Novidades do Creators Update, próxima atualização Windows 10

Novidade chega ao Windows 10 no dia 11 de Abril

creator update

O próximo update do Windows, batizado de Creators Update, acontecerá no próximo dia 11 de Abril e será mais que uma simples atualização de sistema. A Microsoft quer tornar o Windows não apenas uma plataforma de produtividade por aplicativos, mas também um sistema operacional onde você pode produzir e compartilhar sua criatividade. Isso significa que construir um modelo 3D com o novo Paint 3D ou iniciar transmissões ao vivo do seu jogo favorito se tornou mais fácil, uma vez que agora os recursos encontram-se nativos do próprio windows, facilitando a interação para os novos usuários ( se é que ainda existe pessoas nesse mundo que não conheça a boa e velha janela).

Apesar dos aplicativos permanecerem os mesmos, ao contrário da última atualização de aniversário onde diversas características visuais foram trocadas, algumas pequenas modificações tendem a trazer um sistema melhorado, como o modo Night Light que facilita o trabalho em ambientes com baixa redução de luz, reduzindo a quantidade de azul do monitor (similar ao que ocorre com o app Flux e o recurso Night Shift do iOS ou MAC OS). Agora você pode usar o Windows Ink para marcar suas fotos e vídeos e além disso, você pode fazer upload de músicas no OneDrive e ouvi-las pelo aplicativo Groove, que deve ser um caminho mais curto para quem quer mudar sua biblioteca musical no Xbox One.

Paint 3D do Windows 10 Creators Update

O Paint 3D é uma evolução do clássico Paint, o termo em adição se refere a característica que o aplicativo ganhou uma vez que agora permite que sejam feitas edições de imagens em três dimensões, provavelmente o elemento mais importante dessa atualização. A ferramenta de desenho permanece com sua interface minimalista com seus botões clássicos e a barra lateral esquerda mas agora ganha recursos como: botões de pinceis, objetos 3D, adesivos 2D,  efeitos de Canvas e o Remix 3D, que pretendem ajudar na hora de dar asas a imaginação. Isso tudo pode ser compartilhado por meio da Creators Community, tornando o Paint um aplicativo mais importante do que era até então.

vitamina

Os modelos 3D incluem formas como homens, mulheres, cachorros e gatos por padrão, mas você pode adicionar mais modelos utilizando o Remix 3D. Com alguns objetos geométricos 3D, você pode tornar simples formas em objetos 3D graciosos, enquanto a parcela de objetos é bem pequena, a ideia talvez seja justamente incentivar as crianças a trazerem suas próprias criações para dentro do aplicativo e nisso ele acerta em cheio.

Adicionar uma textura a um determinado modelo, se antes dependia de algumas ações complexas em softwares de modelagem igualmente complicados, agora no Paint 3D só depende de um arrastar de imagem para fazer a coisa acontecer, além de simples a edição é possível observar os objetos gerados no navegador Edge, dando mais um recurso ao substituto do Internet Explorer. Falando nisso, a sinergia entre as aplicações tornou a coisa interessante, é possível por exemplo importar suas criações no Minecraft para dentro do Paint e quem sabe em breve até imprimir esses modelos em 3D.

Atualizações Gamísticas do Windows 10 Creators Update

Para aqueles que preferem o lado gamer da coisa, a Microsoft trará atualizações para o PC e Xbox One dentro pelo Windows Insider Programs, o sistema que começa essa semana vai permitir que jogadores do mundo todo possam jogar e experimentar os novos recursos da atualização do Windows 10 Creators no PC, com recursos adicionais que também afetaram o console nos próximos dias. No início desta semana, os membros do Insider selecionados já puderam conferir alguns dos novos recursos com a atualização da Home, do Guia e da multitarefa para o Xbox One.

A barra de games também sofreu modificações no Windows 10. A Microsoft adicionou novos recursos a ferramenta (que pode ser ativada pressionado a tecla Windows + G) incluindo a opção de poder transmitir a jogatina online. Claramente, a Microsoft não perdeu tempo na integração com o serviço Beam (beam.pro). A empresa pretende alcançar um público que antes não fazia streamings e a utilização do serviço da Beam permite transmitir jogos com até um sub-segundo de latência, o que permite uma sincronização quase em tempo real para quem assiste a transmissão. Uma jogada interessante da dona da tela azul.

teste222

Seus amigos do Xbox Live serão alertados todas as vezes que você iniciar um broadcast pelo Beam (novamente mostrando a sinergia da coisa), e você poderá visualizá-los tanto no PC quanto no Xbox One. E sim, os donos de Xbox poderão transmitir utilizando o Beam. O The Creators Update também introduz um modo chamado Game Mode ao Windows 10. Ao colocá-lo nessa condição, os recursos do sistema priorização qualquer jogo que você esteja jogando que suporte o novo recurso. Se, por exemplo, você estiver com o Photoshop em execução e resolva abrir o Doom 3 por exemplo, seu computador vai fazer com que os recursos de CPU e GPU sejam priorizados para o jogo, oferecendo ganho na plataforma. A Microsoft diz que em breve esse modo vai permitir frame rates mais consistentes e melhoria na performance do game.

Melhorias na navegação no Edge

A Microsoft tem investido no seu navegador Edge, substituto do Internet Explorer e que até então tem se mostrado bem melhor que seu antecessor. Nas novidades dessa atualização, o navegador contará com um sistema de preview de tabs, onde ao colocar o mouse sobre uma das abas do navegador é possível visualizar as informações da página sem entrar necessariamente nela.

previewtabs

Além disso, é possível gravar coleções de abas para que sejam lidas posteriormente, algo similar ao favoritos porém de uma maneira mais organizada.

Uma atualização criativa

São algumas mudanças simples mas que mostram o caminho que a Microsoft quer investir e atualizar, permitindo ainda a popularização de alguns recursos que anteriormente não atingiam certos públicos. Além disso, em um período onde as palavras-chave são VR e 4K, avançar o comportamento da plataforma para atender esse nicho cada vez melhor tende a fazer com que a empresa venha a se consolidar cada vez mais.

Agora falta pouco, vamos esperar que o grande dia esta para chegar… O que você achou dessa iniciativa ?

Deixe seu comentário ou até mesmo ajude a vitaminar esse post com mais informações sobre o tema.

Tadashi Suto
... pensei bastante e ainda não consegui criar uma boa biografia, mas ninguém lê o que escrevo aqui, caso você que chegou até aqui quer saber mais acesse as redes com os links abaixo, ou deixe seu comentário.

Tags dos Artigos