12 guerreiros do Zodíaco reunidos em Juni Taisen
Uma grande novidade na última temporada de animes, Juni Taisen utiliza a premissa do zodíaco chinês, composto também por 12 animais, para colocá-los diante de uma outra visão, bem mais sangrenta. Cheio de representatividades e com uma trama bem elaborada, o anime é uma pedida e tanto para os fãs de animes como Mirai Nikki, Death Note e Joker Game e apesar de trazer consigo alguns traços, Juni Taisen conseguem se destacar pela sua originalidade.
Na história, passaram muitos anos depois do último torneio e é chegado a hora de reunir novamente os 12 guerreiros escolhidos e colocá-los frente a frente para combater em uma cidade arena, onde a estratégia, habilidade e sorte, serão testadas de inúmeras formas. Os guerreiros são selecionados de diversas formas, alguns pertencem a famílias, outros são descendente de estilos ou tem seus próprios interesses, mas todos eles terão seus destinos selados em um ambiente de vida ou morte onde somente um poderá sobreviver.
No início do torneio cada um come uma gema-veneno e o antídoto só é entregue ao último sobrevivente, evitando desistências e fugas. Vence claro, aquele que tiver todas as gemas-veneno no final do campeonato. Nem tudo é tristeza, o ganhador poderá fazer um pedido, qualquer um, apesar de não observar uma grande motivação dos animais quanto a isso, como se o Juni Taisen fosse algo comum para eles, nenhum deles entrou disposto a perder e é aqui que o anime se destaca, mostrando as personalidades e características de combate de cada um deles.
A Macaco é uma pacifista e sua própria presença no torneio desestabiliza seu fim, seu plano é, caso todos cooperem, salvar todo mundo. A dupla Dragão e Serpente oferecem maleabilidade as disputas e grande parte do culpado é o Coelho, que deste do primeiro episódio já iniciou uma grande reviravolta.
A Galinha e o Cachorro navegam sobre um ambiente de lealdade e traição, enquanto o Cavalo e o Boi dão corpo as habilidades físicas e sua importância na disputa. Essa diferença de habilidades, potenciais e objetivos torna a coisa toda ainda mais interessante, ao decorrer do torneio o que observamos é mais do que uma disputa para descobrir quem é o mais forte, existe claro, uma porcentagem de sucesso para cada um deles baseado no histórico de suas ações e habilidades, porém, não é só isso que vai determinar o sucesso dos personagens, até porquê, você vai observá-los morrer, afinal, é assim que funciona o jogo.
O Rato e a Ovelha dão um show de calmaria no meio da disputa, preenchendo lacunas e enriquecendo a trama, é aquele personagem que você sabe que tem alguma coisa escondida mas que acaba se tornando mais um elemento na tentativa de resolução do grande mistério: quem será o sobrevivente do Juni Taisen?
Deixando de lado o mistério para ser mais objetivo, temos a Javali e a Tigresa , formando elementos importantes que afetarão outros personagens. Nesses encontros, onde cada um tentará arrancar do corpo inimigo a joia para formar a coleção no final e receber seu prêmio, uma frase é dita por cada um deles. Com o passar dos episódios você vai começar a sentir a profundidade que somente a apresentação de cada um dará a certos momentos, mas aqui meu amigo, é ver para crer.