrato do Amor é um romance simples e bem executado. Com ótimas atuações, o filme nos leva a refletir sobre como pequenas ações e gentilezas podem significar muito para as pessoas. Então, como os velhos são mais sábios que os jovens, fica aqui um conselho da avó de Rafi ao dizer para ele viver a vida e deixar as obrigações e tristezas para trás. “Já não passou da hora de você ostentar suas lágrimas como troféus?”. Retrato do Amor tem estreia prevista para o dia 08 de agosto.

Retrato do Amor

Nome Original: Photograph
Direção: Ritesh Batra
Elenco: Nawazuddin Siddiqui, Sanya Malhotra, Sachin Khedekar
Gênero: Drama, Romance
Produtora: Poetic License Production
Distribuidora: California Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar