Shade – Entre Bruxas e Heróis, do diretor Rasko Miljkovic

O mundo da infância e adolescência não é fácil para ninguém. Principalmente para Jovan (Mihajlo Milavic) um menino de 10 anos que tem paralisia cerebral. Por conta disso, sua rotina é restrita entre escola, casa e fisioterapia, pela sua dificuldade de locomoção. E essa história é contada em Shade – Entre Bruxas e Heróis.

Uma das primeiras cenas de Shade – Entre Bruxas e Heróis é quando sua mãe o leva para a escola. Neste momento ele reclama de estar atrasado para chegar antes de todos os seus colegas. Percebemos quando o garoto sai do carro que ele sente receio que o vejam caminhando devido a sua condição. Na escola ele tem permissão de sentar sozinho nas mesas que são colocadas em duplas, o que, na minha opinião, é a pior opção. Afinal, vemos que isso acaba incentivando e fortalecendo o bullying contra ele. Como sempre, os professores estão em outro mundo e não veem que o menino sofre deste mal.

shade-entre-bruxas-e-herois-01
Jovan e Milica

Shade – Entre Bruxas e Heróis: A garota kick-ass

Mas tudo isso muda quando Milica (Silma Mahmuti), a novata da classe, chega e senta na mesa vaga, que seria a dupla de Jovan. E ao invés dele se sentir feliz de ter alguém finalmente sentado ao lado dele, ele fica muito desconfortável com a situação.

Em sua casa ele implora para a sua mãe e para o seu pai para que possa mudar a mesa e ambos não levam a sério o que o menino fala. Ele acaba indo para o quarto e escuta seus pais debocharem do seu pedido. Assim ele acaba ficando extremamente irritado e nisso ele se transforma em Shade. Mas isso tudo vem da sua imaginação fértil e nela ele é invencível! Combate o crime em sua cidade de papel montada por ele com a ajuda de sua mãe.

Mas com os dias ele percebe que Milica é uma distração dos bullyings por ser uma garota briguenta. Ela enfrenta sem medo os valentões da escola e isso acaba aproximando os dois. E ele a insere no seu mundo de fantasia, que para ele é, na verdade, um refúgio das suas limitações físicas. E para ela, uma fuga da realidade que enfrenta com a separação dos pais.

shade-entre-bruxas-e-herois-02
No mundo da imaginação de Shade – Entre Bruxas e Heróis

Os caçadores de Bruxas

Milica logo tem um plano para os dois: exterminar a Bruxa, que é, nada mais nada menos, a nova namorada de seu pai. Para as crianças tudo ainda é um mistério, e uma coisa que para o adulto é simples, quando não bem explicada pode virar uma bola de neve na cabeça infantil. Assim como um símbolo de “OM”, ervas, culinária saudável, na cabeça de crianças pode ser visto como poções, símbolos mágicos e coisas que não são boas.

Leia também sobre Extraordinário

Mas nesta jornada, Jovan sai da sua zona de conforto, enfrentando dificuldades reais e no final ele acaba se virando do jeito que pode. Mas com certeza ambos os protagonistas acabam evoluindo muito no decorrer do filme.

E o plano deles, deu certo ou não? Isso só conferindo Shade – Entre Bruxas e Heróis para saber o final!

Depois de passar por mais de 20 festivais pelo mundo, de ganhar os prêmios do juri popular no Festival Internacional de Toronto (Tiff Kids) e de melhor filme na Mostra Geração do Festival do Rio deste ano, o filme chega ao Brasil no dia 24 de janeiro com distribuição da Cineart Filmes.

Shade - Entre Bruxas e Heróis

Nome Original: Zlogonje
Direção: Rasko Miljkovic
Elenco: Mihajlo Milavic, Silma Mahmuti, Jelena Djokic, Bojan Zirovic
Gênero: Aventura, Drama, Família
Produtora: Akcija Produkcija
Distribuidora: Cineart Filmes
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar