X-Men Versus Vingadores Resenha
Começou o maior evento Marvel do ano: X-Men Versus Vingadores.
Os dois maiores grupos de heróis do planeta entram em confronto pelo direito de decidir como lidar com a força mais destrutiva do universo: a Força Fênix.
Este é o segundo grande arco da Marvel em apenas alguns anos onde heróis lutam contra heróis e não contra vilões. E entram em batalha para defender um ponto de vista que não está necessariamente certo ou errado. Ao que parece, o primeiro confronto (A Guerra Civil) fez tanto sucesso que resolveram repetir a dose.
Talvez seja justamente essa tendência de humanização dos heróis para aproxima-los de nós, reles e normais humanos. Mostrar que eles também têm dúvidas e têm o direito de estarem certos ou errados. E que sempre há consequências, não importa a decisão tomada.
De qualquer forma, esta fluindo de forma natural, sem forçar a barra. E estou muito satisfeito até agora com o resultado.
Falando efetivamente sobre o evento, alguns personagens são importantíssimos e precisam ser conhecidos antes de qualquer cenário ser apresentado:
A Força Fênix
É a própria vida, numa manifestação imortal, indestrutível e mutável. Apresentando-se na forma de um pássaro de fogo, é a guardiã responsável pelo bom andamento do universo. Se não presta, a Fênix destrói. Simples assim.
Feiticeira Escarlate
Wanda Maximoff é filha de Magneto. Ela é uma mutante nível ômega (isso significa que ela é f***). Seus poderes se estendem desde manipulação de probabilidades e feitiços até alterar a realidade.Simples assim²! Ela já brigou muito contra os X-Men, mas se regenerou e entrou pros Vingadores. Mas aqui, cabe um parênteses: ela estava desaparecida e sendo dada como morta desde que enlouqueceu e com três palavras (CHEGA DE MUTANTES!) praticamente dizimou a raça dos homo superior, transformando mais de 90% deles em humanos. Depois desse dia, também não nasceumais nenhum mutante. Ela voltou recentemente no arco “A Cruzada das Crianças”. Retorno num momento bem oportuno, não?
Esperança Summers
Primeira mutante a nascer depois das palavrinhas inocentes de Wanda. Considerada uma messias, é adotada pelo viajante temporal Cable, que na intenção de protegê-la e treina-la, cria a menina até os 16 anos através de viagens no tempo. Reapareceu também recentemente e tem o poder de mimetizar poderes de outros mutantes. É ruiva de olhos verdes. Essas características lembram alguém??
Jean Gray
Sim, a Garota Marvel, X-Man original, mutante nível ômega, ex mulher de Ciclope, objeto de desejo de Wolverine, ruiva de olhos verdes e a primeira hospedeira da Força Fênix. Está morta para o mundo, mas sua alma vive na “Sala Incandescente”, um lugar pra onde vão os espíritos dos avatares da Fênix.
Agora sim, vamos ao evento. Sinais vêm chegando de várias partes do universo anunciando que a Fênix se encaminha para a terra. Todos os heróis já cientes, buscam uma explicação e todos chegam na mesma conclusão: ela vem ao encontro de Esperança (obviamente, ela tem um fraco por ruivas de olhos verdes).
Para Ciclope, atual líder dos X-Men, isso é um sinal divino, talvez o cumprimento do destino da messias Esperança em salvar a raça mutante. Ciente de que podem haver mortes no processo, ele acredita que a Fênix venha pra encerrar um ciclo e começar outro. Quer manter Esperança ao lado dele na ilha Utopia (lar dos mutantes restantes) até que a Fênix chegue.
Para Steve Roger (vulgo Capitão América) e os demais Vingadores, a Força Fênix é uma ameaça potencial ao planeta. Conhecendo a história de Jean (que tentou dominar a Fênix e falhou) e sabendo que nada de bom pode vir dessa visita, eles tomam duas decisões: tentar interceptar a Fênix antes que ela chegue à Terra e caso não seja possível, manter Esperança sob a custódia dos Vingadores pra não permitir o encontro entre as duas.
Já da pra imaginar que a conversa entre os dois lideres acabou em pancadaria, certo? E enquanto as duas super equipes se estapeiam, Esperança começar a manifestar os poderes da grande ave de fogo (Fora que ainda temos Wolverine que quer mesmo matar a moça pra resolver a questão).
Agora nos resta aguardar o desenrolar dessa história que promete balançar o Universo Marvel. Provavelmente teremos mortes de personagens importantes e volta de outros.
Não sei por que, mas já prevejo um combate épico entre Esperança e Wanda