Un’avventura – Inspirado nas músicas de Lucio Battisti

Matteo (Michele Riondino) e Francesca (Laura Chiatti) se conhecem desde pequenos e ele sempre foi apaixonado por ela. Quando mais velha, Francesca foge da sua cidade natal e ela e Matteo só se reencontram depois de anos, quando começam um relacionamento.

Ao longo de uma década, acompanhamos enquanto Matteo e Francesca se encontram e desencontram, enquanto tentam resolver o seu complicado relacionamento. Un’avventura é um musical inspirado nas músicas de Lucio Battisti.

Matteo e Francesca em Un'avventura
Matteo e Francesca

Un’avventura – Matteo e Francesca

Un’avventura tem como protagonistas Matteo e Francesca e, quando o filme começa, eles são dois jovens que se conhecem desde pequenos. Matteo é claramente apaixonado por Francesca, mas ela é bonita e popular e embora seja amiga de Matteo, parece não o enxergar da mesma forma.

Nos anos 1970, Francesca sai de casa, buscando se encontrar. Ela promete manter contato com Matteo, mas nunca mais escreve ou responde suas cartas. Os dois voltam a se encontrar quando ela volta à cidade e passa a viver com um grupo de hippies. É então, que o romance dos dois ganha força de verdade. Eles logo começam a namorar e vão viver juntos, arrumam empregos que gostam e, eventualmente, se casam.

Un’avventura também mostra os problemas do casal que, em determinado momento, começa a se perguntar se eles deveriam estar juntos, questionar a relação e se interessar por outras pessoas. O filme traz ainda questões que dizem respeito às famílias de Matteo e Francesca, suas relações com seus pais e amigos e a carreira musical de Matteo.

Michele Riondino em cena do filme Un'avventura
Michele Riondino em cena do filme

Uma história de amor

Na realidade, o que Un’avventura mostra é uma história de amor com todos os seus momentos bons e suas complicações. Fica claro que a ideia do filme é mostrar que a relação entre os dois protagonistas é única e original mas, na verdade, a história de Matteo e Francesca é muito parecida com qualquer outra história de amor do cinema. Os dois se conhecem, se separam, se reencontram, se apaixonam, se casam e assim por diante.

É verdade que o longa tem um tom mais realista do que muitos filmes românticos, onde o casal passa por vários percalços, mas se mantém certo e completamente fiel ao seu amor, já que em Un’avventura, Matteo e Francesca se questionam e passam por momentos de dúvidas sobre o relacionamento.

"<yoastmark

O filme não apresenta nada de tão inovador, o que por um lado é meio decepcionante, mas por outro é interessante, já que pode aproximar o público da trama, uma vez que o que é narrado aqui é bem próximo de muitas relações românticas da vida real.

As músicas

Un’avventura é um musical inspirado nas músicas de Lucio Battisti e, o título do filme é, inclusive, o título de uma música do cantor. A ideia é bem parecida com a dos filmes Across The Universe, que usa músicas dos Beatles e Mamma Mia!, que usa músicas do ABBA. A trama do filme é pensada para se encaixar nas músicas de Battisti.

Laura Chiatti como Francesca
Laura Chiatti como Francesca

Por isso, a trilha sonora é composta por músicas como Uno in più, Acqua azzurra, acqua chiara, Nel sole, nel vento, nel sorriso e nel pianto, Il vento, Non è Francesca e Un’avventura, todas compostas por Battisti e Mogol.

As músicas aqui funcionam não só para empurrar a história para frente, como também são a principal inspiração para a trama do filme. Resumindo, Un’avventura só existe por que sua trilha sonora existe. O filme tem uma trama que coloca Matteo como um compositor, então algumas das músicas são cantadas em apresentações ou em cenas que se passam na gravadora onde ele trabalha, mas muitas delas são cantadas em forma de falas, como um musical tradicional.

Un'avventura fala de uma história de amor que pode causar reconhecimento
Un’avventura fala de uma história de amor que pode causar reconhecimento
Aspectos técnicos de Un’avventura

O roteiro é relativamente simples, pois acompanha um casal desde o começo de sua amizade, até o desenlace de seu relacionamento. O longa tenta passar a ideia de que aquela é uma história totalmente original, mas na realidade, o romance de Matteo e Francesca não tem muitas novidades. Isso não quer dizer que ele não funcione. É fácil de acreditar na história dos dois porque, se por um lado ela não traz nenhuma novidade, ela é muito próxima da vida real e pode trazer reconhecimento à plateia.

A história se passa durante a década de 1970 e, embora o filme tenha algum cuidado com os figurinos, eles não são muito realistas, então, o público sabe em que época o filme se passa, mas as roupas dos personagens podem facilmente se passar por roupas dos dias de hoje. Esse é outro elemento que deixa Un’avventura próximo do seu público, afinal, a história de Matteo e Francesca é atemporal. Como o filme não dá nenhum aspecto histórico que o coloque na década de 1970 – como, por exemplo, Across The Universe faz com a guerra do Vietnã e Os Miseráveis faz com a revolução francesa – a plateia sente que aquela trama poderia se passar em qualquer década.

Acompanhamos os encontros e desencontros do casal - Un'avventura
Acompanhamos os encontros e desencontros do casal

Un’avventura é um romance não muito surpreendente, mas que pode causar reconhecimento no público. As músicas escolhidas fazem sentido dentro da trama e o filme certamente vai agradar os fãs de Lucio Battisti. O filme é imperdível? Não, mas entrega o que promete e tem momentos divertidos, por isso, funciona como entretenimento.

Un'Avventura - Trailer Ufficiale

Un'avventura

Nome Original: Un'avventura
Direção: Marco Danieli
Elenco: Michele Riondino, Laura Chiatti, Valeria Bilello, Thomas Trabacchi, Giulio Beranek
Gênero: Musical
Produtora: Fabula Pictures
Distribuidora: Lucky Red
Ano de Lançamento: 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar