Tommy, 1975, a ópera rock do The Who

Quando criança, Tommy (Roger Daltrey) viu seu padrasto (Oliver Reed) matar seu pai e, depois de ouvir sua mãe (Ann-Margret) dizer que ele “não viu e nem ouviu nada”, Tommy de fato se tornou cego, surdo e mudo.

Mais tarde, o quase catatônico Tommy participa de um concurso de pinball enfrentando o famoso Pinball Wizard (Elton John) e acaba se tornando o campeão.

Tommy é inspirado no disco de mesmo nome da banda The Who.

O The Who em cena de Tommy
O The Who em cena de Tommy

Ópera rock

Este não é exatamente um musical, pelo menos não nos termos comuns. Tommy pode ser classificado como uma ópera rock, pois boa parte do filme é cantada, assim como uma ópera. Mas o tipo de música que toca é o rock.

Então funciona mais ou menos como Pink Floyd – The Wall, principalmente porque os dois filmes são inspirados em álbuns que são basicamente sua trilha sonora.

Mas diferentemente de Quadrophenia, o outro filme do The Who, Tommy tem uma história bem mais fantasiosa e imagina um mundo futurístico.

Roger Daltrey como Tommy
Roger Daltrey como Tommy

Tommy

Até na sua trama o musical guarda semelhanças com Pink Floyd – The Wall. Os dois filmes tem como protagonistas garotos que crescem e se tornam excluídos. Eles são considerados esquisitos, mas guardam um enorme talento e potencial dentro de si.

O protagonista é um jovem que foi tolhido quando criança e por isso se tornou praticamente catatônico. Ninguém leva o que ele faz a sério e sua mãe vive à procura de uma cura para o filho, que ela nunca encontra.

No entanto, mesmo sendo cego, surdo e mudo, o rapaz tem muita habilidade no pinball. Isso faz dele um campeão. O filme usa como protagonista um outsider, que precisa provar seu valor passando por obstáculos. Mesmo que esses obstáculos sejam meros jogos de pinball.

Tommy e a mãe
Tommy e a mãe

Há ainda mais um aspecto em comum com Pink Floyd – The Wall: ele também imagina o que seu protagonista pode se tornar dali a um tempo.

Aspectos técnicos

Tommy não é um musical no sentido mais clássico da palavra. Além das músicas não pararem em nenhum momento, como uma ópera, algumas delas acontecem no palco. Mas elas nunca vem acompanhadas de coreografias.

A trilha sonora é composta de músicas do The Who, mais especificamente as que estão no álbum Tommy, de 1969. Entre elas estão Bernie’s Holiday CampAmazing Journey, Eyesight to the Blind, The Acid Queen, Sparks, Pinball Wizard, There’s a Doctor, Tommy, Can You Hear Me? e We’re Not Gonna Take It.

Elton John como Pinball Wizard
Elton John como Pinball Wizard

O filme também conta com diversas participações especiais de músicos e atores famosos, o que é muito legal. O papel principal é interpretado por Roger Daltrey, integrante do The Who. Ele também aparece nas cenas em que a banda toca.

Isso também acontece com Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon, o resto da banda, que aparece nos papéis deles mesmos e como outros personagens dentro da história. O filme também conta com participações especiais de Eric Clapton, Tina Turner, Jack Nicholson e Elton John como o Pinball Wizard, um dos melhores personagens do filme.

Gostou?

Tommy tem uma trama interessante, mas é necessário que o espectador embarque na história. Senão o filme se torna absurdo e até meio sem sentido. Claro que se você é fã do The Who e do álbum Tommy é mais provável que você goste do filme.

O filme é fantasioso e quase surreal
O filme é fantasioso e quase surreal

Para quem não é tão conhecedor da banda assim, o filme vale pelas incríveis participações.

Tommy é um filme que pode agradar a todos, mas que tem um gostinho especial para quem é fã do The Who.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar