Bio processadores, melhora no monitoramento da vida
A adaptação da tecnologia a nova rede de comunicação, a internet das coisas, tem avançado de uma maneira rápida e isso pode ser observado na quantidade de dispositivos que passaram a possuir conexão com a internet. Não só isso, tivemos um grande impacto na diminuição do tamanho e arquitetura dos componentes, Raspberry PI e os Wearables são exemplos disso.
Nesse último temos um mercado em ascensão de desenvolvimento tanto em nível de software como em hardware e a novidade da vez são os Bio-Processadores da Samsung que traz novas funcionalidades aos dispositivos.
Na última Chip Design Conference realizada na Coreia do Sul a Samsung mostrou uma novidade quanto a tecnologia trazendo um SIP (processador, bluetooth, memória flash e mais) de 45nm que é 75% menor que o chipset atual.
O futuro traz uma tendência de trazer o monitoramento da vida do usuário e é nisso que esse processador traz avanço. Os diversos sensores e as unidades de processamento se combinam para traz um recurso completo quando falamos de recolha de informações dos usuários sem sem a necessidade de processamento adicional externo.
A capacidade de medição do processador não é pouca, com a capacidade de medir dados biométricos, medir a frequência cardiaca, taxa de gordura corporal, entre outros.
Por menos de US$ 200 o SIP inclui uma unidade de gerenciamento de energia, um módulo de sensor de imagem CMOS, Wi-Fi e Bluetooth, um controlador touch, um AP, um Display Driver IC, juntamente com uma Smart Card Security e memória flash.