Antártica Por Um Ano, um documentário gelado

Antártica Por Um Ano é um documentário sobre uma expedição da Marinha do Brasil, onde uma equipe de 15 pessoas, militares ou não, ficou praticamente isolada por conta do gelo e dos aspectos climáticos, durante um ano, na Estação Antártica Comandante Ferraz.

A expedição tem sua partida no Chile, e estava prevista para ter início em 2012. Mas a Estação Brasileira, onde ficaria alojada a equipe, pegou fogo e teve grande parte destruída, adiando o inicio para outubro de 2015.

Formado por quatorze homens e uma mulher, o grupo comandado pelo Capitão Nilo Gonçalves, mostra que para dar certo, é preciso de empatia e esforço de todos. Afinal, eles passam pelo menos 8 meses, que é o período de inverno, completamente sozinhos na Ilha de Rei George.

Antártica Por Um Ano

Antártica Por Um Ano

O longa traz o dia a dia dessas pessoas, suas vivências, como lidam com suas famílias e a distância. Como é enfrentar situações tão extremas, e também a manutenção, manuseio e funcionamento de todo maquinário da Estação. Festas, internet e contagem do tempo em semanas parecem aliviar a tensão da jornada, que é bastante árdua. Afinal, como muitos deles comentam, a mudança é extrema.

A expedição é um estudo contínuo do clima, vegetação, e dos animais. Durante as filmagens, muitos pinguins e focas fazem parte do cenário, que num geral, é branco e azul.

Dirigido por Julia Martins, Antártica Por Um Ano recebeu o prêmio de melhor produção no International Filmmaker Festival of New York.

Antártica Por Um Ano

Leia aqui sobre outros documentários

Por conta das dificuldades encontradas pelo grupo que produziu as filmagens, a equipe não conseguiu desembarcar na ilha na segunda viagem à expedição. Portanto, o documentário conta, em grande parte, com vídeos feitos pelos próprios marinheiros.

Portanto, a fotografia do longa é razoável por se tratar de um documentário, e por se passar no gelo. Porém, várias cenas são de difícil compreensão e ruins de assistir, pois foram feitas com câmeras presas às roupas dos militares.

Apesar de bastante técnico, e com um tema bem específico, Antártica Por Um Ano é um documentário cheio de informações interessantes e com bastante conteúdo. Entra em cartaz no dia 16 de maio.

Antártica Por Um Ano

Nome Original: Antártica Por Um Ano
Direção: Julia Martins
Elenco: Equipe de marinheiros
Gênero: Documentário
Produtora: 3 Tabela Filmes
Distribuidora: EH! Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar