Shazam! O Poder da Esperança e da nostalgia

Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Costumo dizer que a única vez que uma HQ de super-herói me fez chorar foi quando li Shazam: O Poder da Esperança de Paul Dini e Alex Ross. Não que a história fosse triste. Muito pelo contrário. Ela mostra toda uma visão do que seria, para uma criança, se tornar o mortal mais poderoso da Terra. Isso com habilidades semelhantes às do Superman. Mas mesmo todos esses poderes se mostram inúteis contra algo comum aos mortais.

Shazam! finalmente chega aos cinemas e cumpre o que os produtores diziam ser a intenção deles: criar uma comédia de ação inspirada em clássicos dos anos 80, principalmente Quero Ser Grande e Goonies.

Billy e Freddy - Shazam
Billy e Freddy

Sessão nostalgia

Durante toda a sessão me senti com 10 anos, sentado em casa no meu sofá com uma travessa cheia de bolinhos de chuva no colo e um copo de Toddy gelado na mão. O longa tem aquela sensação boa de sessão da tarde e isso não é nenhuma desvantagem. Nunca tivemos tantos filmes de super-heróis nas telas e alguns até dizem que o gênero já se tornou saturado com uma média de três filmes em média por ano.

Mas Shazam! tem um clima diferente, algo que não se via desde o primeiro Superman com o grande Christopher Reeve. E, por mais que eu ache piegas, a melhor palavra que posso usar pra definir o que o longa tem, é CORAÇÃO.

Zachary Levi é Shazam e Mark Strong é Dr. Thaddeus Sivana
Zachary Levi é Shazam e Mark Strong é Dr. Thaddeus Sivana

É impossível não se apaixonar pelo elenco infantil. Todas as cenas na casa de acolhimento estão fantásticas e hilárias e são, sem dúvida, a alma do filme. Destaque para a dinâmica da dupla Billy/Freddy (Asher Angel e Jack Dylan Grazer) e a pequena e brilhante Darla (Faithe C. Herman). Para se ter uma ideia do quanto essa personagem é fofa, pensem na Agnes de Meu Malvado Favorito. 😉

Destaque positivo também para Zachary Levi, que nasceu para ser o Shazam e, me arrisco a dizer, vai entrar numa lista de atores para sempre lembrados como icônicos no papel de super-herói no cinema.

Shazam em cena
Shazam em cena

Shazam!

O orçamento mais enxuto do filme (100 milhões USD), se comparado ao padrão de filmes de herói, se torna mais evidente nas cenas de ação, mas não compromete as sequências de pancadaria entre o herói e o vilanesco Dr. Silvana, que aqui se tornou um amálgama com o clássico antagonista Adão Negro que será interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson em filme solo.

Em conclusão, Shazam! é diversão garantida, repleto de referências aos quadrinhos e aos últimos longas da DC/Warner. Inclusive com filmes que nem chegaram aos cinemas. E ganha um parabéns quem descobrir. É muito bom ver um herói inocente e de coração puro de volta às telas, ainda mais agora em que todos precisam ser marrentos, sofredores, sarcásticos ou politizados.

E fica a dica, Shazam! tem duas cenas pós créditos. O longa estreia dia 04 de abril.

Shazam!

Nome Original: Shazam!
Direção: David F. Sandberg
Elenco: Zachary Levi, Asher Angel, Mark Strong, Djimon Hounsou, Jack Dylan Grazer, Grace Fulton, Ian Chen, Faithe Herman, Cooper Andrews, Marta Milans, Meagan Good, D.J. Cotrona, Adam Brody, Ross Butler, Michelle Borth
Gênero: Aventura, Comédia
Produtora: Warner Bros, New Line Cinema
Distribuidora: Warner Bros
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar