Armas em Jogo ou Guns Akimbo, com Daniel Radcliffe

Contém memes e gifs

O longa de Jason Lei Howden, Armas em Jogo, traz Daniel Radcliffe na pele de um jovem que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando se mete com uma gangue da pesada. Meio que sem querer, ele se envolve com um movimento de rede social muito obscuro.

O que temos aqui é uma comédia de ação onde acompanhamos a jornada do herói pela sua sobrevivência. Miles é um cara normal e solitário que sofre bullying de seu chefe no trabalho. Numa noite, para extravasar suas frustrações, ele entra no famoso site SKIZN, que apresenta uma batalha entre duas pessoas em que a derrota significa a morte. Só para perturbar, ele começa a disparar ofensas contra os criadores da competição.

Certamente, ele não imaginava as consequências dessa atitude na sua vida. Eles comandam um programa online que obriga pessoas desconhecidas a lutar até a morte, enquanto o mundo inteiro assiste a tudo em tempo real. Mas depois de se meter com esses caras, Miles se vê dentro do jogo com duas armas pregadas em suas mãos e uma batalha para travar.  O que fazer para sair dessa quando você é escolhido como o próximo jogador?

Daniel Radcliffe é Miles Harris em Armas em Jogo
Daniel Radcliffe é Miles Harris

Armas em Jogo – Miles

Quem já viu Daniel Radcliffe como um pequeno bruxo em Harry Potter, como um “homem canivete suíço” morto e flatulento em Um Cadáver Para Sobreviver ou com chifres e estranhos poderes em Amaldiçoado, não vai estranhar ver o ator com armas presas aos pulsos lutando contra um sistema maluco de uma gangue perigosa.

Miles Harris se considera um perdedor. Está sempre com a cabeça abaixada usando os mesmos três aplicativos no celular. Ele trabalha com videogames em uma empresa, mas fala mal do jogo que só serve para roubar dinheiro dos pais das crianças viciadas. Sem família, ainda apaixonado pela ex, ele não tem muitos amigos, bebe sozinho em casa e controla sua asma com bombinhas.

Sabe aquele cara que tropeça nos outros na rua porque estava olhando o celular? Ou que curte a foto da ex na rede social sem querer? Ou que não consegue encarar o chefe que o humilha constantemente? Esse é Miles.

Daniel Radcliffe GIF by Madman Films - Find & Share on GIPHY

Guns Akimbo – SKIZM

SKIZM é um jogo perigoso na vida real, transmitido online, onde pessoas devem matar umas às outras para sobreviver. Sim, nós já vimos isso antes. A ideia já foi bem explorada em Battle Royale, Jogos Vorazes, e num estilo mais light (nem tanto) em Nerve. Aqui o jogo consegue ser mais violento, com elementos kitsch e um toque psicodélico.

A montagem num estilo de videogame traz a ação para o momento em que vivemos, ou seja, cercados de tecnologia. O filme faz uma crítica e traz um alerta ao estranho prazer que as pessoas possuem de acompanhar a vida alheia em tempo real. Essa é um pouco mais a pegada de Nerve, citado acima, e também de um episódio em especial de Black Mirror, White Bear.

Por mais que o cabeça da gangue que controla o jogo seja um cara do mal, ele é um típico vilão de desenho animado, que também faz trapalhadas e discursa seu plano maléfico no topo de um prédio. Sendo assim, SIM, temos muitos clichês no filme, mas tudo bem, isso não estraga a experiência.

Vilão feião

Quem é Nix Degraves?

Outra estrela que aparece no longa é Samara Weaving, que vocês já devem ter visto toda machucada e ensanguentada em Casamento Sangrento. Pois preparem-se, aqui ela está ainda mais suja de sangue. Mas também de suor e drogas.

Nix Degraves foi considerada insana aos 13 anos. Ela fugiu de um presídio de segurança máxima e é a atual vencedora invicta do clube de luta clandestino, SKIZM. Além de ser procurada pela polícia, ela é viciada em cocaína. Temos aí a fórmula para a confusão, afinal, Miles precisa matar Nix para sobreviver ao jogo.

Samara Weaving é Nix em Armas em Jogo
Samara Weaving é Nix

Tiro pra todo lado em Armas em Jogo

O filme é atual e apresenta um espetáculo visual, com uma trilha sonora moderna e empolgante. Podemos ver muitos tiros sendo disparados ao som de alguns clássicos em releituras mais sujas e pesadas. Que tal “You Spin Me Round (Like a Record)” como fundo musical de pancadaria? Ou “Ballroom Blitz” do Sweet? Ou então uma matança com algumas canções de ska? Iggy Pop e Ricky James também marcam presença na trilha sonora.

Algumas animações interagem nas imagens ajudando a contar a história. Além disso, informações numéricas aparecem na tela, lembrando a dinâmica de Zumbilândia. Além, é claro, das incontáveis mortes, só que aqui não são zumbis, são pessoas normais no caminho de Nix e do jogo SKIZM.

Miles serve de narrador da trama, contando particularidades da sua vida enquanto conversa com o espectador. Nos apegamos a ele e não sabemos se rimos ou sentimos dó. Imaginem tentar fazer xixi com armas parafusadas nas mãos? Tudo é um grande desafio pra ele, como abrir portas ou atender o celular. Mas as atitudes de Miles vão evoluindo depois que ele sai de casa de pijama e resolve tomar as rédeas da sua vida que encontra-se nas mãos dos vilões.

Diga olá para meus amiguinhos: Avadra e Kedavra – em referência ao antigo personagem do ator, o bruxo Harry Potter

Você curte filmes nessa pegada?

Com um roteiro de altos e baixos, Armas em Jogo pode agradar os fãs de filmes que misturam ação e comédia. Certamente vai arrancar risadas dos mais jovens e vai gerar desespero em alguns mais velhos. Suas reviravoltas são um tanto batidas, mas caminham para um final não tão absurdo quanto poderia ser.

Mas lembre-se, é preciso se desligar da realidade para curtir Guns Akimbo. Aliás, o nome vem de uma posição de tiro onde se usa uma arma em cada mão. Faz sentido então.

Armas em Jogo foi rodado na Alemanha e na Nova Zelândia e estreia nessa quinta, 08/10 em alguns cinemas que já abriram pelo Brasil. Tem também a marca TNT Originals e distribuição pela Cinecolor do Brasil.

Armas em Jogo

Nome Original: Guns Akimbo
Direção: Jason Lei Howden
Elenco: Samara Weaving, Daniel Radcliffe, Rhys Darby
Gênero: Ação, Comédia, Thriller
Produtora: Altitude Film Entertainment
Distribuidora: Cinecolor do Brasil
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar